Benefícios do maxixe – Para que serve, como usar, propriedades, receitas e dicas

atualizado em

Você provavelmente já ouviu falar a respeito do maxixe, mas o seu nome científico é Cucumis anguria L. e ele ainda pode ser chamado por outros nomes populares como maxixo e pepino-espinhoso. 

A sua origem é a África, no entanto, ele foi introduzido no nosso país na época do Brasil Colônia. A planta produz frutos que apresentam um formato ovalado e contêm falsos espinhos na pele ou casca. 

Além disso, o seu interior tem sementes pequenas e brancas. Já o seu sabor é suave e o fruto também possui um aspecto crocante quando consumido cru, o que lembra o pepino.

Por falar no pepino, ele e o maxixe são da mesma família (Cucurbitaceae) e do mesmo gênero (Cucumis).

Benefícios do maxixe: para que serve e propriedades

Maxixe
A origem do maxixe vem da África, e ele carrega muitas propriedades benéficas

Pobre em calorias

A boa notícia para quem anda de olho na dieta porque quer perder peso ou ao menos manter a boa forma é que o maxixe não contém muitas calorias. Uma porção de 100 gramas do fruto apresenta apenas 11 calorias. 

  Continua Depois da Publicidade  

Propriedades do maxixe

Alimentos nutritivos e pobres em calorias são uma ótima adição para a dieta, já que fornecem doses de substâncias importantes para o funcionamento do organismo sem a companhia de quantidades excessivas de calorias.

O maxixe é um deles, uma vez que é fonte de fibras, vitaminas do complexo B, vitamina C, zinco, cálcio, ferro, fósforo, magnésio e betacaroteno.

Além disso, o maxixe contém apenas 1,8 g de carboidratos, 1,2 g de proteína e 0,2 gramas de gordura, em sua maioria poli-insaturadas (gorduras boas). 

Fonte de vitamina C

Um dos destaques da composição nutricional do maxixe é a vitamina C, que é um antioxidante. 

  Continua Depois da Publicidade  

Os antioxidantes são nutrientes que bloqueiam parte dos danos causados pelos radicais livres, cujo acúmulo ao longo do tempo está associado ao processo de envelhecimento. Os radicais livres também podem ter relação com doenças como artrite, câncer e doença cardíaca.

Como se não bastasse, a vitamina C é necessária para o crescimento e reparação de tecidos em todo o corpo. O nutriente é importante para a formação da pele, dos tendões dos ligamentos e vasos sanguíneos, além de ser usado na cicatrização de feridas.

O organismo também usa a vitamina C na reparação e manutenção de cartilagem, ossos e dentes. O nutriente ainda contribui com a absorção do mineral ferro.

Fonte de zinco

Outro destaque da composição do maxixe é o zinco, mineral que é necessário para o funcionamento adequado do sistema imunológico, a coagulação sanguínea e a função da tireoide.

Ele atua na divisão celular, no crescimento celular, na cicatrização de feridas e na quebra de carboidratos, além de exercer um papel importante na manutenção da visão.

  Continua Depois da Publicidade  

Durante a gestação e a infância, o organismo precisa de zinco para crescer e se desenvolver adequadamente. O corpo também necessita de zinco para os sentidos do olfato e paladar, ao mesmo tempo em que o mineral melhora a ação da insulina.

Fonte de fibras

O maxixe também é fonte de fibras. Em 100 gramas do maxixe temos 0,6 gramas de fibras.

É importante incluir alimentos com o nutriente na dieta porque as fibras auxiliam a digestão e a prevenir a prisão de ventre. Além disso, elas ajudam a dar saciedade, o que contribui com o controle do peso.

No entanto, quem não está habituado a consumir alimentos com fibras deve adicionar o nutrientes aos poucos na dieta. Isso porque aumentar a ingestão de fibras muito rapidamente pode provocar gases, inchaço e cólicas.

Como usar e receitas

Maxixe cozido
Duas receitas tradicionais em que o maxixe é incluído são o cozido e a maxixada

Tradicionalmente, o maxixe é consumido cozido ou refogado e pode aparecer puro ou ao lado de carnes, abóbora, quiabo, feijão e temperos nos pratos.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, ele pode ser servido cru, na forma de salada, com os frutos raspados. Por falar neles, os frutos do maxixe devem ser consumidos verdes, já que quando estão maduros, eles se encontram fibrosos e amargos. É possível encontrar ainda o maxixe em receitas de sucos e conservas.

Receita de maxixe refogado

Ingredientes

  • 300 gramas de maxixe
  • ½ cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • 1 pitada de sal
  • Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

  1. Lave bem o maxixe e raspe a sua casca, se for do tipo espinhoso.
  2. Corte o maxixe ao meio e reserve.
  3. Coloque o azeite em uma frigideira e leve ao fogo para aquecer. Adicione a cebola, o alho e refogue.
  4. Acrescente o maxixe, a pimenta-do-reino e o sal. Deixe o maxixe refogar em fogo médio por alguns minutos, até que ele fique macio. Desligue o fogo, deixe dar uma esfriadinha e sirva.

Receita de salada de maxixe com cebola

Ingredientes

  • 8 maxixes
  • 1 cebola
  • 2 colheres de sopa de vinagre
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • Sal a gosto

Modo de preparo

  1. Lave bem o maxixe, remova os seus espinhos e raspe a sua casca. Descasque também a cebola.
  2. Corte o maxixe e a cebola em fatias bem finas e transfira-os para uma tigela.
  3. Acrescente o restante dos ingredientes, misture bem para temperar e sirva.

Vídeo relacionado:

Assista ao nosso vídeo para conhecer mais sobre os benefícios do maxixe e aproveite para se inscrever rapidamente no nosso canal com um clique no botão abaixo!

Fontes e referências adicionais
  • Alimentos Regionais Brasileiros, Ministério da Saúde.
  • Vitamin C, MedlinePlus, National Library of Medicine, National Institutes of Health. 
  • Zinc, MedlinePlus, National Library of Medicine, National Institutes of Health. 
  • Dietary Fiber, MedlinePlus, National Library of Medicine, National Institutes of Health. 
  • Zinc in diet, MedlinePlus, National Library of Medicine, National Institutes of Health. 

O que você achou dos benefícios do maxixe para a saúde e boa forma? Pretende incluí-lo na sua dieta agora? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Esther Costa

Esther Costa é nutricionista - CRN-8 13209/P. Graduada em nutrição pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), atua na nutrição clínica com ênfase na nutrição funcional, buscando avaliar o indivíduo em sua totalidade. Está sempre em busca do aperfeiçoamento por meio de cursos e congressos na área. É curiosa, criativa e proativa, e faz parte da equipe de especialistas do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

3 comentários em “Benefícios do maxixe – Para que serve, como usar, propriedades, receitas e dicas”

  1. Gostei de saber as propriedades do maxixe gosto muito e como sempre mas nunca tinha lido sobre ele obrigadoa pelo artigo

    Responder
  2. Excelente informação sobre o maxixe. Já conheço. Mas a partir de agora não vou deixar faltar na minha mesa. Obrigada pela informação.

    Aparecida. Fortaleza -Ce.

    Responder
  3. Amo Maxixe .. bom sober que além de saboroso é muito bom p saúde Não é comum as pessoas conhecerem e consumirem , mas façam isso .. uma dica … carne seca com maxixe !!!

    Responder