Veja a seguir se o medicamento Aristab engorda, para que serve e para que condições é indicado, além de conhecer possíveis efeitos colaterais.
Aristab (aripiprazol) é um medicamento de uso oral e adulto que pode ser indicado pelo médico para tratar a esquizofrenia e o transtorno bipolar.
Ele pode ser usado no tratamento agudo e de manutenção de episódios de mania e mistos associados ao transtorno bipolar do tipo I ou como terapia complementar ao tratamento com lítio ou valproato.
A comercialização do remédio se dá somente com a apresentação da prescrição médica.
Caso este seja seu objetivo, aproveite e confira alguns remédios para engordar rápido. Se for justamente o contrário, vejo algumas opções de remédio para emagrecer natural mais usadas.
Será que Aristab engorda?
Para tentarmos descobrir se Aristab engorda, consultamos a bula do remédio. Conforme o documento, é possível dizer que Aristab engorda ou pode estimular o ganho de peso em alguns casos.
Isso porque o aumento de peso é uma das reações adversas do medicamento sob investigação, que podem aparecer durante a terapia aguda (até seis semanas) em pacientes tratados com aripiprazol em terapia adjuntiva (associada) ao lítio ou valproato.
O documento também citou estudos que identificaram certa elevação do peso em pacientes com esquizofrenia ou mania que seguiam um tratamento com o medicamento.
Aumento do apetite
Além disso, a bula relata que o aumento do apetite, fator associado ao ganho de peso, foi um dos efeitos colaterais raros do remédio relatados voluntariamente por uma população de tamanho indeterminado durante o uso após a aprovação do medicamento.
Nem sempre é possível estabelecer uma relação causal com a exposição à droga.
Vale a pena registrar ainda que um comportamento compulsivo, possivelmente relacionado à alimentação, foi outra dessas reações raras do mesmo grupo.
Redução do apetite
Por outro lado, a falta de apetite é um efeito associado ao emagrecimento que também é apresentado pela bula do remédio como uma possível reação adversa. Segundo o documento, a sua frequência é comum.
A bula do medicamento adverte ainda que o remédio pode causar a anorexia. Este é um perigoso distúrbio alimentar caracterizado pela distorção da imagem, em que a pessoa costuma ficar muito magra. A reação também é classificada pelo documento como comum.
Ou seja
O remédio pode tanto estimular o aumento como a diminuição do peso. Para quem perceber que o seu tratamento com Aristab engorda ou emagrece, a única saída segura é consultar o médico, especialmente se a mudança no peso para mais ou para menos for expressiva.
Fique atento aos sintomas da anorexia e procure ajuda médica imediata quando algum deles aparecer, pois o distúrbio pode levar a inúmeras complicações no organismo e até mesmo matar.
E nada de tomar o medicamento sem precisar em uma tentativa maluca de emagrecer. Além da automedicação ser uma atitude extremamente perigosa, o remédio que passa longe de ser inofensivo pois pode provocar uma série de efeitos colaterais graves.
Outros cuidados com Aristab
Acesse o bulário da Anvisa e confira a bula completa de Aristab para entender melhor a indicações do medicamento e ficar alerta quanto aos efeitos colaterais, contraindicações e cuidados a tomar ao longo do tratamento com o remédio.
O Atistab engorda? Meu filho já usa cerca de 2 anos e percebo
o aumento do apetite e está engordando.
Boa noite meu filho tá tomando aristab ontem depois que ele tomou ele vomitou e hoje ele não que se alimentar
Estou em uso de aristab e estou percebendo um aumento do apetite e peso. Sinto que minha vontade de comer é por impulso e ansiedade
Aristab engorda. Meu filho engordou muito. Agora está com problema no hormônio SFH também.