Benefícios do aspargo – Para que serve e como usar!

Especialista:
atualizado em 29/09/2020

Você sabe quais são as propriedades do aspargo e para que serve o alimento? Neste artigo vamos descobrir os benefícios do aspargo e suas propriedades.

Com apenas 20 calorias a cada porção de 100 g e nutrientes como vitaminas e minerais, além de fibras em sua composição, o aspargo é um alimento saudável que pode ser preparado de diversas formas.

benefícios do aspargo
Aspargo fresco

Benefícios do aspargo 

O aspargo é um legume que possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e diuréticas.

A seguir listamos os benefícios do aspargo para que você saiba, detalhadamente, como o consumo pode te ajudar de diversas formas.

Ajuda a emagrecer

Inserir alimentos poucos calóricos e ao mesmo tempo nutritivos como o aspargo na dieta é uma boa alternativa para quem deseja emagrecer. Isso porque eles oferecem parte dos nutrientes que o corpo necessita sem causar o acúmulo de calorias.

Outra vantagem do vegetal é que ele é fonte de fibras que promovem a sensação de saciedade ao organismo. Isso faz com que ele ajude a controlar o apetite e consumir uma quantidade controlada e mais baixa de calorias.

Além disso, algumas vitaminas do complexo B – presentes nos aspargos – trabalham juntas para regular os níveis de açúcar no sangue. Isso é importante porque a manutenção de taxas estáveis de glicose evita o aumento do apetite, contribuindo para o emagrecimento.

O aspargo é bom para a saúde do coração

Os benefícios do aspargo também se aplicam à saúde do coração. Pois as vitaminas do complexo B, ajudam a regular o aminoácido homocisteína, que quando encontrado em altas doses, torna-se um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardíacas.

Os elevados níveis de antioxidantes e suas propriedades anti-inflamatórias também trazem benefícios na prevenção das doenças do coração.

Além disso, um de seus aminoácidos, a asparagina, ajuda a metabolizar o excesso de sal presente no organismo, cujo excesso está associado ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares e hipertensão.

Ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e prevenir a diabetes tipo 2

Para as pessoas que sofrem com diabetes ou taxas irregulares de açúcar no sangue, o consumo de aspargo pode contribuir com o controle desses níveis, graças à presença da vitamina B6 em sua composição.

Além disso, uma pesquisa de 2012 publicada no British Journal of Nutrition (Jornal Britânico de Nutrição, tradução livre), apontou que o aspargo tem o efeito de melhorar a secreção da insulina e o funcionamento das células beta, reduzindo as chances da pessoa desenvolver diabetes.

Combate o envelhecimento e contribui para a saúde da pele

O antioxidante glutationa, encontrado nos aspargos, é conhecido por desacelerar o processo de envelhecimento.

Esse aminoácido também contribui para a saúde da pele e protege dos danos causados pela exposição ao sol e poluição, pois combate os radicais livres envolvidos nesse processo.

O aspargo alivia a ressaca e protege o fígado

Uma pesquisa de 2009 publicada no Journal of Food Science (Jornal de Ciência Alimentar, tradução livre), destacou a atuação do aspargo na proteção do fígado e metabolização do álcool. Como resultado do estudo constatou-se o seguinte:

“Juntos, esses resultados fornecem evidências bioquímicas do método pelo qual o Asparagus officinalis exerce suas funções biológicas, incluindo o alívio da ressaca de álcool e a proteção das células do fígado contra agressões tóxicas.”

Bom para o humor e contra a depressão e irritabilidade

O aspargo pode ajudar a evitar a irritabilidade e sintomas da depressão, pois é rico em triptofano, um aminoácido associado à melhora do humor.

Outros benefícios do aspargo

  • Fonte de vitamina K: Essa vitamina participa de diversas funções importantes como na absorção de cálcio, coagulação do sangue, e eliminação de toxinas;
  • Bom alimento para grávidas: O aspargo é fonte de vitamina B9, nutriente importante para evitar defeitos congênitos nas primeiras semanas de gestação;
  • Fonte de fibras: As fibras presentes no aspargo favorecem uma boa digestão, melhoram a absorção de nutrientes e ajudam a eliminar toxinas através das fezes;
  • Fonte de vitamina E: Essa vitamina presente no aspargo além de proteger o corpo contra os radicais livres, fortalece o sistema imunológico.

Receitas e outras dicas

Para quem deseja emagrecer, usar o aspargo no lugar de lanchinhos super calóricos e pouco nutritivos é uma excelente ideia. Conheça receitas de salada de aspargo light e algumas receitas de creme de aspargo light para incrementar sua dieta.

Para absorver melhor a vitamina E, que é um antioxidante e ajuda a fortalecer o sistema imunológico, recomenda-se preparar o aspargo com azeite de oliva, já que o organismo é mais eficiente para absorver a vitamina quando ela está na companhia de um pouco de gordura, de preferência que seja saudável.

Informação nutricional do aspargo

Calorias21 kcal
Carboidratos3,88 g
Proteína2,2 g
Gorduras totais0,12 g
Gorduras saturadas0,04 g
Gorduras monoinsaturadas0 g
Gorduras poliinsaturadas0,05 g
Gorduras trans0 g
Fibra alimentar2,1 g
Colesterol0 mg
Cálcio24 mg
Ferro2,14 mg
Sódio2 mg
Magnésio14 mg
Fósforo52 mg
Potássio202 mg
Zinco0,54 mg
Cobre0,19 mg
Vitamina A (RAE)38 mcg
Alfa-tocoferol (Vitamina E)1,13 mg
Tiamina0,14 mg
Riboflavina0,14 mg
Niacina0,98 mg
Vitamina B60,09 mg
Vitamina C5,6 mg
Equivalente de folato52 mcg
Fonte: Tabela brasileira de composição de alimentos (TBCA)

Cuidados com o aspargo

Conforme recomendação dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH, sigla em inglês), dos Estados Unidos, o aspargo não deve ser consumido por pessoas que sofrem com ácido úrico e cálculo renal (pedras nos rins).

Pessoas com níveis alterados de taxas de açúcar no sangue também deve ter cuidado, pois o alimento pode afeta-los. O ideal é consultar o médico para saber se deve ou não inserir o alimento na dieta.

Quem possui alergia a cebolas, alho e cebolinha, deve ficar atento pois possui tendência a alergia ao aspargo.

Fontes e Referências Adicionais

O que você achou dos benefícios do aspargo? Agora que sabe para que serve e conhece suas propriedades, pretende incluí-lo mais no seu dia a dia? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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