Anticoncepcional Ciclo 21 Engorda ou Emagrece?

Especialista:
atualizado em 26/11/2019

O anticoncepcional Ciclo 21 é um medicamento administrado por via oral na forma de comprimidos, cuja eficácia na prevenção de gravidez é extremamente alta. Como todos os anticoncepcionais de ação hormonal, o Ciclo 21 é acompanhado por uma série de efeitos colaterais, muitos dos quais são motivo de preocupação e de discussão para muitas mulheres.

Dentre esses efeitos, são permanentemente consideradas as possibilidades de ganho ou de perda de peso. Afinal, o Anticoncepcional Ciclo 21 engorda ou emagrece?

Como Funciona o Anticoncepcional Ciclo 21?

O anticoncepcional Ciclo 21 é produzido com uma combinação entre o lenovorgestrel (uma forma sintética da progesterona) e o etinilestradiol (uma forma sintética do estrogênio). Essa carga hormonal administrada diariamente é capaz de impedir a ovulação, de modo que a gravidez se torna impossível.

Efeitos Colaterais do Anticoncepcional Ciclo 21

Os anticoncepcionais hormonais possuem normalmente uma grande lista de efeitos colaterais, e o Ciclo 21 não é uma exceção. Os efeitos variam de mulher para mulher, de modo que os efeitos que se manifestam fortemente para uma mulher podem ser completamente ausentes no organismo de outra.

Os possíveis efeitos colaterais incluem diversas inflamações na vagina, candidíase e urticária. O fluxo menstrual pode ser alterado, de modo que podem ocorrer sangramentos de escape, bem como ausência da menstruação. As mamas podem apresentar alguma secreção, além de tornarem-se mais sensíveis e possivelmente doloridas e inchadas.

Os vasos sanguíneos podem se inchar pelo corpo, e há ainda a chance de desenvolvimento de varizes. O apetite pode se alterar, e o corpo pode desenvolver alguma intolerância à glicose. Problemas digestivos como náuseas, vômitos, dores abdominais, cólicas, pancreatite e pedras na vesícula também são possíveis.

Dores de cabeça e tonturas, bem como alterações no humor e na libido, são também efeitos colaterais observados. Podem haver ainda mudanças na pele, com acne e manchas acastanhadas, além de aumento de pelos e de queda de cabelo.

Ciclo 21 Engorda?

Não é comprovado que o anticoncepcional Ciclo 21 engorda como efeito colateral. Os relatos quanto a esse tipo de reação fazem com que a possibilidade precise ser admitida, mas certamente não se trata de algo que afeta todas as usuárias. Como todo tipo de intervenção hormonal, os efeitos variam muito de pessoa para pessoa.

Os principais problemas no sentido de ganho de peso são a retenção de líquidos e as alterações do apetite. Pode-se até dizer que o anticoncepcional Ciclo 21 engorda através do acúmulo de líquidos no corpo, ou através de um eventual aumento no apetite, mas na verdade, há estudos que questionam fortemente a ideia. Experimentos publicados na Fertility and Sterily e na Contraception em 2001 não observaram quaisquer diferenças de peso entre pessoas que usaram o Ciclo 21 e outras que tomaram um placebo.

Se há algum problema com o Ciclo 21, a grande chance é que seja devido ao acúmulo de líquidos, que pode aliviado com alterações na dieta, através da redução do consumo de sal, e de uma rotina de exercícios físicos. Em todo caso, é possível procurar uma melhor adaptação hormonal com outro anticoncepcional.

Ciclo 21 Emagrece?

Mesmo que em menor quantidade, também há relatos de pessoas que perderam peso durante o uso do Ciclo 21. Nesse caso, as possíveis conexões entre o medicamento e o efeito no peso corporal são mais difíceis de explicar, uma vez que não há nenhuma possível conexão direta.

Pode-se dizer, porém, que o Ciclo 21 emagrece através de influências hormonais variadas, uma vez que uma reação em cadeia por provocar, por exemplo, uma diminuição do apetite. Entretanto, para esse caso vale o mesmo que foi dito sobre o ganho de peso: os estudos científicos apontam que, em média, não há alteração alguma.

Conclusões

A rigor, o anticoncepcional Ciclo 21 não engorda e nem emagrece. Essas são as conclusões tiradas de estudos científicos rigorosos, muito mais controlados e confiáveis que relatos individuais. Dito isso, é preciso ter em mente que alterações no peso podem sim ocorrer, a depender da reação individual à carga hormonal. Trata-se, porém, de uma exceção que deve ser observada e controlada por cada mulher com ajuda médica.

No geral, porém, o anticoncepcional Ciclo 21 não deve ser recusado em virtude do medo de emagrecer ou engordar, nem utilizado com a intenção de obter qualquer um desses efeitos.

Contraindicações do Anticoncepcional Ciclo 21

Apesar de sua eficácia, o Ciclo 21 não deve ser utilizado em uma série de circunstâncias, a fim de evitar complicações perigosas. Problemas cardiovasculares como a trombose e a hipertensão não controlada, bem como quaisquer problemas vasculares cerebrais ou coronarianos, são situações nas quais o Ciclo 21 não deve ser usado de forma alguma.

Presença ou suspeita de câncer de mama ou hepático também proíbem o uso do anticoncepcional Ciclo 21, que também não deve ser administrado em caso de função hepática anormal. Além disso, o Ciclo 21 não deve ser utilizado em caso de suspeita de gravidez, e muito menos em caso de gravidez confirmada.

Superdosagem

A superdosagem de anticoncepcionais orais, em geral, não causa efeitos sérios. Para as mulheres, é possível, porém, que ocorram náuseas e até mesmo hemorragia. Nesses casos, os sintomas precisam ser tratados e recomenda-se atenção médica.

Você toma algum anticoncepcional e percebeu alguma mudança no seu peso como efeito colateral? Alguma amiga atestou que o anticoncepcional Ciclo 21 engorda? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (196 votos, média: 3,98 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

99 comentários em “Anticoncepcional Ciclo 21 Engorda ou Emagrece?”

  1. O ciclo 21 diminui meu apetite, deixei de toma-lo por uns dias, comi igual uma louca, estou fazendo uma dieta super saudável e fazendo exercícios, tomando ele eu fico sem apetite, o ruim é tomar pela manhã, dar náuseas eu coloco tudo para fora.

  2. ENTAO MENINAS ME AJUDEM , ESTOU NA TERCEIRA CARTELA DE CICLO 21 , E EMAGRECI 2 KG VOCES ACHAM Q É NORMAL ,OUU ACHAM Q AINDA TENHO CHANCE DE ENGORDAR ?, COM QUANTO TEMPO TOMANDO VCS COMECARAM A GANHAR PESO????

  3. Parei de tomar injeção pq eu engordei muito agora tô tomando o ciclo 21 será q emagreço rápido tomando ele….

  4. Já tomo ciclo 21 a 3 anos e notei que engordei muito com este anticoncepcional. Resolvi mudar.

  5. Tomei ciclo 21a 14 anos ,parei de tomar e depois de um ano voltei tomar de novo so que dessa vez sinto dores nas pernas e muita dor de cabeça