Alongamento

Alongar Todos os Dias Pode Beneficiar sua Saúde Física e Mental

Você já se sentiu tenso, dolorido e estressado demais com os desafios da vida? Provavelmente você não está se alongando o suficiente.

Mesmo sabendo de todos os benefícios do alongamento, as pessoas ainda o negligenciam muito em sua rotina diária – mesmo antes e após os exercícios.

Muitas pessoas entendem os benefícios do exercício e do treino, mas ainda não se alongam o suficiente. Não importa se você é um atleta ou se não se exercita – todos podem se beneficiar do alongamento.

O alongamento é muito importante para auxiliar o processo de recuperação após um exercício intenso. Sempre que você usa seus músculos, seja na academia ou durante exercícios aeróbicos como corrida, ciclismo, natação, eles acumulam ácido lático. O alongamento permite que os músculos obtenham o oxigênio e o sangue de que precisam para quebrar esse ácido láctico e outros produtos residuais. Isso faz com que os músculos fiquem mais soltos e acelera a recuperação.

O alongamento é inclusive muito benéfico para pessoas que sequer se exercitam. Muitos de nós, no mundo moderno, ficam sentados em um escritório e trabalham o dia todo, o que significa que seus quadris ficam realmente rígidos, o que é muito ruim para sua coluna e postura. Outras pessoas fazem trabalhos em que precisam ficar em pé o dia todo.

Se seu corpo estiver na mesma posição por um longo período de tempo, ele ficará rígido, então você precisa se alongar. O mesmo se aplica aos estudantes, que passam muito tempo sentados em uma sala de aula.

O alongamento também traz uma série de benefícios mentais. Ele traz mais flexibilidade não apenas em seu corpo, mas para sua mente. Se seu corpo está rígido, você provavelmente também está em seu pensamento e na forma como aborda os problemas. Especialistas realmente acreditam que existe uma ligação entre o seu corpo ser aberto e flexível e ser aberto e flexível em sua vida.

Quando começar a se alongar, as pessoas devem “começar devagar” para evitar lesões.

Jamais tente começar a fazer alongamentos malucos imediatamente, o que é muito perigoso. Certifique-se de dominar as formas corretas dos alongamentos e apenas aproveite o processo.

Diferentes tipos de alongamento

– Alongamento estático

Alongamentos básicos para quem não quer necessariamente se exercitar ou frequentar uma aula de yoga. Alguns alongamentos estáticos básicos incluem curvar-se com as pernas retas e tocar os dedos dos pés, ou segurar as costas da cadeira e dobrar o corpo para o lado. Eles podem ser executados em qualquer lugar, a qualquer hora.

– Alongamento dinâmico

Exercícios que combinam movimentos com alongamento. Ele pode ser um exercício em si ou servir de aquecimento antes de praticar esportes. O alongamento dinâmico é ótimo porque melhora a flexibilidade e a mobilidade, tendendo a ser a forma mais útil de alongamento.

– Yoga

Existem muitas formas de yoga, com algumas focadas em alongamento estático, alongamento dinâmico ou ambos. Outras formas de yoga são sobre aspectos mentais, atenção e relaxamento.

Experimente o que melhor lhe convir. Não importa o que você esteja procurando, você pode encontrar uma aula ou um estilo de yoga adequado às suas metas e nível de experiência.

Você costuma praticar alongamentos no seu dia a dia, seja se exercitando ou não? Sabia que ele pode trazer benefícios inclusive mentais? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*