Anticoncepcional Diminut Engorda ou Emagrece?

Especialista:
atualizado em 07/07/2020

O mercado dos anticoncepcionais está em constante expansão, pois a cada ano novas fórmulas são inventadas com o objetivo de satisfazer as exigências do mercado consumidor feminino. Nas farmácias muitos são os anticoncepcionais de marcas diferentes disponíveis e pode ser bem difícil fazer a escolha certa. Muitas mulheres podem optar por um anticoncepcional pelo custo ser baixo, por indicação ou pelos boatos de que ajuda a emagrecer.

Com o Diminut é a mesma coisa. Antes de comprar elas perguntam se o anticoncepcional Diminut engorda ou emagrece. Essa é a pergunta que não quer calar e um dos fatores principais de decisões das mulheres. Os comprimidos do Diminut são revestidos com 75 mcg de gestodeno e 20 mcg de etinilestradiol. A embalagem vem com 1 ou 3 cartelas com 21 comprimidos revestidos cada.

Relatos de usuárias

Algumas mulheres que utilizaram afirmam que o anticoncepcional Diminut engorda. Uma delas, ao terminar a primeira cartela com 21 comprimidos conta que engordou 5 kg, fora a aparição de acne e manchas na pele. Outra usuária não menciona ganho de peso, mas também relata o aparecimento de espinhas e cravos. Outra usuária diz que mesmo a médica tendo afirmado que o anticoncepcional não engorda, diz que esse ganho de peso ficou evidente e, por isso, trocou de anticoncepcional. Porém, esses relatos não têm fundamento científico, apenas é baseado nas opiniões de cada uma.

Anticoncepcional Diminut engorda?

O que se sabe é que um dos efeitos do anticoncepcional é causar certas alterações no corpo. Muitas mulheres dizem que depois de começar a tomar o corpo se desenvolve, principalmente o busto e as nádegas, mas isso não significa que engordou, apenas que o corpo tomou forma devido à presença de hormônios no medicamento, o que é completamente natural.

A impressão de que ganhou peso pode estar aliada a uma alimentação desequilibrada e à falta de atividade física, por isso, antes de determinar que o anticoncepcional Diminut engorda, procure refletir sobre sua rotina alimentar e esportiva, pois a causa do problema pode estar aí. Mas, se mesmo tendo uma vida saudável você perceber ganho de peso inexplicável, talvez o ideal seja consultar um ginecologista para esclarecimentos.

Anticoncepcional Diminut emagrece?

Dizer que o anticoncepcional Diminut emagrece também é muita pretensão. Não existe fórmula mágica para emagrecer, a melhor forma de emagrecer ainda é a alimentação saudável com poucas calorias e a prática constante de atividades físicas. Porém, muitos anticoncepcionais podem reduzir os sintomas da TPM, dentre eles diminuir o inchaço do corpo, liberando a retenção de líquido e também amenizando a ansiedade fazendo com que você coma menos.

Assim, o emagrecimento não é diretamente ocasionado pelo medicamento, mas tem certa relação indireta. Muitas vezes não se emagrece necessariamente, mas o corpo fica menos inchado com uma aparência mais magra.

Escolhendo errado

O pior erro que se pode cometer é “ir na onda das amigas”. Não seja ingênua em acreditar que o anticoncepcional que funciona para sua amiga ou conhecida irá funcionar para você. Tenha em mente que cada mulher é de um jeito, com um biotipo, metabolismo, quantidade de hormônios no corpo, etc. Por isso, o ideal é agendar uma consulta ao ginecologista para uma orientação específica sobre o melhor anticoncepcional para você.

Talvez você precise de um anticoncepcional que alivie seus fortes sintomas de cólica ou um com mais hormônios para repor no seu organismo ou com menos hormônio para atenuar seu estresse, enfim, são muitos fatores envolvidos e só um especialista pode te dizer o que é melhor para você. Por isso, não procure por qualquer recomendação ou crítica na internet de pessoas desconhecidas, pois isso em nada irá ajudar. Evite também escolher anticoncepcional por preço, por mais que alguns sejam mais caros do que outros, o que deve importar é sua saúde e bem estar em primeiro lugar.

Benefícios e efeitos colaterais do Diminut

Assim como todos os anticoncepcionais, o Diminut cumpre sua função de prevenir a gravidez, regularizar o ciclo menstrual, aliviar os sintomas da tensão pré-menstrual e reduzir o inchaço. Este medicamento, diferente de outros anticoncepcionais, não é indicado para o tratamento de acne, portanto, se quiser reduzir a acne, procure por medicamentos com composições menos oleosas.

Os efeitos colaterais comuns a qualquer anticoncepcional são: dores de cabeça, distúrbios gástricos, náuseas, tensão mamária, sangramento intermediários, inchaço nos seios, alterações do peso ou libido, estados depressivos e cloasma e diminuição da tolerância ao uso de lentes de contato devido à sensibilidade.

Como tomar Diminut?

A cartela de Diminut vem com 21 comprimidos e deve ser iniciado no primeiro dia da menstruação, ingerindo diariamente 1 comprimido por dia no mesmo horário. Após o fim da cartela, é necessária uma pausa de 7 dias, que durante esse período, deve ocorrer um sangramento semelhante à menstruação. Após o sétimo dia inicie uma nova cartela com o mesmo procedimento.

Contraindicações

O Diminut é contraindicado na gravidez, a pessoas com histórico de distúrbios graves da função hepática, tumores hepáticos, antecedentes de icterícia idiopática ou prurido intenso durante a gravidez, síndromes de Dubin – Johnson e de Rotor e processos tromboembólicos.

Pela sua experiência, você acha que o anticoncepcional Diminut engorda ou emagrece? Você já tomou este medicamento? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (185 votos, média: 4,01 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

20 comentários em “Anticoncepcional Diminut Engorda ou Emagrece?”

  1. Troquei o yasmim pelo diminut pq sentia muita dor nas pernas com yasmim,porem o diminut me encheu de espinhas,não sei se continuo com ele ou volto para o yasmim,será q de continuar usando as espinhas vao continuar?

    • Olá, então, eu usava o perlutan antes do diminut e minha pele era perfeita, comecei a usar diminut e lotei de espinhas e tinha enxaqueca em toda menstruação. Parei de tomar faz uns meses e comecei a fazer tratamento para a acne, minha pele continua cheia de espinha e manchas. Já fazem 2 meses que eu faço tratamento pra acne e mesmo assim ainda está um pouco feio. Se eu fosse você parava o quanto antes e já ia em uma dermatologista pra começar a tratar, pq pelo menos comigo não melhorou sozinho.

  2. Olá faz alguns meses que tomo Diminut,mas a última menstruação veio só dois dias e bem pouco, é que eu tomei uma semana a mais será que posso estar grávida

  3. Aconteceu comigo, fui ler na bula, e na internet também informa que você toma o comprimido que esqueceu , toma o do dia normal também e nos próximos dias , de 3 a 5 não lembro o certo ,ter relações sexuais com preservativo nesse período para evitar o risco , isso é minha experiência como usuária, seria interessante perguntar ao ginecologista.

  4. Estou no fim da primeira cartela do Diminut, notei que minha pele está com mais acne do que normalmente, nasceram bolinhas, cravinhos e algumas espinhas pelo rosto, nada muito gritante, porém antes com a injeção perlutam minha pele estava super limpa, vou consultar a G.O e pedir para trocar.

    • Usei diminut por 9 anos. Tenho problemas com enxaqueca e por isso decidi parar. As alterações no corpo são assustadores, o surgimento de espinhas, com aumento de pelos e pelos encrvados aumento de peso! O mais assustador é que estou há 2 meses sem menstruar com possibilidade de gravidez e doenças descartadas. Sempre pense muito antes de começar a tomar anticoncepcional. As alterações que ele faz no corpo demoram a passar!

  5. Tomei o Diminut só pra minha menstruação nao descer por causa de 1 viagem com recomendação médica ainda… não recomendo o remedio pois sempre tive otimo peso… pratico exercícios regularmente e em dois dias ganhei 1 kg com ele pois meus seios e barriga incharam muitoooo. Nao foi comida pois sou muitoo regrada rsrs. Antes de terminar a cartela mudei pro Yasmin e tudo mudou. Desinchei rápido. Nao recomendo… mas ai é do organismo e gosto de cada um ne? 🙂

  6. Tomei diminut e a única alteração que tive foi nos seios, ficaram doloridos durante o tempo e incharam um pouco.

  7. Gostei do diminut comecei a tomar primeira vez ñ tive reaçao mas porém provocou sangramento será q é pq comecei tomar primeira vez?

      • Depende do seu organismo, porém minha ginecologista informou que podem ocorrer. Náuseas e dores de cabeça durante os primeiros meses e de fato ocorre, ela diz que é normal e que não desista do remédio por isso principalmente eu que sempre usei DIU e só aos 28 anos que ingeri algum hormônio , aí o corpo realmente estranha, engordei porém. Associo a falta de exercícios talvez o remédio tenha ajudado um pouco mas não absurdamente. Enfim recomendo as vezes dependendo do mês da alimentação de outros fatores, ainda hj depois de 2 anos tomando diminut, sempre que começo outra cartela aparece um enjoo mas coisa rápida leve .

  8. Eu tomo há uns 4 anos , não engordei nada , eu pratico exercícios físicos e nunca senti efeito nenhum. Gosto muito e recomendo .

  9. estou nos ultimos comprimidos da primeira cartela do diminut e durante uns 15 dias houve corrimeto marrom depois da mentruacao acabar, tive nauseas e dores de cabeca nas primeiras semanas. nao engordei, porem minha barriga inchou um pouco.

  10. Olá, essa é a primeira vez que tomo antcocpcional, começarei dia 26 e minha mestruação vai descer no dia 18 que será uma data muito importante. Posso emendar ? Quando minha mestruação vai descer, no dia que acaba a primeira cartela ou só quando eu passar dois dias sem tomar?

  11. tomo o diminut a dois anos.
    a oito meses tomo sem dar o intervalo de sete dias pois não deixo a menstruação descer . na semana passada tomei o diminut no sábado e não tomei no domingo esqueci , tomei na segunda a noite e tive relação corro o risco d estar gravida?