Benefícios do leite de inhame e como fazer

Especialista da área:
atualizado em 24/03/2021

Você sabia que dá para fazer leite vegetal a partir do inhame? Saiba os benefícios do leite de inhame para a saúde e aprenda como fazer.

  Continua Depois da Publicidade  

Cada vez tem se tornado mais comum tomar e fazer leites de origem vegetal. Não importa se você quer usar o leite vegetal por ser vegano ou por ter algum tipo de alergia, a boa notícia é que você pode até prepará-lo em casa se quiser!

O leite de inhame, por exemplo, é um leite vegetal que fica bastante cremoso. E por isso, pode ser usado em várias receitas que precisam de cremosidade.

De fato, o inhame é um ótimo agente espessante. Ou seja, ele é capaz de deixar tudo mais cremoso e com uma textura maravilhosa. Assim, o leite de inhame forma um bom leite para fazer molhos, por exemplo.

Aliás, não deixe de dar uma olhada no vídeo a seguir em que a nossa nutricionista Patricia Leite fala sobre os benefícios do inhame para a saúde e boa forma:

Confira que outros benefícios o leite de inhame pode te trazer.

Benefícios do leite de inhame

inhame em cubos

Muitos dos benefícios do leite de inhame são os mesmos do inhame sozinho. Mas, ainda assim, vale listá-los abaixo:

1. Melhora o sistema imune

Os nutrientes que o leite de inhame oferece melhoram a imunidade. A presença de vitamina C, por exemplo, fortalece o sistema imunológico e ajuda no combate a várias doenças. 

Além disso, o efeito antioxidante da bebida protege as células contra danos – o que também contribui para uma melhor imunidade.

2. É anti-inflamatório

O inhame tem propriedades anti-inflamatórias, que inclusive são usadas pelos praticantes da medicina tradicional para ajudar no tratamento de vários tipos de artrite – inclusive da artrite reumatoide.

  Continua Depois da Publicidade  

De fato, o inhame tem propriedades antioxidantes que também contribuem para reduzir a inflamação. 

De acordo com um estudo publicado em 2016 na revista Diabetes/Metabolism Research and Reviews, alimentos anti-inflamatórios como o inhame ajudam a controlar a inflamação crônica. E tal benefício pode ser estendido ao leite de inhame.

3. Alivia alguns sintomas da menopausa

Os adeptos da medicina tradicional afirmam que o inhame pode regular os níveis de estrogênio no corpo. Com isso, vários sintomas da menopausa são reduzidos. 

De acordo com um estudo de 2005 do Journal of the American College of Nutrition, os níveis de estrona e de estradiol no sangue de mulheres na pós-menopausa aumentaram depois de comer inhame diariamente.

A saber, após a menopausa, tais hormônios são drasticamente reduzidos. Por isso, acredita-se que o aumento deles promovido pelo inhame pode reduzir os sintomas da menopausa.

4. Regula o açúcar no sangue

O inhame pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue de quem sofre de diabetes. Muitos estudos feitos em animais – como por exemplo a pesquisa de 2015 da revista Nutrients – atestam um melhor controle da glicemia depois do consumo de inhame. 

No entanto, mais pesquisas ainda precisam ser desenvolvidas para comprovar este benefício.

5. Diminui cãibras e dores musculares

O inhame parece ter propriedades antiespasmódicas, isto é, que ajudam a diminuir os espasmos musculares. 

  Continua Depois da Publicidade  

De fato, os espasmos são um dos responsáveis pelas cãibras e também por dores musculares associadas à TPM, por exemplo.

6. É nutritivo

O inhame é muito nutritivo, já que ele é rico em vitaminas, minerais e fibras. Apesar de o leite de inhame perder algumas fibras durante o preparo, ele ainda é bastante nutritivo.

Por meio do consumo do leite de inhame, é possível obter minerais como o manganês, o magnésio, o potássio e o cobre. Além disso, vitaminas como a vitamina C, a vitamina B5 e o folato estão presentes no inhame.

Como fazer leite de inhame

O leite de inhame é feito com apenas 2 ingredientes. Veja quais são a seguir e o seu modo de preparo.

Ingredientes:

  • 2 inhames ou 250 g de inhame;
  • 3 xícaras de água filtrada.

Modo de preparo:

O primeiro passo consiste em descascar o inhame cru.

Em seguida, deixe de molho em água por várias horas para que ele amoleça. Ou então, cozinhe em uma panela comum com água por cerca de 20 minutos ou até que ele fique macio.

Aliás, se preferir, você pode descascar o inhame após o cozimento – o que costuma ser bem mais fácil.

Após isso, descarte a água usada no cozimento ou no demolho, pois ela pode conter antinutrientes.

Agora é hora de processar o inhame no liquidificador com 3 xícaras de água filtrada. Se você achar que a bebida está muito grossa, adicione mais água para que o conteúdo fique mais líquido.

Por fim, você deve coar a bebida usando um pano limpo ou um coador de café, por exemplo.

Depois de coar, seu leite vegetal de inhame está pronto! Basta transferir para um recipiente com tampa. 

Você pode conservar a bebida na geladeira por até 4 dias para beber ou usar em suas receitas.

Fontes e Referências Adicionais

Você já experimentou o leite de inhame? Pretende incluí-lo na sua dieta e usá-lo em suas receitas? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média 4,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário