Home » Suplementos » Remédios » Anticoncepcional Depo Provera Engorda ou Emagrece?

Anticoncepcional Depo Provera Engorda ou Emagrece?

Depo-provera

Altamente utilizando no Brasil, o anticoncepcional Depo Provera é um método injetável de contracepção que leva uma solução líquida de acetato de medroxiprogesterona direto ao organismo da mulher, o que faz com que a gravidez seja evitada.

  Continua Depois da Publicidade  

Este anticoncepcional é indicado para mulheres que amamentam, sendo este um dos principais diferenciais do medicamento. Ajuda a regular o ciclo menstrual também e diminui alguns sintomas da TPM que costumam deixar as mulheres de cabelos em pé.

No entanto, será que esse anticoncepcional Depo Provera engorda? Ou ele pode fazer emagrecer? Para entender os principais efeitos colaterais e riscos ligados ao seu uso, continue lendo.

O Anticoncepcional Depo Provera engorda?

A injeção por si só é um método contraceptivo que pode trazer mais riscos de retenção de líquidos e ganho de peso, isso porque a dose hormonal é muito maior e de uma só vez. No anticoncepcional em drágeas as doses hormonais são ingeridas diariamente em pequenas quantidades, fazendo com que os efeitos não sejam tão intensos. Com a injeção, a mulher recebe essa dose de uma única vez todo mês, o que para algumas mulheres com predisposição para engordar pode desencadear em aumento de peso.

Porém, isso não é regra, algumas outras usuárias dizem até que o anticoncepcional Depo Provera emagrece, que ficaram até mais magras do que já são ou que mantiveram o peso normal, sem ganhar ou perder sequer um grama.

  Continua Depois da Publicidade  

No entanto, na maioria dos casos, por ter altas taxas de hormônio em sua fórmula, o anticoncepcional Depo Provera engorda, mas isso pode variar de acordo com cada caso e biotipo. Em caso de ganho de peso, procure seu médico ginecologista para troca do medicamento.

Relatos de usuárias

Mulheres que iniciaram a ingestão desse anticoncepcional há pouco tempo e outras que tomam há mais tempo dizem que a injeção do anticoncepcional Depo Provera engorda muito. Uma delas disse que ganhou muito peso em pouco tempo e abandonou o uso do medicamento. Outra disse ter ingerido o anticoncepcional no momento em que estava amamentando, uma vez que ele é indicado para mulheres lactantes, porém ela conta que os hormônios acabaram passando para o bebê através do leite materno, pois os mamilos do bebê ficaram um pouco inchados.

Na bula, o remédio afirma que pode ser ingerido por mulheres que amamentam e que o que é passado através do leite para o bebê não traz nenhum prejuízo à saúde da criança.

Já outras mulheres disseram que ao utilizar durante a amamentação não repararam em nada anormal no bebê e outras também não ganharam peso, principalmente aquelas que relataram dificuldade em engordar. Em um outro relato, uma usuária conta que além de ter engordado ainda começou a apresentar queda de cabelo, o rosto ficou oleoso e cheio de espinhas e também ficou muito irritada.

O anticoncepcional é rico em hormônios e evita a menstruação, por isso, algumas mulheres relatam esse ganho de peso abrupto, geralmente aquelas com predisposição e biotipo para isso.

Benefícios do anticoncepcional

O Depo Provera, bem como boa parte dos anticoncepcionais comercializados no Brasil, promete a regularização da menstruação, a prevenção da gravidez, redução dos sintomas da TPM, tratamento de distúrbios hormonais, redução da oleosidade da pele e cabelos, tratamento de excesso de pelos, tratamento de doenças causadas pela produção excessiva de andrógenos, evita os cistos nos ovários na maioria dos casos, reduz a incidência de gravidez ectópica, de anemia ferropriva e de dismenorreia.

  Continua Depois da Publicidade  

Efeitos colaterais

Assim como os benefícios descritos na bula são padronizados na maioria dos anticoncepcionais, os efeitos colaterais relatados também podem ser os mesmos. Alguns podem ocorrer em menor ou maior grau e outros podem nem aparecer, dependendo da reação de cada mulher ao medicamento, mas dentre eles estão: dor de cabeça, distúrbios gástricos, tensão mamária, náuseas, variação de peso, alterações do humor e da libido, amenorreia ou sangramento fora do período menstrual, intolerância e sensibilidade às lentes de contato, cãibras nos membros inferiores, ausência de crescimento dos cabelos, sangramento retal, alteração no tamanho dos seios, sangramento nos mamilos, nódulos mamários, dificuldade em retornar à fertilidade e taquicardia.

Contraindicações

Pacientes com hipersensibilidade ao acetato de medroxiprogesterona ou a qualquer outro componente da fórmula, mulheres grávidas ou suspeita de gravidez; pacientes com histórico de aborto retido; alterações graves da função hepática; antecedentes de icterícia idiopática gravídica e prurido gestacional grave; processos tromboembólicos ou antecedentes dos mesmos como acidente vascular cerebral ou infarto do miocárdio e anemia falciforme devem evitar o uso do medicamento sem acompanhamento de especialista.

Como tomar?

Por ser um anticoncepcional injetável e de ação prolongada, ele deve ser administrado uma vez a cada 3 meses. Assim deve-se injetar todo o vidro em uma dose única e então apenas injetar novamente após esse período com uma nova embalagem. Por não ser pílula, não há aquele período de pausa para a menstruação, sendo assim pode haver escapes, sangramentos em algum período de tempo. Custa cerca de R$ 30 e é comercializado em todas as farmácias do Brasil. Vem com a seringa inclusa para aplicação própria.

  Continua Depois da Publicidade  

Você conhece alguém que o utilize e afirme que o anticoncepcional Depo Provera engorda? Tem vontade de usar este medicamento, mas receio de ganhar peso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (296 votos, média: 3,89 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite
  Continua Depois da Publicidade  


ARTIGOS RELACIONADOS

202 comentários

  1. Bom eu tô indo pra segunda dose da injeção e ganhei 4 quilo tava pesando 71 kilo agora estou com 74 kilo se eu subi mas eu paro e a primeira vez que tomo ela eu não quero subi mas não me ajuda

  2. Tomei a injeção e estou sangrando a 2 meses .Tomei vários medicamento e nada resolve . Alguém passou por isso . To querendo ajuda .já passei por especialista .e nada resolveu .

  3. Oie linda eu também fiquei assim mestruando mais de dois meses sem parar aí comecei a tomar Primosiston ele para a menstruação.

  4. Ola queria saber como eu tomo
    Ja menstruei esse mes

  5. Comecei a tomar apos nacser minha filha na mamentacao no comeco è muito otimo nao tive nenhm efeito contraverso e sempre bem humroada sem dor a pelevrealnente livre de acne e oliosidade a pele linda, mais tive um aumento de pesso dpos de 2 anos fui para 67kl tinha 56kl fiquei nele por quase 3 anos talvez tenha sido esse o meu erro tomar o mesmo por muito tenpo
    enfim… ate que dpos tomando surgiu pedra na vesicula possa ser que ajudou a ocasionar ou nao mais ja operei fiquei com muita retencao de liquido , inchaco,ganho de peso passei com minha g.o entao suspendi ja faz 1 ano e esta super dificil recuperar o peso certo e o inchaco e retencao de liquido esta resistente mesmo tendo uma almenacao rica e exercicios fisicos e agora estou passando com minha go para ela auxiliar outros metodos contraceptivos com menos hormonios para ajdar ao bem estar e exames medicos

  6. Gente essa injeçao acaba com o corpo da mulher alem de ficar mais gorda e ficar com uns sintomas esquisitos tipo nausea e dor de cabeça muito forte nao recomendo pra ninguem meu corpo esta totalmente deformado de gordura.

    • Olá tomo anticoncepcional injetável a 2 anos usava o perlutan só que foi parado de fabricar infelizmente ganhei 3 kilos neste tempo todo rsrs! Mais régulo minha menstruação que vinha muito é 8 a 9 dias ficou para 5 e bem pouco. Estou querendo começar tomar esse Depo pois não pretendo ter filhos agora mesmo o maridão querendo muito. Só não entendi uma coisa toma ele em 3 em 3 meses? Pois estou acostumada tomar todo mês! Passo semanas com o bumbum doendo da injeção.

  7. Dentro de 1 ano engordei 17k e absolutamente nada me faz emagrecer. No meu caso engordei e muito.

  8. Gente tem 3 dias q tomei a deprovera e com 2 dias fui pra o hospital com ouvido doendo sera se foi da deprovera?
    Estou tomando ela pra ver se engordo pois tenho 23 anos e peso 52 queria chegar nos 60 kg

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*