Atum Engorda ou Emagrece?

Especialista:
atualizado em 19/09/2019

O atum é econômico e vendido em latas, então pode ser uma fonte de proteína conveniente se você está com o orçamento apertado ou precisa de alguma coisa para comer que possa ser levada a qualquer lugar e não precise de refrigeração. O atum tem relativamente poucas calorias e gordura e oferece muitos outros nutrientes que fazem com que seja um erro afirmar que o atum engorda. Entretanto, você ganhará gordura, não importa o que você coma, se você consumir calorias demais, então considere o papel do atum na sua dieta.

Prós e contras existem quando se usa atum para perda de peso. Entretanto, se você gosta muito, se adicionado em moderação a uma dieta de redução de calorias, o atum emagrece. Quando está planejando seu cardápio de perda de peso, escolha alimentos que você gosta e que tenham poucas calorias, mas que te manterão satisfeito por longos períodos.

Calorias

O atum é um alimento com poucas calorias, o que é bom se você está tentando perder peso. 90 gramas de atum em lata com água contêm cerca de 73 calorias. Entretanto, atum engorda um pouco mais em óleo ao invés de água, pois a sua ingestão de calorias irá aumentar.

Proteína

O atum – e outros frutos do mar – é um alimento rico em proteínas, o que nos dá mais um motivo para dizer que atum emagrece. Proteína não só aumenta a saciedade – a sensação de estar cheio – mas também ajuda seu corpo a queimar calorias extra, de acordo com um estudo de 2009 publicado no “The Journal of Nutrition” (Revista de Nutrição). Uma porção de 90 gramas de atum em lata tem cerca de 17 gramas de proteína. Embora a proteína recomendada por dia seja de 46 gramas para mulheres e 56 gramas para homens, exceder esse mínimo pode ajudar a melhorar sua perda de peso.

Gordura

O atum tem muito pouca gordura, já que uma porção de 90 gramas contém menos de 1 grama. Apesar de a ingestão de gordura não produzir ganho de gordura diretamente, a gordura é o nutriente mais calórico, então alimentos gordurosos tendem a ter muitas calorias.

Além disso, pesquisa publicada na edição de maio de 2001 no “International Journal of Obesidade and Related Metabolic Disorders” (Revista Internacional de Obesidade e Desordens Metabólicas Relacionadas), sugere que a gordura é menos saciante que os outros nutrientes e promove uma taxa menor de queima de calorias, então alimentos gordurosos podem encorajar o ganho de gordura. A gordura contida no atum é o ômega 3, gordura saudável que pode reduzir seu risco de doença cardíaca.

Carboidratos

Por não conter carboidratos, o atum engorda menos que alimentos ricos em carboidratos. Apesar de alimentos ricos em carboidratos não te fazerem engordar se você não consumir calorias demais, uma pesquisa de março de 2010 no “Nutrition & Metabolism” (Nutrição e Metabolismo) indica que dietas com menos carboidratos são mais eficazes para limitar a gordura do corpo.

Vitamina D

O atum é uma fonte rica em vitamina D, com mais de 25% da necessidade diária em cada porção de 90 gramas. Vitamina D é importante porque ela é necessária para o crescimento e reparo de ossos. Além disso, a edição de março de 2011 de “Hormone and Metabolic Research” (Pesquisa de Hormônios e Metabólica) indica que uma maior ingestão de vitamina D pode promover níveis mais altos de testosterona, um hormônio que pode aumentar os músculos e reduzir a gordura do corpo.

Preocupações

Embora o atum seja frequentemente útil durante a perda de peso, ele também pode conter contaminantes do ambiente que são prejudiciais se consumidos em excesso. O atum contém mercúrio, uma neurotoxina conhecida presente em grandes quantidades em algumas variedades de atum, que pode ser prejudicial em excesso para mulheres que podem engravidar, as grávidas e mulheres amamentando. Sugere-se que esses grupos limitem a ingestão de atum em lata a 360 gramas, ou menos, por semana.

Em Resumo

Quando se refere à perda de peso, é necessário um déficit de calorias, independente do que você come na sua dieta. Outras opções com poucas calorias e muita proteína estão disponíveis, como tilápia, camarão, peito de frango grelhado, claras de ovo e carnes vermelhas magras. As necessidades calóricas médias para perda de peso são de 1000 a 1600 calorias por dia para mulheres e 1200 a 1600 calorias por dia para homens.

Você particularmente gosta de atum? Como você prefere comê-lo, enlatado, assado, ou cru na comida japonesa? Comente abaixo!

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Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

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2 comentários em “Atum Engorda ou Emagrece?”

  1. E quanto aos conservantes presentes no atum enlatado? Quais seus riscos à saúde? Pergunto, pois tem algumas marcas que a validade passa dos 4 anos…

  2. Nossa!!!Adorei o artigo sobre o suplemento de vitamina D! Meu médico me passou esse suplemento e fiquei receosa de tomar. Meu maior medo é de engordar mais ainda!
    Muito obrigada!
    Lenize