Amendoim Dá Gases?

Saborear um aperitivo como um amendoim no bar com os amigos, enquanto acompanha a um jogo de futebol no estádio ou assiste a uma série ou filme em casa com a família, pode ser bastante divertido e saboroso. O que não é tão agradável assim é perceber que o corpo começou a produzir mais gases durante esses momentos. Mas será que o amendoim dá gases mesmo e pode ser considerado o culpado por alguém ficar, digamos, mais flatulento? Pode ser apenas coincidência que os gases apareceram mais quando a pessoa comeu muito amendoim?

Será que o amendoim dá gases?

É possível afirmar que o amendoim dá gases – ou pode dar gases – ao menos para algumas pessoas. Isso porque quem sofre com dificuldades para digerir o alimento pode experimentar efeitos colaterais como gases, inchaço e diarreia ao consumi-lo.

“O seu corpo pode ter dificuldades para decompô-los, especialmente se você comer muitos (amendoins)”, destacou a bacharela em psicologia com treinamento em enfermagem e nutrição Sandi Busch.

As fibras

O amendoim também é fonte de fibras. Uma porção de 30 g de amendoim torrado e sem sal (da marca Santa Helena) apresenta 2,4 g de fibras.

Isso é uma boa notícia, já que as fibras fazem bem para o trato digestivo. Entretanto, é necessário tomar alguns cuidados com a ingestão do nutriente.

“Se você não está acostumado a comer muitas fibras de uma vez ou se você as consome muito rapidamente, as fibras podem causar problemas digestivos. Os efeitos colaterais mais comuns são inchaço, gases e diarreia. Devore um saco de amendoins em um jogo ou na hora do lanchinho durante uma tarde toda enquanto está na sua mesa e você provavelmente notará os resultados”, alertou Busch.

Por outro lado, se a ingestão de fibras é elevada aos poucos, os intestinos têm tempo para se ajustar a esse aumento e os riscos de sofrer reações adversas são menores.

O fitato

Busch ressaltou que o amendoim contém fitato ou ácido fítico, uma substância que armazena o fósforo que a planta precisa para crescer.

Entretanto, ele também é conhecido como um antinutriente, já que liga minerais no trato digestivo de um modo que eles ficam menos disponíveis para serem usados nas necessidades do corpo.

“Os minerais com os quais ele interfere são ferro, magnésio, cálcio e zinco. Ele também inibe enzimas digestivas, então você pode não conseguir decompor e absorver proteínas, gorduras e carboidratos”, afirmou Busch.

Mas qual a relação disso com a análise se comer o amendoim dá gases? Segundo ela, dependendo da quantidade de alimentos com fitato ou ácido fítico que uma pessoa consome, ela pode experimentar sintomas como gases e inchaço.

Intolerância ao amendoim

Quem sofre com a condição pode experimentar sintomas como gases excessivos, cólica, náusea, dor no estômago, vômito e diarreia ao consumir os amendoins.

Se você apresentar uma ou mais dessas reações ao comer amendoim, procure rapidamente o médico para obter o diagnóstico e saber se realmente tem a intolerância ao alimento.

A ida ao médico também é importante para receber o tratamento adequado e conferir como deve ser o consumo do amendoim a partir de então ou se precisa deixar de comê-lo.

A culpa não é só da alimentação

Além de saber se amendoim dá gases, é importante conhecer quais outros fatores – além daquilo que bebemos e comemos – interferem em quão flatulento vamos estar.

O PhD e professor clínico associado de nutrição da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, Charles Mueller explicou que os gases que soltamos não são produzidos somente pelos alimentos que consumimos, mas também pelo ar que engolimos, que acaba passando pelo trato gastrointestinal.

No mesmo sentido, o gastroenterologista, professor clínico associado de medicina da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, e PhD David Poppers esclareceu que os gases são uma combinação entre dois fatores: o ar que engolimos, ao comermos muito rapidamente, e o alimento que consumimos.

Doenças gastrointestinais sérias também podem ser algumas das principais causas dos gases. Eles ainda podem estar relacionados ao uso de alguns medicamentos e a problemas na flora intestinal.

A quantidade de gases que nós temos está diretamente relacionada com a quantia de alimento e/ou ar não digerido no nosso cólon. Se a gente está comendo coisas que o nosso corpo não está decompondo, nós vamos ter gases.

Ainda que seja constrangedora, a flatulência é uma função normal do corpo, completou o PhD Charles Mueller. Ele alertou ainda que devemos nos preocupar mais quando não estivermos soltando gases do que quando a flatulência aparecer.

Mueller orientou também a procurar o auxílio médico quando ocorrerem mudanças nos hábitos intestinais que não se resolvem sozinhas como cólicas, inchaço, prisão de ventre, diarreia, não ter flatulência alguma ou o aparecimento de muitos gases.

Você tem o hábito de comer amendoim? Já tinha percebido que amendoim dá gases para você? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

1 comentário em “Amendoim Dá Gases?”

Deixe um comentário