Anis Estrelado Emagrece Mesmo?

Especialista:
atualizado em 25/12/2019

Anis estrelado é um tempero com um sabor característico e único. Além de ser versátil e usado nas mais diversas receitas, há quem use o anis estrelado na forma de chá para vários benefícios para a saúde e com o intuito de emagrecer.

Mas será que o anis estrelado emagrece mesmo? Vamos abordar algumas propriedades interessantes para o bom funcionamento do organismo e discutir se ele promove ou não o emagrecimento.

Anis estrelado – O que é?

O anis estrelado é o fruto da planta Illicium verum, um tipo de árvore nativa de regiões do Vietnã e da China. O anis estrelado tem uma casca exterior que não é comestível, mas que pode ser usada para o preparo de chás. Dentro do fruto, são encontradas as sementes, que têm um sabor levemente amargo. A semente e o óleo do anis estrelado extraído dela também são usados para fazer remédios.

Esse fruto é colhido antes do amadurecimento e seco sob o sol. Seu formato de estrela deu origem ao nome e a fruta apresenta um aroma forte e uma cor alaranjada. O gosto do anis estrelado é adocicado e muitas vezes comparado ao sabor do alcaçuz.

É importante ressaltar que o anis estrelado com propriedades medicinais é a espécie chinesa. A espécie conhecida cientificamente como Illicium anisatum encontrada no Japão é venenosa e não deve ser tomada para fins medicinais.

Isso porque a composição das espécies é um pouco diferente. O anis estrelado japonês não é comestível por conter um composto venenoso chamado sikimitoxina, que causa inflamação nos rins e nos órgãos digestivos e uma neurotoxina conhecida como anisatina. Infelizmente, ambas espécies são muito parecidas no aspecto e também no gosto, sendo indispensável obter o anis estrelado de fontes confiáveis para evitar intoxicações.

Nutrição

O anis estrelado contém nutrientes que trazem benefícios para a saúde. Esses nutrientes incluem a vitamina C, o anetol, o linalol e o ácido xiquímico.

  • Vitamina C: Rica em antioxidantes, a vitamina C fortalece o sistema imune e protege o corpo contra doenças e infecções;
  • Anetol: composto aromático que combate a inflamação e ajuda a tratar doenças como a diabetes, alguns tipos de câncer e mantém o cérebro saudável;
  • Linalol: um terpeno natural que apresenta propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias;
  • Ácido xiquímico: componente de diversos remédios para a gripe, o ácido xiquímico apresenta propriedades bactericidas.

Para que serve

O anis estrelado é útil no combate a micro-organismos como bactérias e fungos e apresenta propriedades antioxidantes. Ele também ajuda a combater vários tipos de gripe, melhorar a saúde do coração e regular os níveis de açúcar no sangue.

As pessoas usam o anis estrelado para tratar infecções que atingem o trato respiratório, a tosse e a bronquite. Também é usado para problemas do trato digestivo que podem incluir dor de estômago, cólica, perda de apetite, inchaço e gases.

Algumas mulheres costumam usar o anis estrelado para aumentar a produção de leite materno quando estão amamentando e como um composto natural que ajuda a estimular o parto. No entanto, o uso da erva para esse fim pode ser perigoso para a mulher e para a saúde do bebê, causando partos prematuros e até abortos, quando tomado no início ou meio da gravidez, e pode resultar em danos à saúde do bebê recém-nascido.

Também há relatos de que o fruto pode ser utilizado para aumentar a libido e tratar alguns sintomas da menopausa masculina.

Na culinária chinesa, o anis estrelado é muito usado em uma mistura de temperos que incluem cravo, canela chinesa, pimenta de Sichuan e sementes de funcho. Também é usado como aromatizante em vários alimentos e bebidas. O óleo essencial de anis estrelado também é usado para bochechos e como componentes de perfumes, cremes dentais e cosméticos.

Anis estrelado emagrece?

Por apresentar benefícios para a saúde digestiva como redução de gases e digestão mais eficaz, o anis estrelado pode sim ajudar a emagrecer. Além disso, há relatos de que o chá de anis estrelado emagrece por causar perda de apetite e, por esse motivo, muitas pessoas usam para auxiliar na perda de peso.

No entanto, seu uso isolado não trará resultados significativos, sendo necessário aliar o consumo do fruto com exercícios físicos e uma alimentação balanceada.

Razões para usar anis estrelado

Quando combinado com uma alimentação saudável, vimos que o anis estrelado emagrece. No entanto, existem outros motivos válidos para incluir o anis estrelado na sua dieta. Alguns desse motivos são destacados a seguir:

1. Combate bactérias

Bactérias causadoras de doenças podem causar muitos problemas de saúde e estudos indicam que o anis estrelado apresenta propriedades bactericidas bastante eficazes.

Em estudo publicado em 2013 na revista científica Bioengineered, o extrato de anis estrelado foi capaz de inibir o crescimento da Escherichia coli, um tipo de bactéria comum que causa problemas como diarreia e pneumonia, por exemplo. Outra pesquisa publicada em 2010 no Journal of Medicinal Food mostrou que o anis estrelado pode ter ação bactericida contra 67 cepas de bactérias resistentes a antibióticos.

O poder antibacteriano se deve à presença de compostos como o anetol, o linalol e o ácido xiquímico encontrados no fruto.

2. Apresenta efeito antioxidante 

Os antioxidantes são essências para manter nossa saúde em dia, já que eles combatem os radicais livres, evitando danos celulares e o estresse oxidativo que causam doenças e o aparecimento de sinais de envelhecimento precoce.

Um estudo publicado em 2013 na revista Experimental and Clinical Sciences Journal sugere que o anis estrelado pode ser eficaz contra células cancerígenas. Porém, são necessários mais estudos para atestar a eficácia e segurança do anis estrelado na prevenção e tratamento de câncer.

3. Age contra infecções fúngicas

Além do efeito bactericida, o anis estrelado apresenta propriedades antifúngicas. Infecções fúngicas podem incluir problemas como pé de atleta e micoses. Segundo um estudo publicado no Jornal coreano de micologia médica em 2010, o extrato de anis estrelado e seu óleo essencial foram eficazes no tratamento contra o fungo Candida albicans.

4. Melhora a saúde do coração

Doenças cardiovasculares afetam mais de um terço da população mundial. Devido ao teor antioxidante do anis estrelado, ele pode ajudar a manter a saúde do coração através da redução do estresse oxidativo e da prevenção do acúmulo de radicais livres que podem causar danos no órgão.

Apesar dos estudos ainda estarem sendo desenvolvidos, alguns deles já mostram resultados promissores para o coração. Em um estudo realizado com animais e publicado em 2012 na revista BMC Complementary & Alternative Medicine, um extrato etanólico de anis estrelado ajudou a controlar o peso, a pressão arterial e os níveis de gordura em camundongos. Também foi verificada nesse estudo uma redução do acúmulo de placas gordurosas nas artérias e uma diminuição nos níveis de vários marcadores de inflamação no organismo.

5. Tem efeito antiviral contra gripes

O anis estrelado pode ser eficiente no alívio dos sintomas da gripe devido ao seu efeito antiviral, que ajuda a combater o vírus que causa a doença. Devido à presença do ácido xiquímico, que inclusive é usado para produzir o princípio ativo de diversos medicamentos para a gripe, o anis estrelado ajuda na recuperação da condição.

Estudo publicado no Journal of Medical Virology em 2008 mostrou que uma combinação entre ácido xiquímico e quercetina aumentou de modo significativo a produção de células imunológicas para combater a infecção quando comparado com o tratamento com o medicamento Tamiflu.

6. Regula o índice glicêmico

Por fim, o anis estrelado também pode ajudar diabéticos a regular os níveis de açúcar no sangue devido à presença de anetol. Estudos sugerem que esse composto ajuda a manter os níveis de açúcar normais no sangue.

Uma pesquisa publicada no periódico Biochimie em 2015 mostrou que os níveis de açúcar no sangue foram regulados em ratos após o tratamento com anetol devido à atuação da substância sobre as enzimas envolvidas no metabolismo de carboidratos no organismo. No entanto, não vá pensando em substituir o seu tratamento atual pelo uso de anis estrelado sem antes consultar um médico. Normalmente, tratar a diabetes consiste em um plano bem estruturado de alimentação e exercícios físicos adequados.

Cuidados e efeitos colaterais 

De acordo com a Food and Drug Administration, se tomado em excesso ou por pessoas em condições específicas como grávidas e lactantes, o anis estrelado pode causar os seguintes efeitos colaterais:

  • Vômito;
  • Convulsões;
  • Nervosismo;
  • Movimento rápido dos olhos.

Além disso, também podem ser observados efeitos adversos devido à alergia ao fruto. Nesses casos, ao observar qualquer sinal de reação alérgica como inchaço ou alterações na pele, não hesite em procurar ajuda médica.

Como usar

Além do extrato em pó obtido do fruto de anis estrelado, que pode ser usado como tempero em diversas receitas como sopas, carnes ou caldos, também é possível tomar um chá de anis estrelado.

Para fazer o chá, é recomendado usar 2 unidades de anis estrelado para cada litro de água fervente. Quando a água começar a ferver, desligue o fogo e deixe a mistura em infusão por cerca de 10 minutos.

O óleo de anis estrelado também pode ser encontrado e usado topicamente sobre a pele ou ingerido para tratar problemas digestivos.

Independentemente da sua escolha, saiba que o anis estrelado emagrece quando dentro de um contexto de dieta saudável e exercícios físicos, e promove diversos benefícios para a saúde.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já ouviu falar que o anis estrelado emagrece? Costuma utilizá-lo em sua cozinha de alguma forma ou já experimentou o chá? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (15 votos, média: 4,33 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário