Aristab engorda? Para que serve e efeitos colaterais

Especialista da área:
atualizado em 24/11/2020

Veja a seguir se o medicamento Aristab engorda, para que serve e para que condições é indicado, além de conhecer possíveis efeitos colaterais.

  Continua Depois da Publicidade  

Aristab (aripiprazol) é um medicamento de uso oral e adulto que pode ser indicado pelo médico para tratar a esquizofrenia e o transtorno bipolar.

Ele pode ser usado no tratamento agudo e de manutenção de episódios de mania e mistos associados ao transtorno bipolar do tipo I ou como terapia complementar ao tratamento com lítio ou valproato.

A comercialização do remédio se dá somente com a apresentação da prescrição médica.

Caso este seja seu objetivo, aproveite e confira alguns remédios para engordar rápido. Se for justamente o contrário, vejo algumas opções de remédio para emagrecer natural mais usadas.

Será que Aristab engorda?

Para tentarmos descobrir se Aristab engorda, consultamos a bula do remédio. Conforme o documento, é possível dizer que Aristab engorda ou pode estimular o ganho de peso em alguns casos.

Isso porque o aumento de peso é uma das reações adversas do medicamento sob investigação, que podem aparecer durante a terapia aguda (até seis semanas) em pacientes tratados com aripiprazol em terapia adjuntiva (associada) ao lítio ou valproato.

O documento também citou estudos que identificaram certa elevação do peso em pacientes com esquizofrenia ou mania que seguiam um tratamento com o medicamento.

Aumento do apetite

Além disso, a bula relata que o aumento do apetite, fator associado ao ganho de peso, foi um dos efeitos colaterais raros do remédio relatados voluntariamente por uma população de tamanho indeterminado durante o uso após a aprovação do medicamento.

Nem sempre é possível estabelecer uma relação causal com a exposição à droga.

  Continua Depois da Publicidade  

Vale a pena registrar ainda que um comportamento compulsivo, possivelmente relacionado à alimentação, foi outra dessas reações raras do mesmo grupo.

Redução do apetite

Por outro lado, a falta de apetite é um efeito associado ao emagrecimento que também é apresentado pela bula do remédio como uma possível reação adversa. Segundo o documento, a sua frequência é comum.

A bula do medicamento adverte ainda que o remédio pode causar a anorexia. Este é um perigoso distúrbio alimentar caracterizado pela distorção da imagem, em que a pessoa costuma ficar muito magra. A reação também é classificada pelo documento como comum.

Ou seja

O remédio pode tanto estimular o aumento como a diminuição do peso. Para quem perceber que o seu tratamento com Aristab engorda ou emagrece, a única saída segura é consultar o médico, especialmente se a mudança no peso para mais ou para menos for expressiva.

Fique atento aos sintomas da anorexia e procure ajuda médica imediata quando algum deles aparecer, pois o distúrbio pode levar a inúmeras complicações no organismo e até mesmo matar.

E nada de tomar o medicamento sem precisar em uma tentativa maluca de emagrecer. Além da automedicação ser uma atitude extremamente perigosa, o remédio que passa longe de ser inofensivo pois pode provocar uma série de efeitos colaterais graves.

Outros cuidados com Aristab

Acesse o bulário da Anvisa e confira a bula completa de Aristab para entender melhor a indicações do medicamento e ficar alerta quanto aos efeitos colaterais, contraindicações e cuidados a tomar ao longo do tratamento com o remédio.

Você já ouviu falar que Aristab engorda? Conhece alguém que possa confirmar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dr. Rafael Ferreira de Moraes

Dr. Rafael Moraes é Psiquiatria - CRM 52.98866-9. Formou-se em Medicina pela Universidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy em 2013. Pós-graduado em Psiquiatria pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde atuou nos atendimentos ambulatoriais da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro e Casa de Medicina da PUC-Rio. Atualmente, exerce sua especialidade em três municípios do estado do Rio de Janeiro: Teresópolis, Magé e Rio de Janeiro, capital. Dr. Rafael é a promessa da Psiquiatria atual, jovem, que preza pelo acolhimento ao paciente unido ao que há de mais recente nesta área em constante evolução. Para mais informações, entre em contato com ele em sua conta oficial no Instagram (@rafafmoraes)

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário