Especialista da Área:

Banana é Bom para Pressão Alta?

Confira se banana é bom para pressão alta mesmo ou se esse não é um dos efeitos benéficos que a fruta promove através de suas propriedades.

Que a banana pode ser um acréscimo saudável para a alimentação do dia a dia, não é novidade para ninguém. Afinal, a fruta contribui com o fornecimento de nutrientes como a vitamina B6, carboidratos, fibras, potássio, vitamina C e antioxidantes, e existem inúmeros benefícios da banana para a saúde e boa forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas será que além de colaborar com a nutrição do nosso corpo, o alimento também pode ser útil no tratamento de alguma condição?

Você já ouviu falar que a banana é bom para pressão alta?

Também conhecida pelo nome de hipertensão, a pressão arterial alta é desenvolvida quando a força de longo prazo do sangue contra as paredes das artérias é elevada o suficiente a ponto de poder eventualmente provocar problemas de saúde como a doença cardíaca, explicou a Mayo Clinic, organização da área de serviços médicos e pesquisas médico-hospitalares dos Estados Unidos.

De acordo com a organização, quanto mais sangue o coração bombear e quanto mais estreitas forem as artérias, maior será a pressão arterial de uma pessoa. E ela não é chamada de doença silenciosa à toa: segundo a instituição, a maior dos indivíduos com pressão alta não apresenta sintomas, mesmo quando a condição atinge níveis perigosamente elevados.

Por isso é importante fazer consultas médicas frequentemente e aproveitar para checar como anda a pressão arterial. E, uma vez que a hipertensão for diagnosticada, é fundamental seguir todos os passos do tratamento que for indicado pelo médico.

Até porque, conforme alertou a Mayo Clinic, a pressão alta descontrolada pode gerar complicações como ataque cardíaco, acidente vascular cerebral (AVC), aneurisma, insuficiência cardíaca, prejuízo ao funcionamento dos rins por conta do enfraquecimento e estreitamento de vasos sanguíneos no órgão, perda de visão pelo engrossamento, estreitamento ou rompimento de vasos sanguíneos nos olhos, síndrome metabólica, demência vascular e dificuldades de memória e entendimento.

E então, será que incluir a banana na alimentação de quem tem hipertensão é algo benéfico? A banana baixa a pressão alta?

Alguns especialistas classificam a banana como um dos alimentos que podem auxiliar a diminuir a pressão arterial, justificando que pesquisas já apontaram que a ingestão diária de banana pode ajudar a reduzir a pressão.

Como você já deve saber, a banana é conhecida como uma das melhores fontes de potássio – e é justamente este nutriente que justifica por que banana é bom para pressão alta.

De acordo com a Associação Americana do Coração, os alimentos ricos no mineral são importantes no controle da pressão arterial porque o potássio ameniza os efeitos do sódio no corpo.

Vale lembrar que um dos problemas provocados pelo excesso de sódio no organismo é justamente a pressão arterial elevada, segundo alerta da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas o que será que o potássio faz? A Associação Americana do Coração escalreceu que quanto mais do mineral uma pessoa consome, mais sódio ela perde por meio da urina. O potássio também auxilia a aliviar a tensão nas paredes dos vasos sanguíneos, outro fator que ajuda a diminuir a pressão arterial.

Por outro lado, não consumir uma quantidade suficiente de potássio pode resultar em uma elevação da pressão arterial, além de geral um aumento no risco de desenvolvimento de AVC.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que um indivíduo adulto deve consumir no mínimo 3,51 g de potássio diariamente. Uma banana média é composta por aproximadamente 420 mg do mineral, relatou a Associação Americana do Coração.

A banana não é milagrosa para a pressão arterial

Quando falamos que comer banana é bom para pressão alta não podemos entender que ela é uma cura mágica para a hipertensão. Um paciente jamais deve abandonar o tratamento prescrito pela médico para a pressão alta achando que comer a fruta vai resolver tudo.

Além disso, como acabamos de aprender, embora contribua com o fornecimento de potássio, uma única banana não concede toda a quantidade do nutriente que o organismo de um indivíduo adulto requer.

Como se não bastasse, em um quadro de hipertensão, a ingestão mais elevada do potássio (sempre conforme as recomendações médicas) precisa ser combinada com esforços para deixar de consumir sal em excesso e desenvolver uma alimentação e um estilo de vida que sejam saudáveis, destacou a Associação Americana do Coração.

Cuidados com o excesso de potássio

Aumentar a ingestão de potássio por meio da dieta pode ser aconselhável para adultos com uma pressão arterial maior do que 120×80 (ou 12×8) que, com exceção do problema de pressão sejam saudáveis, informou a Associação Americana do Coração.

Entretanto, a organização advertiu que o excesso de potássio pode ser perigoso para os pacientes que sofrem com doenças nos rins, têm qualquer condição que afeta a maneira pela qual o organismo lida com o mineral ou tomam determinados medicamentos.

O excesso de potássio, que também é conhecido pelo nome de hipercalemia (potássio alto), não tem muitos sintomas, ainda que possa trazer sinais como mal-estar no estômago, pulso fraco, baixo ou irregular e desmaio, indicou a instituição.

Portanto, conforme a Associação Americana do Coração recomendou, é essencial que a decisão de aumentar a quantidade de potássio ingerida na dieta seja discutida com o médico, assim como é necessário conversar com o profissional antes de começar a usar qualquer tipo suplemento de potássio.

A organização orientou ainda que o paciente deve consultar o médico antes de iniciar a utilização de substitutos do sal porque eles podem aumentar o potássio em pessoas com determinados problemas de saúdes e nos indivíduos que tomam remédios inibidores da enzima conversora da angiotensina (ECA) no tratamento da pressão alta.

Referências Adicionais:

  Continua Depois da Publicidade  

Você já tinha ouvido falar que comer banana é bom para pressão alta? Foi diagnosticado essa condição? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário