Home » Dieta » Alimentos Para Dieta » Água de Chia Emagrece? Benefícios, Como Fazer e Dicas

Água de Chia Emagrece? Benefícios, Como Fazer e Dicas

Água de chia

Originária do México, a chia era consumida por povos de civilizações antigas, especialmente pelas pessoas que necessitavam de força e resistência física. A semente é fonte de fibras, potássio, proteínas, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina C, cálcio, ferro, magnésio, manganês, fósforo, zinco e ômega 3.

  Continua Depois da Publicidade  

A água de chia

A chia pode ser consumida de diversas maneiras: em sucos, saladas, sopas, como acompanhamento de iogurtes e na forma de água de chia. É justamente sobre o último que iremos conversar abaixo, em que iremos conhecer os benefícios da bebida e tentar entender se e como a água de chia emagrece.

A água de chia emagrece? 

É possível entender que a água de chia emagrece devido ao fato de que durante o seu preparo, quando as sementes ficam de molho na água, forma-se um gel. Acredita-se que esse gel formado na bebida traga uma sensação de saciedade ao organismo.

Com a barriga cheia, fica mais fácil controlar o apetite e não ingerir mais calorias que o necessário. Assim, a perda de peso é favorecida, visto que para emagrecer é necessário consumir uma quantidade de calorias mais baixa do que o teor calórico que é gasto.

Esse gel formado pelas sementes de chia quando ficam de molho na água é uma reação característica das fibras solúveis, que fazem parte da composição do alimento – são aproximadamente 11 g do nutriente em uma porção de 30 g de chia.

  Continua Depois da Publicidade  

Uma vez no organismo, o gel é responsável por causar um esvaziamento gástrico, que é justamente o que gera o aumento da sensação de saciedade.

Recomenda-se consumir o gel logo que ele for formado e não se aconselha reservar para consumir mais tarde.

As sementes de chia também são fontes de proteínas, 14% de sua composição corresponde ao nutriente. Uma dieta com ingestão elevada de proteínas diminui os pensamentos obsessivos por comida em 60% e o desejo de fazer lanchinhos noturnos em 50%.

Um estudo de 2014 concluiu que pessoas que consumiram chia todos os dias ao longo de um período de 12 semanas experimentaram uma perda de peso um pouco maior do que aqueles que não ingeriram o alimento e tiveram uma pequena redução no tamanho de suas cinturas. Entretanto, o experimento não foi feito com a água de chia, e sim com a farinha de chia.

Por outro lado 

Também existe uma pesquisa que questiona a eficiência das sementes de chia em relação ao auxílio da perda de peso. O trabalho foi realizado por pesquisadores da Universidade Estadual Appalachian, nos Estados Unidos e avaliou os efeitos do alimento em 90 homens e mulheres obesos ou que sofriam com sobrepeso, que não tinham nenhum tipo de doença.

O resultado foi que, após consumirem as sementes de chia ao longo de 12 semanas, foi observado que o alimento não trouxe diferença alguma em relação à massa ou composição corporal e à medição de diversos fatores de risco de desenvolvimento de doenças.

  Continua Depois da Publicidade  

Tendo em vista as controvérsias quanto à eficácia ou não da chia em relação ao emagrecimento, podemos concluir que apesar do alimento possuir nutrientes que auxiliam a perder peso, consumi-lo não é garantia de sucesso. Portanto, se você deseja emagrecer, o ideal é que toda a sua dieta seja saudável, equilibrada e controlada e que você pratique exercícios físicos com regularidade. Tudo isso com acompanhamento de médico, nutricionista e personal trainer.

Outros benefícios da água de chia

O gel formado na água de chia também aumenta o volume do bolo fecal, o que melhora o funcionamento do intestino e previne a prisão de ventre. As sementes de chia utilizadas no preparo da água de chia ainda são associadas aos seguintes benefícios:

  • Fonte de antioxidantes que protegem contra a ação de radicais livres causadores de doenças como câncer e promotores do envelhecimento;
  • Fonte de cálcio, magnésio, fósforo e proteínas – nutrientes importantes para a saúde dos ossos;
  • Serve como uma boa fonte de cálcio para pessoas que não podem ou optaram por não consumir produtos laticínios na dieta;
  • Uma pesquisa feita com 20 pacientes diagnosticados com diabetes mostrou que o consumo de chia trouxe uma pequena diminuição nos níveis de açúcar no sangue, redução da pressão arterial e a diminuição de 40% de um marcador inflamatório associado a doenças cardiovasculares.

Como fazer água de chia 

Agora que já compreendemos como que a água de chia emagrece, vamos aprender como fazer a sua própria em casa.

  Continua Depois da Publicidade  

Ingredientes:

  • 1 colher de sementes de chia;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo:

Adicionar as sementes de chia na xícara de água e deixar de molho durante 30 minutos a uma hora. Após esse tempo, será possível observar que foi formado um gel, que é responsável por trazer um efeito de saciedade ao organismo.

Como fazer água de chia com limão

Ingredientes:

  • 1 colher ou 5 g de sementes de chia;
  • 1 ½ copo ou 300 ml de água;
  • ½ copo ou 100 ml de água;
  • 1 limão;
  • 1 colher ou 25 g de mel.

Modo de preparo:

  1. Colocar as sementes de chia de molho em um copo de 100 ml de água durante uma hora;
  2. Preparar um suco com um limão e misturá-lo com os 300 ml de água;
  3. Juntar a água misturada com o suco de limão com a água da chia, que deverá ter formado um gel no líquido. Para facilitar, utilizar a batedeira ou mixer. Adoçar com o mel.

É interessante utilizar o limão na receita de água de chia porque ele também possui propriedades que podem favorecer o emagrecimento. A fruta é fonte de vitamina C, que é transformada em um antioxidante dentro do organismo, cuja ação causa a eliminação de resíduos desnecessários ao corpo, a redução do inchaço abdominal, além de combater a retenção de líquido. Vale lembrar que esses fatores costumam estar relacionados ao aumento de peso.

O limão ainda é fonte de fibras, que colaboram com a promoção da saciedade no corpo, ajudando a controlar do apetite e, por consequência, o emagrecimento. Para não perder o teor de fibras presentes no limão na hora de preparar o suco, nossa recomendação é fazer com a casca. Para isso, basta cortar a fruta em rodelas e bater com adoçante no liquidificador.

Entretanto, pessoas que sofrem com a doença do refluxo gastroesofágico não devem consumir limão porque ele pode agravar a inflamação ou irritação do esôfago e causar azia.

Cuidados com as sementes de chia

As sementes de chia podem aumentar os efeitos de medicações que agem na diminuição da pressão arterial. Portanto, quem toma esse tipo de remédio ou sofre com doença no coração deve consultar o médico antes de ingerir a chia.

O alimento também pode influenciar a ação de medicamentos utilizados para controlar os níveis de glicose no sangue. Assim, quem sofre com diabetes também deve consultar o médico antes de consumir sementes de chia.

A porção diária recomendada de sementes de chia é de duas colheres de sopa.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você conhece alguém que tenha o costume de consumir e afirme que a água de chia emagrece? Tem vontade de experimentá-la? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (81 votos, média: 3,59 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite
  Continua Depois da Publicidade  


ARTIGOS RELACIONADOS

14 comentários

  1. Quem tem problemas cardíacas e hipertensão pode tomar água da chia?

  2. Gostaria de saber,depois de pronta a água da chia ,toma a água com a semente também.Obrigada

  3. gostaria de saber se e normal depois que tomo chia ,minha barriga incha ,,

  4. gostaria de saber se é normal depois que tomo chia, me da gás e prende o intestino .
    obs: já tenho intestino preso ai piora mais ainda.

  5. Katia regina nascimento dos santos

    A chia realmente solta o intestino?

  6. Olá sou a Andréa, estou tomando chia com água desde o dia 11 de dezembro 2018, hoje é dia 29/01 então já são 48 dias, percebi estou emagrecendo e as pessoas também comentam. Na balança estou 5kg a menos. Realmente funciona, ah e não mudei hábitos alimentares. Acredito que se estivesse fazendo uma dieta estaria melhor.

  7. Pessoas abençoadas,Aliado a uma dieta , pode consumir conforme o indicado aqui no site que dá resultados surpreendentes…fiquem na paz de Cristo!

  8. gostaria de saber se tem algum problema consumir a semente de chia sem hidratar?

  9. tatiane Jesus da Silva

    Quem tem gordura no fígado pôde cosumi este produto a chia ele não traga problemas não

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*