Anticoncepcional Depo Provera Engorda ou Emagrece?

Especialista:
atualizado em 03/06/2016

Altamente utilizando no Brasil, o anticoncepcional Depo Provera é um método injetável de contracepção que leva uma solução líquida de acetato de medroxiprogesterona direto ao organismo da mulher, o que faz com que a gravidez seja evitada.

Este anticoncepcional é indicado para mulheres que amamentam, sendo este um dos principais diferenciais do medicamento. Ajuda a regular o ciclo menstrual também e diminui alguns sintomas da TPM que costumam deixar as mulheres de cabelos em pé.

No entanto, será que esse anticoncepcional Depo Provera engorda? Ou ele pode fazer emagrecer? Para entender os principais efeitos colaterais e riscos ligados ao seu uso, continue lendo.

O Anticoncepcional Depo Provera engorda?

A injeção por si só é um método contraceptivo que pode trazer mais riscos de retenção de líquidos e ganho de peso, isso porque a dose hormonal é muito maior e de uma só vez. No anticoncepcional em drágeas as doses hormonais são ingeridas diariamente em pequenas quantidades, fazendo com que os efeitos não sejam tão intensos. Com a injeção, a mulher recebe essa dose de uma única vez todo mês, o que para algumas mulheres com predisposição para engordar pode desencadear em aumento de peso.

Porém, isso não é regra, algumas outras usuárias dizem até que o anticoncepcional Depo Provera emagrece, que ficaram até mais magras do que já são ou que mantiveram o peso normal, sem ganhar ou perder sequer um grama.

No entanto, na maioria dos casos, por ter altas taxas de hormônio em sua fórmula, o anticoncepcional Depo Provera engorda, mas isso pode variar de acordo com cada caso e biotipo. Em caso de ganho de peso, procure seu médico ginecologista para troca do medicamento.

Relatos de usuárias

Mulheres que iniciaram a ingestão desse anticoncepcional há pouco tempo e outras que tomam há mais tempo dizem que a injeção do anticoncepcional Depo Provera engorda muito. Uma delas disse que ganhou muito peso em pouco tempo e abandonou o uso do medicamento. Outra disse ter ingerido o anticoncepcional no momento em que estava amamentando, uma vez que ele é indicado para mulheres lactantes, porém ela conta que os hormônios acabaram passando para o bebê através do leite materno, pois os mamilos do bebê ficaram um pouco inchados.

Na bula, o remédio afirma que pode ser ingerido por mulheres que amamentam e que o que é passado através do leite para o bebê não traz nenhum prejuízo à saúde da criança.

Já outras mulheres disseram que ao utilizar durante a amamentação não repararam em nada anormal no bebê e outras também não ganharam peso, principalmente aquelas que relataram dificuldade em engordar. Em um outro relato, uma usuária conta que além de ter engordado ainda começou a apresentar queda de cabelo, o rosto ficou oleoso e cheio de espinhas e também ficou muito irritada.

O anticoncepcional é rico em hormônios e evita a menstruação, por isso, algumas mulheres relatam esse ganho de peso abrupto, geralmente aquelas com predisposição e biotipo para isso.

Benefícios do anticoncepcional

O Depo Provera, bem como boa parte dos anticoncepcionais comercializados no Brasil, promete a regularização da menstruação, a prevenção da gravidez, redução dos sintomas da TPM, tratamento de distúrbios hormonais, redução da oleosidade da pele e cabelos, tratamento de excesso de pelos, tratamento de doenças causadas pela produção excessiva de andrógenos, evita os cistos nos ovários na maioria dos casos, reduz a incidência de gravidez ectópica, de anemia ferropriva e de dismenorreia.

Efeitos colaterais

Assim como os benefícios descritos na bula são padronizados na maioria dos anticoncepcionais, os efeitos colaterais relatados também podem ser os mesmos. Alguns podem ocorrer em menor ou maior grau e outros podem nem aparecer, dependendo da reação de cada mulher ao medicamento, mas dentre eles estão: dor de cabeça, distúrbios gástricos, tensão mamária, náuseas, variação de peso, alterações do humor e da libido, amenorreia ou sangramento fora do período menstrual, intolerância e sensibilidade às lentes de contato, cãibras nos membros inferiores, ausência de crescimento dos cabelos, sangramento retal, alteração no tamanho dos seios, sangramento nos mamilos, nódulos mamários, dificuldade em retornar à fertilidade e taquicardia.

Contraindicações

Pacientes com hipersensibilidade ao acetato de medroxiprogesterona ou a qualquer outro componente da fórmula, mulheres grávidas ou suspeita de gravidez; pacientes com histórico de aborto retido; alterações graves da função hepática; antecedentes de icterícia idiopática gravídica e prurido gestacional grave; processos tromboembólicos ou antecedentes dos mesmos como acidente vascular cerebral ou infarto do miocárdio e anemia falciforme devem evitar o uso do medicamento sem acompanhamento de especialista.

Como tomar?

Por ser um anticoncepcional injetável e de ação prolongada, ele deve ser administrado uma vez a cada 3 meses. Assim deve-se injetar todo o vidro em uma dose única e então apenas injetar novamente após esse período com uma nova embalagem. Por não ser pílula, não há aquele período de pausa para a menstruação, sendo assim pode haver escapes, sangramentos em algum período de tempo. Custa cerca de R$ 30 e é comercializado em todas as farmácias do Brasil. Vem com a seringa inclusa para aplicação própria.

Você conhece alguém que o utilize e afirme que o anticoncepcional Depo Provera engorda? Tem vontade de usar este medicamento, mas receio de ganhar peso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (329 votos, média: 3,88 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

266 comentários em “Anticoncepcional Depo Provera Engorda ou Emagrece?”

  1. Olá tomei ela Por 3 anos seguidos engordei em um peso ótimo
    Depois dei uma pausa de três meses minha menstruação regulou só que o fluxo começou a ser intenso e me causou anemia por tanto voltei a toma ….nunca me causou mal nenhum graças à Deus

  2. Todo mês toma essa injeção, so em uma data alguém pode me explicar? Eu queria toma ela, eu to amamentando to muito magra queria ganha uns kilinhos que perdi😓 kkk