Apesar de calórico – 100 g do amendoim japonês podem apresentar 488 calorias – o amendoim é um alimento que fornece nutrientes úteis para o nosso organismo.
Essa lista pode incluir carboidratos, fibras, proteínas, magnésio, manganês, fósforo, cobre, vitamina B1, vitamina B3, vitamina B7, vitamina B9 (ácido fólico/folato), vitamina E e antioxidantes.
No dia a dia, podemos encontra facilmente amendoins em bares e também podemos usá-los como aperitivos para receber visitas, para assistir a uma partida de futebol ou um filme na televisão ou como lanchinho naquela hora do dia entre uma refeição principal e outra em que a fome aperta.
No entanto, nos momentos em que você saboreou a sua porção do alimento já parou para pensar se o amendoim causa espinha?
Será que é verdade que o amendoim dá espinha?
O desenvolvimento das espinhas é provocado pela acne, um problema que surge quando secreções oleosas das glândulas sebáceas tampam as pequenas aberturas dos folículos capilares.
Segundo dermatologistas, a condição pode ser causada por uma série de fatores como o excesso de produção de oleosidade da pele, o acúmulo de bactérias, a tendência à inflamação, a desregulação hormonal e a propensão ao acúmulo de células e tecidos mortos.
A ligação entre a dieta e a acne é controversa para nutricionistas, no entanto, pesquisas recentes mostram que a dieta pode sim exercer um papel expressivo no que se refere ao desenvolvimento da acne.
Especialistas explicam que, embora os alimentos não provoquem a acne por si só, alguns deles podem piorar a condição. Será que o amendoim é um desses alimentos? Será que o amendoim dá espinha?
Não necessariamente. Conforme encontramos, as pessoas que sofrem com a acne costumam ter níveis baixos de antioxidantes como a vitamina E encontrada no amendoim.
Esses nutrientes são conhecidos por protegeram as células contra danos e infecções, entretanto, não existem provas claras de que os antioxidantes resolvam a acne.
Por outro lado, os amendoins entram na categoria de legumes que possuem lectinas, substâncias que podem bloquear os poros, favorecendo assim o desenvolvimento da acne.
Conforme informações, a quantidade de gorduras encontrada na composição do amendoim pode resultar em um aumento na oleosidade da pele, o que pode gerar, em tese, a espinha. No entanto, o efeito observado varia de pessoa para pessoa.
Manteiga de amendoim e amendoim doce
A manteiga de amendoim possui as chamadas micotoxinas, substâncias tóxicas que podem estar associadas à acne. Ela se trata de um mofo que cresce em determinadas culturas de alimento e amadurece durante o processo de transporte.
Mesmo as culturas orgânicas são afetadas e é por esse motivo que muitas pessoas experimentam uma reação alérgica aos amendoins, o que pode incluir uma crise de acne.
O fato de boa parte das pessoas que têm acne também sofrerem com uma pele oleosa leva profissionais da saúde e pacientes que sofrem com o problema a acreditarem que alimentos oleosos e gordurosos como a manteiga de amendoim contribuem com os problemas da acne.
Entretanto, conforme o doutor e professor conjunto da Universidade de Newcastle, na Austrália, Parker Magin, experimentos falharam em mostrar uma relação clara entre os alimentos ricos em gordura ou açúcar e a intensidade da acne.
Segundo os pesquisadores, desconfia-se que são as dietas ocidentais, de maneira geral, e não alimentos específicos que podem provocar a acne.
Ainda assim, os açúcares e carboidratos simples adicionados para melhorar o sabor e a textura da manteiga de amendoim podem agravar os problemas associados à acne. Os açúcares também podem aparecer em outras receitas com amendoim, como é o caso do amendoim doce.
Esses ingredientes de índice glicêmico alto e fácil digestão provocam um crescimento nos níveis de açúcar e de insulina no sangue. Mudar os níveis de insulina e açúcar no sangue aumenta a produção de hormônios androgênios, que, por sua vez, elevam a produção do sebo.
Com isso, as glândulas da pele secretam mais óleo, os folículos são obstruídos e uma nova crise de acne é iniciada. Por isso, para quem deseja aliviar os sintomas da acne, a recomendação consiste em optar pelas manteigas de amendoim sem ingredientes adicionados.
Além disso, um estudo mostrou que as pessoas que consomem com frequência açúcares adicionados tem 30% a mais de chance de ter acne.
Mais importante do que saber se o amendoim dá espinha
Tanto para quem já sofre com a acne, tanto para quem deseja prevenir o aparecimento do problema, é entender como deve funcionar toda a alimentação para combater o problema. Para isso, o jeito mesmo é ter uma boa conversa com o dermatologista e/ou o nutricionista.
No caso das pessoas que já têm a acne e as espinhas, além de saber da alimentação, é importante consultar um bom dermatologista para receber o diagnóstico apropriado a respeito do seu quadro, assim como saber corretamente qual o tratamento mais seguro e eficiente, levando em consideração as particularidades do seu caso e da sua saúde, em particular.
Vídeo: Benefícios do amendoim
Você encontra mais informações sobre o amendoim no vídeo a seguir.
Eu como amendoim e em no máximo 15 minutos acnes saltam no meu rosto