Betaína – O Que é, Benefícios, Efeitos Colaterais e Como Tomar

A betaína é um composto químico utilizado há muitos anos no tratamento de muitas doenças e distúrbios corporais. Sua ação no corpo humano é complexa e não foi, ainda, completamente explicada pela ciência. Entretanto, as tendências encontradas até hoje conduzem à esperança de que a betaína pode ser um excelente remédio para uma série de problemas – bem como um excelente suplemento para atletas que buscam o ganho de massa muscular.

O que é Betaína?

A betaína é um composto químico encontrado naturalmente no corpo humano, bem como em muitos animais e plantas. Sua função nos organismos em que é encontrada é em geral a mesma, uma vez que a betaína tem como efeito a retenção de água nas células e a proteção contra condições ambientais desfavoráveis. Isolado pela primeira vez a partir da beterraba, a betaína também é encontrada em boas concentrações nos frutos do mar e no espinafre.

Para que serve a Betaína?

A betaína desempenha um papel central no metabolismo humano. Suas funções são múltiplas, e portanto seus efeitos são numerosos. Entre os benefícios mais conhecidos está a redução dos níveis de homocisteína, um componente claramente relacionado com o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e ósseas como, por exemplo, a osteoporose.

Além disso, a substância é amplamente usada em cremes dentais para tratar os sintomas da boca seca (xerostomia), distúrbio para o qual a aplicação tópica de betaína tem se mostrado um excelente tratamento, uma vez que se relaciona claramente à propriedade da mesma de proteger as células de condições ambientais desfavoráveis.

Os demais supostos benefícios da betaína, para os quais ainda não há confirmação científica sólida, compõem uma lista extremamente numerosa: redução do risco de tumores, tratamento do refluxo gastroesofágico, tratamento de doenças do fígado e da hepatite C e redução do dano causado por raios solares ultravioleta.

O benefício polêmico que nos interessa aqui é, porém, a alegada propriedade da betaína de aumentar a performance em treinos de força e, ao mesmo tempo, a velocidade do ganho de massa muscular.

Betaína para Ganho de Massa Muscular

A principal motivação da crença de que a betaína pode ser benéfica para quem procura ganhar massa muscular é o mecanismo pelo qual ela diminui os níveis de homocisteína. A betaína é capaz de transformar a homocisteína em metionina, e dessa forma aparenta provocar um duplo efeito benéfico.

A homocisteína, cuja atuação se relaciona à diminuição da sensibilidade a insulina, possui efeitos negativos sobre o crescimento muscular e dificulta a perda de gordura. A metionina, por outro lado, é extremamente importante para síntese de proteína e para a produção natural de creatina, cujos efeitos benéficos sobre o crescimento muscular são amplamente conhecidos. Trocar uma pela outra é, portanto, excelente.

Esse raciocínio, bem como algumas confirmações empíricas, recomendam o consumo de betaína por atletas que procurar ganhar massa muscular. Entretanto, como veremos, a eficácia ainda não é garantida.

A Betaína funciona mesmo?

A eficácia da betaína para o tratamento de altas concentrações de homocisteína e para o alívio tópico dos sintomas da boca seca já são cientificamente comprovadas. A sua eficácia como suplemento para o ganho de massa muscular, porém, permanece sob dúvidas.

Os estudos conduzidos para testar a eficácia da betaína como suplemento para hipertrofia muscular não são numerosos. Uma pesquisa atenta poderá notar que mesmo as avaliações mais otimistas baseiam-se em apenas um estudo, publicado no Journal of the International Society of Sports Nutrition. Esse estudo, apesar de dar motivos para sérias suspeitas de que a betaína é eficaz, não é, porém, por si só suficiente para considerar a eficácia comprovada.

Nesse estudo, dois grupos de homens já praticantes de musculação foram submetidos a treinos idênticos por seis semanas, durante os quais um deles consumiu betaína e o outro apenas um placebo. O resultado demonstrou que, enquanto o grupo do placebo não experimentou nenhuma alteração, o grupo que consumiu betaína obteve significativos aumentos na massa muscular e na circunferência do braço, além de diminuir o nível de gordura corporal.

Há, portanto, esperança, mas as dúvidas são muitas. Em primeiro lugar, se a betaína se mostrou efetiva para homens que já treinavam, não se sabe qual será seu efeito sobre homens antes sedentários. Os pesquisadores desse estudo também não foram capazes de determinar precisamente a causa do ganho de massa muscular, uma vez que a variação nos níveis de homocisteína foram baixos. Há quem aponte, ainda, para o polêmico financiamento do estudo, feito pela DuPont – uma empresa que produz betaína.

Muitos atletas experientes, ao notar que a betaína aumenta a síntese natural de creatina, podem se perguntar se a betaína oferece algum benefício para além da creatina, que já é um suplemento consagrado. A pergunta segue, ainda, sem uma clara resposta.

Efeitos Colaterais da Betaína

A betaína é considerada provavelmente segura para crianças e adultos, provocando apenas pequenos efeitos colaterais em alguns casos. Os mais comuns são perturbações estomacais, náuseas e diarreias leves.

Há, porém, grupos que devem evitar a betaína. Em primeiro lugar, não há conhecimento sobre a segurança do consumo de betaína por mulheres grávidas ou lactantes, de modo que recomenda-se que a betaína seja evitada por esses grupos.

Mais definitiva é a advertência para pessoas com altos níveis de colesterol. O consumo de betaína foi identificado como uma causa de aumentos expressivos nos níveis gerais de colesterol em todas as pessoas, de modo que quem já sofre com altos níveis de colesterol pode sofrer sérias complicações.

Como tomar Betaína

A betaína pode ser obtida como suplemento em farmácias de manipulação, e a sua dosagem deve ser determinada por um médico, sobretudo quando o consumo se volta para o tratamento dos altos níveis de homocisteína.

A dosagem normalmente utilizada por atletas para auxiliar no ganho de massa muscular varia de 3g a 4g por dia, normalmente divididas em duas doses iguais. Recomenda-se que essas doses sejam consumidas antes e depois do treino diário principal.

Apesar da betaína poder ser ingerida a qualquer momento, recomenda-se que o consumo seja feito em combinação com algum alimento, de modo a aliviar os possíveis efeitos colaterais no sistema gastrointestinal.

Fontes e Referências Adicionais:

Você experimentaria a suplementação de betaína para ganhar massa muscular, mesmo sabendo que não é completamente comprovada a eficácia? Conhece alguém que faça este uso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (265 votos, média: 3,83 de 5)
Loading...

89 comentários em “Betaína – O Que é, Benefícios, Efeitos Colaterais e Como Tomar”

  1. O que houve com vc foi o fato que o Omeprazol inibe a absorção de vários nutrientes no organismo, principalmente a vitamina B12. Não recomendo ninguém à usar Omeprazol por um longo tempo. A Betaina ajuda sim no tratamento do refluxo…

  2. Tive problemas comprovados de refluxo que além de incomodar a digestão sentia pontadas no peito tipo agulhadas como se fosse um infarto , esse refluxo chegou afetar minha garganta a qual ficou dolorida, fiz tratamento 45 dias com dose máxima de ezometrazol e do meridional que aliviou a digestão mais não a dor na gargantà foi aí que a Doutora disse que aquela dose teria que ter resolvido foi então que comentei com ela sobre a Betaina e ela me disse ser FANTÁSTICO e no segundo dia já tomando a dor da garganta sumiu e a digestão melhorou sem nenhuma outro incomodo como acontecia com o ezometrazol. Já fazem 4 meses que faço uso e até mesmo a performance muscular tem feito diferença é olha que só faço caminhadas.

  3. Tenho gastrite crônica sem a bactéria H.Pilory e como tenho q tomar a Betaina? Pois os remedios convencionais estao demorando demais pra fazer efeito e ja estou a 5 meses nessa peregrinação de dor.

  4. VEJAM NO YOUTUBE OS VIDEOS DO DR. LAIR RIBEIRO

    Indico os videos do Dr. Lair ribeiro no YouTube que indica tomar 1 limão esprimido em 1 copo dagua morna em jejum PARA QUEIMACAO AZIA GASTRITE É OUTRAS.

  5. Depois de tanto pesquisar, a conclusão que cheguei, é que a única maneira de acabar com a gastrite, úlcera, azia e queimação, é o tratamento com o polvilho da batata doce diluído em um copo de água filtrada de 200 ml. Vocês podem tomar por tempo indeterminado, duas vezes por dia: De manhã em jejum e à noite antes de dormir.
    Estou tomando, e meu refluxo, queimação e azia, acabaram.
    Preparo: Descasque uma batata doce tamanho médio, corte em pedaços e coloque dentro do liquidificador com 600 ml de água filtrada e faça o caldo. Depois pegue este caldo e coloque em um pano (tipo pano de prato), e usando uma vasilha por baixo do pano, aperte o pano com o caldo dentro, fazendo o caldo cair na vasilha, e depois deixar este caldo filtrado dentro de uma travessa (vidro ou forma), que depois de 6 horas irá ficar uma massa branca no fundo. Depois jogue a água fora e deixe a massa secar, que irá virar um polvilho. Depois pegue este polvilho e guarde em um frasco. Depois tomar uma colherzinha (do tipo de café) deste polvilho em uma copo de água filtrada com 200 ml, duas vezes ao dia (de jejum pela manhã e antes de dormir à noite).
    Se quiserem pesquisar no Google, é só colocar: Remédio caseiro com a batata doce.

  6. Tomei Betaina e não resolveu mais ajudou um pouco na queimacao, mas achei um remédio bom e que resolveu de verdade e que é bem barato ( chá de oregano ) tomei por alguns dias após as refeições e resolveu de verdade super indico. Qualquer dúvida só na Internet que mostra como fazer.

  7. Tenho hérnia de átomo… tomei Omeprazol durante 2 anos… Apareceu vários sintomas… como fraqueza nas pernas e tremor numa mão… sei hoje que é efeito colateral do mesmo… Betaina é indicado para muitos sintomas posso tomar para o refluxo? Não vai ter o mesmo efeito colateral?

    • Teresa estou tomando a Betaína hcl há quase 2 meses para tratar refluxo e está sendo ótimo! Omeprazol não resolveu pra mim! Mas a Betaína sim! Então, não custa nada vc testar! Mas, vá acompanhando no dia-a-dia os efeitos , faça exames periódicos, acredito que mais mal do que o Omeprazol não vai fazer, ok! Melhoras?

  8. Gostaria de saber se nutricionista pode prescrever betaina. Eu vi q é uma enzima. Vou passar em consulta e queria pedir a receita para manipular, pois não achei em farmacias

    • Olá Gena.
      Já tomei a Betaína em jejum e provocou uma azia muito forte, o mesmo aconteceu após as refeições. A modo em que produziu bons efeitos contra o refluxo, azia e má digestão, foi tomar a Betaína no meio das refeições. Saúde para você!

  9. Para saber se vc tem falta de ácido no estômago procure o teste do bicarbonato na internet… é bem simples e vc vai descobrir se é falta de ácido

  10. Como pedir esse remédio betaína para os médicos, se eles próprios não conhecem ,como vou manipular se ninguém conhece! tenho azia e quero saber como faço para tomar? e qual a mg?

  11. Estou tomando a betaína de 600mg depois das principais refeições, está sendo ótimo.
    Melhorou muito minha azia, mas tive que parar com o café pois esse era o pior.
    Hoje os sintomas de azia são quase zero.
    Sinto que ajuda sim no emagrecimento e ganho de massa magra.
    Para ajudar tenho caminhado uma hora todos os dias, é essencial que façamos atividade física.

  12. Eu pedi a manipulação da betaína com 180 cápsulas com 333mg cada unidade. Pelo fato da minha esposa queixar de refluxo (principalmente na aproximação da menstruação) sempre reclama que comendo qualquer coisa, principalmente na hora de ir para cama dormir, estes sintomas tem feito com que ela force arroto para aliviar a formação de gases. Como foi possível aliviar as dores causadas pelos gases com o cloridrato, continuo a ficar apreensivo com o resultado me trazer certa preocupação.

  13. Galera é um seguinte.tem outros métodos de curar gastrite.compre batatas grandes tome o suco da batata em jejum antes da refeição da manhã e à noite também o mesmo procedimento tome esse santo remédio 2 a 3 meses que o estômago vai ficar zerado

  14. Olá eu tenho problema de má digestão será que a Betaina HCL ajuda resolver meus problemas? desde já fica meus agradecimento.

  15. Boa tarde!
    Eu tenho gastrite, refluxo e muita azia a mais de 15 anos e faço uso de omeprazol durante esse tempo todo e não consigo curar o problema. Estive pesquisando sobre a Betaína e acredito que meu problema seja falta de ácido no estômago, mas os médicos não me falam isso, só pedem para eu continuar tomando o omeprezol. A minha pergunta é, eu posso tomar a betaína sem prescrição médica ? Obrigado.

    • Olá, A betaína pode ser obtida como suplemento em farmácias de manipulação, e a sua dosagem deve ser determinada por um médico. Apresente sua pesquisa e ideia aos médicos!

    • Estou tomando comprei no mercado livre comprei a 300 mg fiquei com medo de tomar na hora mais pesquisei muito e vi que ela é ótima para várias funções em nosso corpo e mesmo com medo tomei e me sinto muito bem acabou com minha gastrite Graças a Deus
      Aqui na minha cidade cacoal em Rondônia as farmácias e outros falam que não sabem o que é esse remédio pois acredito que se eles falarem param de ganhar dinheiro vendendo prazos e outros que não ajudam em nada, enquanto dependemos dos remédios das farmácias seremos doentes pois essa é a forma deles irricarem cada vez mais

    • Omeprazol, destrói o suco gástrico do estômago. É um veneno. Mudar para Betaína, uma cápsula durante as refeições, resolverá o refluxo e a queimação estomacal. Vc pode comprar pela internet ou na farmácia de manipulação.

  16. Para todos os casos que estou vendo aqui, recomenda-se uma reeducação alimentar, cortando frituras, gorduras, manteigas, café, suco de laranja, abacaxi e frutas ácidas, exceto o limão. Recomenda-se fazer o uso de: 1 copo com àgua morna e meio limão em jejum; uma colher de leite de magnésia na hora de ir dormir; duas colheres de vinagre de maçã em uma xícara de café com agua natural; fazer uso da espinheira santa. Banir o Omeprazol.

  17. estou tomando betaina.2 capsulas ao dia .esta sendo muito bom,pois tenho refluxo e gastrite.mandei manipular
    betaina 300mg

  18. Estou começando a tomar betaina 350 hoje porque sofro muito com refluxo e ele está prejudicando muito meus dentes, nariz, ouvidos e garganta. A mucosa da minha boca está inflamada e parece queimadura, doi. Meu nariz com constante coriza. Minha garganta está constantemente irritada. Será que alguém já passou por isto. A betaina resolveu?

    • Leila pelo jeito você está precisando com urgência fazer uma reeducação alimentar! Há mais de 90% de chance de seus sintomas serem causados por uma ma alimentação, não é tanto questão de quantidade e sim de qualidade. A betaína pode ajudar, mais mudar os hábitos alimentares é essencial pra se manter a saúde. Pesquise mais sobre medicina natural alimentação saudável (não esquecendo da máfia da indústria médica farmacêutica)! Boa sorte pra você.

    • Sim….eu estava assim até a garganta doia……podia comprar. quase nada…….tô. tomando a net ainda 350mg e melhorei totalmente……vou continuar por uns e meses….faz na manipulação.

    • Eu estava assim, a garganta doia, tudo queimava…estou tomando a betaina manipulada 300mg nas principais refeições….começo a comer…paro…tomo o remedio e continuo a refeiçao…..vou fazer por três meses…e um alívio muito grande!

    • Olá leila…
      estes sintomas sao sim indicativo de refluxo.. um refluxo que nao causa azia…
      pigarro na garganta, tosse, retrotração dental, ronquidão.
      indico consultar medico gastro fazer manometria.

  19. Olá, o cloridrato de betaina pode ser comprado em lojas de produtos naturais? ou só encontramos em farmacias de manipulaçao?

  20. ola meu nome e elson e tenho refluxo estou tratando com cloridrato de betaina 300mg 2x ao dia sempre durante as refeicoes.tomer por 3 meses no inicio.c sentir melhoras tomer por mais 3 meses.

    • Estou tomando betaina hcl pra refluxo, e acho que está me inchando muito,ou será só coisa da cabeça e meu inchaço é outro motivo

  21. Triglicérides 218, colesterol total 138. Será que posso fazer uso do cloridrato de betaina? E onde posso encontrar pra comprar em Goiânia? Obrigada

  22. Olá, meu nome é Cristiane, tenho refluxo e estou sofrendo muito, ouvi falar que a Betaína trata refluxo, mas não sei como tomar e quantos tempo posso tomar, alguém poderia me ajudar?

  23. Eu acho de essas coisas não devem ser consumidas sintetizadas, mas comer os alimentos que as contem para que o organismo absorva na dose certa. É como chupar cana e comer o açúcar.

  24. Tenho refluxo, e meu colesterol total é de 220 . Esse colesterol sempre é nessa média. Posso tomar o cloridrato de Betânia? Se puder qual a dosagem e como tomar. Obrigada

    • Aldo, a betaína hcl, é usada para hipocloridria, que é o que dá ao sintoma de azia e refluxo. A anidra é para hipertrofia, mas há controvérsia.
      Ah, as dosagens também diferem muito

      • Vejo muitos lugares indicando a betaína hcl para hipertrofia..
        Tem alguma literatura falando sobre essa diferença entre Betaína Anidra e a hcl?

Deixe um comentário