Bicarbonato Clareia os Dentes Mesmo?

O bicarbonato de sódio parece ser um daqueles compostos que podem ser usados em tudo. Ele pode ser adicionado em receitas, pode ser utilizado como antiácido, pode ser adicionado em soluções para limpar a casa e há quem afirme que ele também clareia os dentes de forma natural.

Será que o bicarbonato clareia os dentes mesmo? Além de mostrar se aplicar bicarbonato nos dentes realmente funciona, vamos dar algumas dicas de saúde bucal e de soluções naturais para deixar os dentes mais brancos do que nunca.

Por que os dentes amarelam?

Talvez sua maior dúvida seja em relação ao amarelamento dos dentes. Mesmo aqueles que escovam muito bem os dentes podem sofrer com esse problema estético.

Existem muitos fatores que podem deixar os dentes sem brilho ou manchados. O consumo de alguns alimentos – principalmente aqueles que apresentam corantes naturais ou artificiais – podem manchar o esmalte dos dentes, que é a camada externa que protege e reveste os dentes. O acúmulo de placas bacterianas também pode tornar os dentes amarelados.

Assim, os hábitos alimentares e de higiene bucal são os principais responsáveis pelo amarelamento dos dentes.

Bicarbonato

O bicarbonato de sódio é um sal muito comum que tem os mais diversos usos, podendo ser aplicado na culinária, no alívio da indigestão, na limpeza doméstica e até na saúde bucal. Mas será que é tudo isso mesmo?

O que sabemos é que o bicarbonato de sódio é um ingrediente muito comum em diversos cremes e clareadores dentais encontrados no mercado. Não é à toa que tantas pessoas vêm tentando clarear os dentes usando pastas caseiras feitas com bicarbonato de sódio.

Mas será que o objetivo do bicarbonato na pasta de dente é realmente branquear os dentes ou existe outra função por trás disso?

Bicarbonato clareia os dentes mesmo?

O bicarbonato é um abrasivo suave que ajuda a remover manchas de diversas superfícies, incluindo a superfície dos dentes, fazendo com que eles fiquem mais brancos do que antes. Desta forma, a resposta é sim. O bicarbonato clareia os dentes mesmo.

No entanto, não se trata de um clareamento profundo. Se as manchas nos dentes forem muito antigas ou profundas, apenas o bicarbonato de sódio não será eficaz no clareamento dental.

Para preparar uma pasta de bicarbonato é necessário:

  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
  • Cerca de 1 a 2 colheres de chá de água.

Depois de formar a pasta, ela deve ser usada para escovar os dentes por pelo 1 minuto. O indicado é fazer isso a cada 2 dias para clarear manchas superficiais nos dentes e diminuir o acúmulo de placa bacteriana.

Alguns problemas relacionados ao uso de bicarbonato de sódio nos dentes

Agora que já sabemos que bicarbonato clareia os dentes mesmo, vale ressaltar que existem alguns cuidados que devem ser tomados com o uso contínuo de bicarbonato nos dentes, pois o uso em excesso e constante pode causar alguns efeitos colaterais.

O uso de bicarbonato de sódio com alta frequência pode causar danos ao esmalte natural que reveste os dentes. Assim, não é recomendado usar o bicarbonato de sódio nos dentes todos os dias.

Além disso, o bicarbonato não é capaz de substituir a pasta de dente tradicional devido à ausência de flúor, que é uma substância importante para deixar os dentes mais fortes e para ajudar a prevenir cáries dentárias.

Outro problema relacionado ao uso de bicarbonato de sódio diretamente nos dentes tem a ver com as pessoas que usam aparelhos ortodônticos fixados com cola. A abrasividade do bicarbonato pode amolecer a cola e fazer com que o aparelho se solte dos dentes.

Branqueamento seguro e profundo dos dentes

O mais indicado é procurar um dentista de sua confiança para determinar o melhor tratamento para deixar os dentes mais brancos com segurança. De acordo com a American Dental Association, qualquer produto realmente eficaz no clareamento profundo dos dentes deve conter peróxido de hidrogênio e peróxido de carbamida em sua composição.

Segundo especialistas, para que manchas profundas sejam removidas, é preciso que o produto penetre nos dentes e quebre as moléculas que causam a mancha. Isso faz com que a parte interior dos dentes seja clareada, resultando em um branqueamento profundo nos dentes.

Soluções naturais para clarear os dentes

Embora existam muitos produtos indicados pelos dentistas para clarear os dentes, muitos deles são caros e isso faz com que cresça cada vez mais o interesse por métodos naturais e mais baratos de clareamento dental.

Alguns deles são listados a seguir e, como envolvem o seu uso, baseiam-se no fato de que o bicarbonato clareia os dentes mesmo:

– Peróxido de hidrogênio com bicarbonato de sódio

A mistura de peróxido de hidrogênio com bicarbonato de sódio é capaz de formar uma pasta que pode ser aplicada sobre os dentes. O ideal é usar aproximadamente 2 colheres de sopa de solução de peróxido de hidrogênio com 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio e misturar até formar uma pasta.

Com a pasta formada, é possível escovar os dentes usando uma escova tradicional ou passar a mistura sobre os dentes com os dedos mesmo. É importante deixar a pasta agir por aproximadamente 1 minuto antes de enxaguar e realizar o procedimento apenas algumas vezes por semana para evitar danos aos dentes.

É importante enxaguar muito bem a boca para garantir que nenhum resíduo sobrou na boca. O uso exagerado de bicarbonato de sódio pode quebrar o esmalte do dente e causar sensibilidade excessiva. Desta forma, prepare a pasta de bicarbonato com peróxido de hidrogênio exatamente como indicado e limpe muito bem a boca depois da aplicação.

– Óleo de coco com bicarbonato de sódio

Serão necessárias 1 colher de sopa de óleo de coco e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio. Depois de misturar os ingredientes, basta usar a mistura na escova de dentes e conduzir uma escovação suave por ao menos 2 minutos. É recomendado fazer isso de 2 a 3 vezes por semana.

A presença do óleo de coco faz com que placas bacterianas que deixam os dentes amarelados não se acumulem na boca por causa da atividade antimicrobiana deste óleo essencial, que quando misturado com o bicarbonato, pode deixar os dentes ainda mais brancos.

– Vinagre de maçã com bicarbonato de sódio

O vinagre de maçã também apresenta propriedades naturais de clareamento. Ele também pode ser usado junto com o bicarbonato de sódio para remover manchas e deixar os dentes mais brancos.

Além de aplicar a mistura de vinagre com bicarbonato nos dentes, é possível fazer um gargarejo apenas com vinagre de maçã, mas o mais eficaz é misturar com o bicarbonato na proporção de 2 partes de vinagre de maçã para cada parte de bicarbonato de sódio algumas vezes por semana.

– Outros métodos

Apesar de não existirem evidências científicas para provar a eficácia e a segurança desses métodos, há relatos de que escovar os dentes com carvão ativado ou argila e que esfregar os dentes com cascas de frutas como a banana, o limão ou a laranja ajudam a deixar os dentes brancos.

Como mencionado, o óleo de coco tem efeito bactericida e pode ajudar a reduzir as manchas nos dentes. Se misturado com um pouco de folhas de hortelã-pimenta trituradas, a remoção de bactérias encontradas na superfície dos dentes que deixam os mesmos amarelados é facilitada. Não existe quantidade certa, e por não ser abrasivo, o óleo de coco pode ser utilizado diariamente sem o risco de efeitos colaterais.

Outro método que costuma funcionar bem é misturar ½ colher de chá de bicarbonato de sódio na sua pasta de dente e escovar os dentes normalmente, potencializando o efeito do creme dental.

Dicas de saúde bucal

Embora seja importante esteticamente para algumas pessoas, o clareamento dos dentes não deve ser a prioridade.

O principal objetivo deve ser sempre preservar a saúde bucal por meio da higiene adequada. Algumas dicas para manter a saúde dos dentes em dia, evitando não só o seu amarelamento, mas diversos problemas de saúde dental, são:

1. Limitar o consumo de alimentos e bebidas que contenham corantes

O consumo de bebidas como café, refrigerante e vinho tinto, por exemplo, pode prejudicar a coloração dos dentes.

Evitar ingerir esse tipo de bebida pode ajudar a evitar dentes amarelados. O mesmo vale para fumantes que podem ter os dentes manchados por causa da nicotina.

2. Ingerir mais frutas e verduras

Ter uma alimentação rica em frutas, vegetais e verduras pode beneficiar a saúde dos dentes. Isso porque muitos desses alimentos ajudam a limpar os dentes e remover as bactérias dos dentes durante a própria mastigação.

Morangos e abacaxis são os que mais parecem ajudar a deixar os dentes mais claros. Vegetais e verduras cruas também auxiliam na limpeza dos dentes.

3. Limitar o consumo de açúcar

A redução na ingestão de açúcar também pode ajudar a ter dentes mais brancos. De acordo com um estudo publicado no periódico científico Journal of Dental Research, uma dieta rica em açúcar facilita o crescimento de bactérias do tipo Streptococcus mutans, que é a principal bactéria responsável por causar placa bacteriana e gengivite.

Se não conseguir eliminar de vez o açúcar da sua dieta, ao menos escove os dentes assim que possível.

4. Consumir mais cálcio

A descoloração dos dentes muitas vezes é causada pela erosão do esmalte dentário que expõe a dentina, substância de cor amarela que fica por baixo do esmalte do dente.

O consumo de mais cálcio ajuda a fortalecer o esmalte dos dentes e prevenir sua erosão, o que ajuda a manter os dentes mais brancos. Sugestões de alimentos ricos em cálcio incluem o leite e seus derivados e o brócolis.

5. Realizar a higienização correta

O acúmulo de placa nos dentes é um dos principais responsáveis pelos dentes amarelados. A escovação frequente e o uso diário do fio dental ajuda a manter a higiene adequada e a reduzir a quantidade de bactérias na boca, o que previne o acúmulo de placa bacteriana.

Tanto a escovação quanto o uso do fio dental têm sua importância, já que o creme dental é o responsável por esfregar os dentes suavemente, enquanto o fio dental ajuda a remover resíduos mais difíceis e bactérias que podem levar ao surgimento de placa bacteriana.

6. Visitar um dentista regularmente

Ir a um dentista ainda é a melhor solução para tratar da saúde e da estética dental. Ainda que os tratamentos dentários em geral não sejam baratos, é essencial cuidar da saúde dos dentes com a supervisão de um profissional qualificado que vai te ajudar não só a tratar problemas já existentes como a evitar problemas de saúde bucal.

Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar que usar bicarbonato clareia os dentes mesmo? Já experimentou? Qual foi o resultado? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário