Água de coco – Benefícios, para que serve e como tomar!

Especialista:
atualizado em 29/09/2020

Apesar de ser uma bebida tradicional do Brasil, a água de coco tem visto seu consumo aumentar no mundo todo e virar um queridinho fitness. A popularidade não é à toa, pois são muitos os benefícios da água de coco.

Além de ser saborosa, essa bebida tem pouquíssimas calorias, baixo teor de sódio, é rico em potássio e contém carboidratos fáceis de serem digeridos.

Listamos, a seguir, os benefícios à saúde associados ao seu consumo e suas propriedades nutricionais.

benefícios da água de coco
Água de coco refrescante

Benefícios da Água de Coco

Confira para que serve e quais são os benefícios da água de coco para saúde e boa forma:

1. A água de coco hidrata o corpo

A água de coco é recomendada durante a atividade física, pois o corpo perde muitos minerais através do suor. A água de coco repõe esses minerais rapidamente e de forma muito mais saudável do que as bebidas isotônicas.

A água de coco também é ideal para casos de desidratação, pois fornece aminoácidos e enzimas necessárias, e sem quantidade significativa de sódio, o que é comum em muitos soros.

2. Ajuda na perda de peso

A água de coco não possui nenhuma substância que faz você perder peso, mas ela é uma boa alternativa para substituir o consumo de bebidas ricas em calorias e açucares.

Além dela ter poucas calorias, a água de coco tem sabor agradável, é rica em nutrientes e diminui o apetite pois contem alto teor de fibras.

3. Ajuda a diminuir o cansaço e estresse

Os eletrólitos presentes na água de coco, como o magnésio e potássio, podem reduzir o cansaço, diminuir o estresse e manter os músculos relaxados. Além disso o magnésio ajuda produzir a serotonina, hormônio responsável pela sensação de relaxamento e bem estar.

4. Mantém a pressão arterial sob controle

Um estudo de 2005 publicado no West Indian Medical Journal pelo descobriu que após consumir água de coco por duas semanas, a pressão arterial das pessoas diminuiu 71% a mais do que as que beberam apenas água. Isso acontece principalmente pela alta quantidade de potássio presente na bebida.

5. Bom para o sistema nervoso

A água de coco é riquíssima em potássio e ele é um mineral essencial para o funcionamento do cérebro e do sistema nervoso de forma geral. Um copo de água de coco fornece aproximadamente 15% do potássio necessário por dia.

6. Ajuda na prevenção de algumas condições de saúde

Entre os nutrientes que a água de coco oferece, está o magnésio, mineral muito importante para o organismo e que é responsável pela diminuição do risco de derrames, insuficiência cardíaca e diabete tipo 2.

Além disso a presença de de antioxidantes e citocininas ajudam a prevenir determinadas doenças como o câncer e a trombose, além de combater o envelhecimento precoce.

7. Tem o poder detox

A água de coco é uma ótima fonte de água (cerca de 95%), além de ter a quantidade adequada de eletrólitos, que repõe rapidamente os fluidos do corpo e ajuda a remover as toxinas, preservando a saúde do fígado, rins e prevenindo o surgimento de acne.

8. Acelera o metabolismo

Entre os benefícios da água de coco está a aceleração do metabolismo. Isso acontece por causa da presença de enzimas bioativas. Um metabolismo rápido faz o corpo queimar calorias mais rapidamente, impedindo que elas se acumulem na forma de gordura.

9. Ajuda a equilibrar o colesterol

De acordo com o médico Bruce Fife, diretor do Centro de Pesquisa sobre o Coco e autor do best seller “The Coconut Oil Miracle”, a água do fruto é capaz de ajudar a aumentar o bom colesterol (HDL) e a diminuir o colesterol ruim, diminuindo assim as chances da ocorrência de um ataque cardíaco.

10. Bom para os rins

Por ser um diurético natural, evitar infecções urinárias e pedras nos rins está entre os benefícios da água de coco.

Informações nutricionais da água de coco

Confira os valores nutricionais em apenas um copo (200 ml) de água de coco:

ComponentesPor 1 xícara (200 ml)
Calorias41 kcal
Carboidrato 10,6 g
Carboidrato disponível10,3 g
Proteína0 g
Gorduras0 g
Fibra alimentar0,26 g
Colesterol0 mg
Cálcio37,7 mg
Sódio3,56 mg
Magnésio10,3 mg
Fósforo7,51 mg
Potássio323 mg
Tiamina0,01 mg
Vitamina C4,82 mg
Equivalente de folato6,88 mcg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA)

Como consumir a água de coco?

O ideal é tomar a água de coco mais fresca e natural possível, diretamente da fruta, antes que os nutrientes se percam e sem correr o risco de beber uma versão industrializada contendo açúcar.

É possível tomar a água de coco pura ou usá-la em receitas de suco detox com água de coco ou suco de couve com água de coco, por exemplo.

Quer saber mais sobre os benefícios da água de coco? Assista aos vídeos da nossa nutricionista e descubra como a bebida pode ter efeitos positivos para sua saúde e seu bem-estar.

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais

Você tinha noção de todos os benefícios da água de coco para a saúde e boa forma? Com que frequência consome esta bebida deliciosa e nutritiva? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (105 votos, média: 4,21 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

39 comentários em “Água de coco – Benefícios, para que serve e como tomar!”

  1. Por favor, água de côco é diurética?
    Todo o tempo em que estou na praia, tomo uns 6 côcos por dia, só que urino muito.

  2. Agua de Coco que vende no mercado não é bom?
    Não consigo tomar água de Coco natural todo dia
    Só em caixinha, faz mau?

    • A água de coco de caixinha não é natural, portanto, não carrega os mesmos benefícios, especialmente se for adicionada de açúcares e conservantes. Não vale a pena.

  3. E como resolver o problema de armazenamento e depois o do descarte dos cocos?
    Tomar todos os dias o coco natural está gerando tanto lixo.
    Alguém tem alguma sugestão para usar todo o coco?

    • Uma opinio pessoal minha que a casca do coco vegetal biodegradvel, (diferente de plasticos) tem muita agua, pode ser descartado na natureza sem problemas, ele desidrata e com o tempo se decompe naturalmente at enriquecendo solo, no concordo de ser escartardo junto do lixo comun

  4. Sofria muito de Cistite Crônica, um médico me recomendou água de coco, tomo 4 copos por dia, estou curada, considero isso um milagre pois nenhum antibiótico mais fazia efeito.A melhora já foi no primeiro dia.Graças a Deus.

  5. Aqui no Ceará é muito quente, agora então? De outubro a dezembro, parece que o sol está encostando na terra, passei a tomar água de coco todos os dias, me sinto tão refrescada, como sou hipertensa, vim aqui pesquisar e vi todos esses benefícios, não paro nunca mais.