Algas Marinhas Seaweed – Benefícios Para Emagrecer e Saúde

Especialista:
atualizado em 23/12/2019

Para muitas pessoas, deliciar-se com um sushi enrolado em uma alga é um prazer, e para outras, é algo nem um pouco atrativo. Mas e se afirmarmos que essa alga é extremamente saudável, rica em nutrientes e atualmente vem entrando na dieta de muita gente que vem buscando o equilíbrio de peso e uma vida mais saudável?

Entre essas pessoas está o mundialmente conhecido top chef Jamie Oliver.

Em entrevista a um jornal, o chef britânico atribuiu a sua perda de peso ao consumo das algas marinhas seaweed e disse ainda que esse é o vegetal mais nutritivo do mundo!

Confira agora todos os benefícios que as algas marinhas seaweed podem proporcionar e aproveite para conhecer mais sobre esse item que pode fazer parte da sua dieta para emagrecer.

Favoritas na Ásia

O consumo das algas marinhas é uma crescente tendência em várias partes do mundo.

Acredita-se haver mais de 11.000 espécies no mundo e por volta de 400 espécies nas águas costeiras do Reino Unido.

Muitos povos têm usado as algas durante séculos. Os romanos aplicavam algas no tratamento de feridas e elas fazem parte da culinária asiática há mais de 2.000 anos. O Japão e a China consomem mais de 170 mil toneladas por ano.

Consumo no Brasil

No Brasil, o consumo de derivados de algas é crescente. Outros países da América do Sul estão muito mais adiantados que o Brasil na produção e extração de algas, embora o país seja mundialmente reconhecido como avançado no nível acadêmico com os trabalhos realizados no Laboratório de Algas Marinhas do Instituto de Botânica da USP e em outras universidades.

Benefícios das algas marinhas seaweed para emagrecer

Alguns tipos de suplementos de algas marinhas podem contribuir no auxílio da perda de peso, pois possuem propriedades que ajudam na absorção e eliminação de gorduras.

Os alginatos são substâncias encontradas em algas marrons como as algas Kelp, ou também conhecidas como cinto do mar, que podem ajudar a limitar a digestão e absorção de gordura no corpo, melhorando assim a perda de peso.

Embora as pesquisas ainda sejam preliminares, um estudo de 12 semanas publicado no American Journal of Clinical Nutrition em julho de 2012 descobriu que a suplementação de alginato antes de cada refeição pode contribuir para emagrecer, quando combinada com uma dieta de baixo teor calórico.

Em um estudo de 2014 na Universidade de Newcastle, o alginato foi adicionado ao pão de pacientes que comiam juntamente com uma dieta cuidadosamente registrada, e sua absorção total de gordura foi medida. Os pesquisadores descobriram que mesmo uma pequena quantidade de alginato reduziu a absorção de gordura por um terço.

Resultados de outros testes sugeriram que o alginato poderia reduzir a quantidade de gordura absorvida pelo corpo em cerca de 75%.

Outra substância que auxiliaria na perda de peso é fucoxantina, um pigmento também encontrado em algas marrons. Pesquisas emergentes sugerem que a substância poderia queimar gordura e ajudar no retardo da produção de gordura.

As algas também fazem você se sentir mais cheio sem comer mais calorias, pois além de terem poucas calorias, são ricas em fibras. A alga acaba reidratando e inchando quando chega ao estômago por causa dos líquidos lá existentes, o que faz você se sentir saciado, reduzindo o consumo de alimentos.

Benefícios à saúde das algas marinhas seaweed

  1. Purificação do sangue: A composição química das algas marinhas é tão próxima do plasma sanguíneo humano, que são excelentes para a regulação e purificação do nosso sangue.
  2. Altos níveis de cálcio: Elas podem conter até 10 vezes mais cálcio do que o leite e 8 vezes mais do que a carne, ajudando na prevenção das doenças ósseas.
  3. Alcalinização: As algas marinhas seaweed ajudam a alcalinizar o nosso sangue, neutralizando os efeitos excessivamente ácidos da nossa dieta moderna.
  4. Tireóide saudável: Consumir níveis saudáveis ​​de iodo é essencial para manter uma tireóide saudável. A tireóide é uma glândula localizada no pescoço que ajuda a produzir e regular hormônios. Um mau funcionamento da tireóide pode resultar em uma ampla gama de sintomas como fadiga, fraqueza muscular e colesterol alto (para citar alguns). Duas colheres de sopa de alga marrom por semana têm iodo suficiente para manter a média do nosso corpo. Pessoas com hipertireoidismo devem tomar cuidado e evitar o consumo.
  5. Propriedades quelantes: oferecem proteção contra uma grande variedade de toxinas ambientais, incluindo metais pesados, poluentes e subprodutos de radiação, convertendo-os em sais inofensivos, facilitando a eliminação das toxinas pelo corpo.
  6. Contém Antioxidantes: As algas marinhas seaweed contêm lignanos (compostos químicos que ocorrem naturalmente) que têm propriedades anticâncer.
  7. Poderoso detox: São ricas em clorofila (o pigmento que faz algumas algas verdes), que é um desintoxicante natural poderoso que ajuda na eliminação de substâncias e limpeza do organismo.
  8. Impulsiona a perda de peso: As algas marinhas seaweed têm um papel importante no auxílio da perda de peso e na dissipação do acúmulo de celulite. Sua concentração naturalmente elevada de iodo ajuda a estimular a glândula tireóide, que é responsável por manter um metabolismo saudável. Ao mesmo tempo, seus minerais atuam como eletrólitos para romper as ligações químicas que selam as células de gordura, permitindo que os resíduos presos escapem.
  9. Gorduras saudáveis ​​para o coração: Seu corpo requer gorduras saudáveis ​​como parte essencial de uma dieta equilibrada. As algas marinhas seaweed fornecem gorduras saudáveis ​​para o coração, os ácidos graxos ômega 3. Uma folha da alga Nori contém a mesma quantidade de ácidos graxos ômega 3 que dois abacates. Este tipo de gordura ajuda a elevar os níveis saudáveis ​​de colesterol HDL, enquanto reduz os níveis de colesterol LDL nocivos. Os ácidos graxos ômega 3 também são anti-inflamatórios.
  10. Beleza dentro e fora: As propriedades das algas marinhas seaweed funcionam tanto no interior quanto no exterior. As algas limpam, reparam e revitalizam a pele, contêm zinco e antioxidantes que ajudam na recuperação dos tecidos, magnésio, que suaviza e limpa, clorofila, que é anti-inflamatória, e ácidos graxos ômega-3, que a nutrem profundamente.

Tipos de algas marinhas seaweed

As algas mais comuns na culinária japonesa e asiática são: Nori, que é utilizada no sushi, Wakame, que se coloca no missoshiru, e Kombu, que é utilizada em saladas, sopas e cozidos. Veja a seguir os tipos de algas que você pode apreciar no seu dia a dia.

– Nori

Nori é mais conhecida como as algas utilizadas para fazer rolos de sushi. Você pode fazer o seu próprio em casa. Certifique-se de usá-las para o teor máximo de nutrientes.

– Kelp

Alga marinha também conhecida como algas marrons e cinto do mar, é a alga marinha mais comum encontrada ao longo das costas do oceano. Devido às suas folhas grossas, é perfeita para um banho quente de algas marinhas. Também está disponível na forma de suplemento em cápsulas.

– Dulse

Dulse é uma alga vermelha e pode ser comprada inteira ou como flocos. A dulse vendida em flocos não precisa ser hidratada e pode ser adicionada diretamente a qualquer refeição. A dulse inteira precisa ser deixada de molho por alguns minutos, drenando a água e fatiando antes de adicionar ao seu prato. É ótima para usar como tempero em saladas, legumes e sopas.

– Arame

A arame é uma alga de aspecto preto. Ele precisa ficar de molho por alguns minutos antes de ser adicionada ao cozimento, onde vai dobrar de tamanho. Pode ser adicionada à todos os pratos de grãos, sopas e saladas.

– Wakame

É uma alga verde escura, vendida fresca ou desidratada. Hidrate-a na água por alguns minutos antes de usar. Polvilhe em sopas, caldos, guisados, batatas fritas ou pratos salgados.

– Kombu

Usada no Japão há séculos para potencializar o sabor. Experimente adicionar uma tira de kombu ao cozinhar feijão e em outros brotos para torná-los mais digeríveis e reduzir o gás, ou ao deixar de molho, adicione uma tira de kombu a brotos para permitir que absorvam os minerais.

Algas em cápsulas

Com tantos benefícios vistos acima, as algas concentradas em cápsulas vêm ganhando o mercado de quem deseja emagrecer. Como falado acima, as algas têm diversas propriedades que contribuem na redução do peso, eliminação de gordura e ainda na suplementação do corpo com nutrientes essenciais para a saúde.

Como tomar

Antes de fazer uso de qualquer suplemento, o ideal é consultar um profissional para acompanhar e aconselhar o seu processo de emagrecimento, apontando o tipo de alga e quantidades adequadas para você.

A quantidade vai depender do seu peso, da sua dieta e do seu objetivo. Para mulheres, o uso seria em torno de 500mg a 1g por dia. A cápsula deve ser tomada pelo menos 20 minutos antes da refeição.

É essencial o aumento da ingestão de água e uma dieta balanceada junto com o uso das cápsulas.

Onde comprar

Você pode encontrar as algas marinhas seaweed em cápsulas em qualquer loja de produtos naturais, em algumas farmácias comuns e farmácias de manipulação, além de lojas online. Os valores ficam em torno de R$ 20 a R$100.

Existem vários tipos de algas em cápsulas no mercado, as mais comuns são: Chlorella e a Spirulina. Procure pesquisar bem as marcas antes de comprar, opte por marcas conhecidas e fabricantes sérios.

Considerações importantes

As algas são ricas em iodo, por isso consumi-las em excesso pode causar um aumento no hormônio estimulante da tireóide. Pessoas alérgicas a frutos do mar não são aconselhadas a consumir algas. Alguns tipos de algas são ricos em vitamina K, portanto, não são recomendados para pessoas que tomam anticoagulantes.

Você tem o costume de consumir algas marinhas seaweed em sua dieta? Quais são suas preferidas? Pretende aproveitar agora que conhece seus benefícios para emagrecer? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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1 comentário em “Algas Marinhas Seaweed – Benefícios Para Emagrecer e Saúde”

  1. minha esposa comprou e nao quis tomar .eu passei a tomar ,e sentir uma diferencia muito grande no desejo sexual ,me sentir outro homem tenho 75 anos .agora vou usar diariante é ótimo