Alergia a Mofo – Sintomas e Como Tratar

atualizado em

A alergia a mofo é algo que pode incomodar muito a vida de uma pessoa, por isso, entenda agora quais são seus sintomas, como tratar e se essa alergia tem cura.

Se você tem uma alergia que ocorre em diferentes estações do ano, pode ser que tenha alergia a mofo ou outros fungos.

Mofo são fungos que vivem em todas partes, desde um galho caído até lugares úmidos como seu banheiro, cozinha ou até mesmo o colchão que você dorme todas as noites.

Diferentes das plantas ou animais na maneira como se reproduzem e crescem eles viajam pelo ar. Alguns se espalham em clima seco e ventoso enquanto que outros se espalham com a neblina ou o orvalho quando a umidade é alta.

Esses pequenos organismos podem ser pretos, brancos, laranja, verdes ou roxos e prosperam com a umidade e se reproduzem através de esporos leves que viajam pelo ar.

  Continua Depois da Publicidade  

Você está exposto ao mofo todos os dias e embora sejam inofensivos em pequenas quantidades quando pousam em um local úmido eles podem crescer e liberar esporos que você pode inspirar.

Se você é sensível há ele e inala muitos esporos, isso pode deixá-lo doente e causar esse tipo de alergia que está entre os tipos mais comuns e que muitas vezes a pessoa pode confundir com um resfriado já que pode fazer você tossir, ter coceira nos olhos entre outros sintomas.

O que é alergia a mofo

Em algumas pessoas a inalação dos esporos produzidos pelo mofo causa reações alérgicas e os sintomas alérgicos são mais comuns de julho ao início do outono.

Durante o inverno a grande maioria deste tipo de fungo tende a ficar inativa, porém na primavera eles crescem em plantas mortas pelo frio, dentro de casa, em áreas úmidas, etc. Se você tem alergia a mofo, seu sistema imunológico reage exageradamente quando você respira os esporos. Em algumas pessoas, a alergia ao mofo está ligada à asma e a exposição causa respiração restrita e outros sintomas relacionados as vias aéreas.

  Continua Depois da Publicidade  

Se você tem alergia a mofo a melhor defesa é reduzir a exposição aos tipos de mofo que causam sua reação e os medicamentos podem ajudar a manter as reações alérgicas sob controle.

Quando uma pessoa é alérgica ao mofo seu sistema imunológico é extremamente sensível a esporos específicos e os trata como um alérgeno.

Quando você inala esses esporos seu sistema imunológico desencadeia sintomas como espirros, coceira, olhos lacrimejantes, coriza, congestão nasal ou coceira no nariz, boca e lábios.

Existem centenas de tipos de fungos mas nem todos são responsáveis por causar sintomas de alergia. Os bolores causadores de alergias mais comuns incluem Alternaria, Cladosporium, Aspergillus, e Penicillium.

Sintomas da alergia a mofo

Alergias a fungos geralmente não são fatais. No entanto, eles podem afetar sua capacidade de levar uma vida diária confortável e produtiva.

  Continua Depois da Publicidade  

Como muitas outras alergias, os sinais de alerta podem incluir:

  • Corrimento nasal
  • Zumbidos
  • Olhos lacrimejantes e/ou com coceira
  • Nariz entupido
  • Erupção cutânea ou urticária

Talvez você não consiga evitar totalmente o mofo mas pode diminuir o risco de reação ao mofo alimentar, escolhendo cuidadosamente o que você come.

Verifique tudo o que você come quanto aos sinais de mofo antes de comer.

Não cheire os alimentos para ver se estão estragados porque a inalação de esporos de mofo pode desencadear uma reação alérgica.

Além disso, evite alimentos com maior probabilidade de conter mofo ou outros fungos, como cogumelos e leveduras. Os que normalmente contém mofo são:

  Continua Depois da Publicidade  
  • Vinagre e alimentos que contenham vinagre como por exemplo ketchup, molhos para salada e picles.
  • Queijo.
  • Peixe ou carne.
  • Salsichas e linguiças.
  • Frutas secas, como ameixas, tâmaras, passas e figos.
  • Geleias.
  • Cogumelos.
  • Creme de leite, leite azedo e soro de leite coalhado.
  • Pães e outros alimentos feitos com fermento.
  • Chucrute,
  • Carnes e peixes em conserva e defumados.
  • Molho de soja.
  • Sucos enlatados.
  • Sobras com mais de 3 ou 4 dias.

Como tratar alergia a mofo

Se você está se perguntando se alergia a mofo tem cura, é importante saber que não há, porém existem maneiras eficazes e seguras de curar os seus sintomas.

O melhor tratamento para qualquer alergia é prevenir e evitar exposição aos seus gatilhos, porém quando acontece, você pode optar por uma dessas maneiras de como tratar alergia a mofo.

Anti-histamínicos

Estes medicamentos para alergia podem ajudar a tratar a coceira (comichão), coriza e espirros.

Eles funcionam bloqueando a histamina que nada mais é do que um produto químico inflamatório liberado pelo sistema imunológico durante uma reação alérgica.

Os anti-histamínicos de venda livre incluem loratadina (Alavert, Claritin), fexofenadina (Allegra) e cetirizina (Xyzal Allergy 24Hrs, Zyrtec Allergy).

Eles causam pouca ou nenhuma sonolência ou boca seca enquanto que os anti-histamínicos mais antigos, como o clemastine, também funcionam mas podem deixá-lo sonolento, afetar o desempenho no trabalho, na escola e causar boca seca.

Os sprays nasais de azelastina (Astelin, Astepro) e olopatadina (Patanase) estão disponíveis mediante receita médica e seus efeitos colaterais podem incluir um sabor amargo na boca e secura nasal.

Corticosteróides nasais

Os corticosteroides nasais são sprays nasais que ajudam a prevenir e tratar a inflamação causada por uma alergia a mofo.

Para muitas pessoas eles são os medicamentos mais eficazes contra alergias e geralmente são os primeiros medicamentos prescritos.

Exemplos de corticosteroides nasais incluem fluticasona (Xhance), ciclesonida (Omnaris, Zetonna),mometasona (Nasonex), triancinolona e budesonida (Rhinocort).

Sangramentos nasais e secura nasal são os efeitos colaterais mais comuns desses medicamentos que geralmente são seguros para uso a longo prazo.

Sprays nasais descongestionantes

Um exemplo de spray nasal descongestionantes inclui a oximetazolina (Afrin, outros).

Não é recomendado usar esses medicamentos por mais de três ou quatro dias pois eles podem fazer com que quando você pare de usá-los a congestão volte com sintomas ainda piores.

Outros possíveis efeitos colaterais incluem insônia, dor de cabeça e nervosismo.

Descongestionantes orais

Os descongestionantes orais de venda livre incluem Sudafed e Drixoral.

Como os descongestionantes orais podem aumentar a pressão arterial, evite-os se você tiver pressão alta (hipertensão).

Os possíveis efeitos colaterais incluem pressão alta, insônia, ansiedade, perda de apetite, inquietação e batimento cardíaco (palpitações).

Montelucaste

O montelucaste (Singulair) é um comprimido que deve ser tomado para bloquear a ação dos leucotrienos – substâncias químicas do sistema imunológico que causam sintomas de alergia, como por exemplo o excesso de muco.

Esse medicamento provou ser eficaz no tratamento da asma alérgica e também no tratamento da alergia a mofo.

Assim como os anti-histamínicos, este medicamento não é tão eficaz quanto os corticosteróides inalados e é frequentemente usado quando sprays nasais não podem ser tolerados ou quando há asma leve.

Outros tratamentos para alergia a mofo incluem:

Lavagem nasal

Para ajudar com os sintomas de irritação nasal o seu médico pode recomendar que você lave o nariz diariamente com água salgada.

Para isso use um objeto especialmente projetado para tal fim, como aqueles incluídos em kits de solução salina (Sinus Rinse, outros), seringa de bulbo ou pote neti para irrigar as passagens nasais.

Este remédio caseiro, chamado lavagem nasal, pode ajudar a manter o nariz livre de mofo e qualquer outra coisa que cause irritação.

Use água destilada, estéril, previamente fervida e resfriada ou filtrada.

Além disso, certifique-se de enxaguar o dispositivo de irrigação após cada uso com água similarmente destilada, estéril, previamente fervida e resfriada ou filtrada e deixe aberta ao ar.

Imunoterapia

Este tratamento pode ser muito eficaz para algumas alergias, como por exemplo a febre do feno, mas é utilizado apenas para certos tipos de alergia ao mofo.

Estilo de vida e remédios caseiros para evitar os sintomas

Para manter afastados os sintomas de alergia a mofo você pode tomar as seguintes medidas:

  • Use uma máscara contra poeira sobre o nariz e a boca para manter os esporos de mofo longe se precisar varrer as folhas, cortar a grama ou trabalhar com qualquer coisa que faça com que você entre em contato com esses fungos.
  • Durma com as janelas fechadas para impedir a entrada do mofo ao ar livre. A concentração de esporos de fungos no ar tende a ser maior durante a noite quando o clima é frio e úmido.
  • Evite ir ao ar livre em determinados momentos como imediatamente após uma tempestade, quando o tempo está nublado ou úmido ou quando a contagem de mofo publicada for alta.

A alergia a mofo não tem cura, mas você pode tentar evita-la. Quando não conseguir, use essas dicas de como tratar para poder seguir com o seu dia a dia da melhor maneira possível.

Fontes e Referências adicionais:

Você já conhecia a alergia a mofo? Conhece alguém que tenha? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

1 comentário em “Alergia a Mofo – Sintomas e Como Tratar”