Bicarbonato no Cabelo é Bom Mesmo?

O uso de bicarbonato no cabelo ganhou destaque com a ascensão do método “baixo poo” – ou “low poo” em inglês – que basicamente consiste em lavar os cabelos com produtos menos agressivos aos fios.

Vários relatos indicam que o bicarbonato de sódio aplicado no cabelo pode substituir os shampoos comerciais, sendo capaz de remover os resíduos, reduzir a oleosidade além de deixar os fios mais suaves e brilhantes.

No entanto, alguns adeptos do bicarbonato no cabelo alegam que – a longo prazo – o composto pode causar danos graves no cabelo. É com o intuito de esclarecer essa situação e mostrar se o bicarbonato no cabelo é bom mesmo que escrevemos esse artigo.

Vamos conferir quais são os benefícios e os riscos de usar o bicarbonato para cuidados com o cabelo logo abaixo.

Bicarbonato de sódio no cabelo

O sonho de muitas pessoas é ter cabelos impecáveis. É melhor ainda quando cabelos bonitos e saudáveis podem ser mantidos com o uso de um composto natural como o bicarbonato de sódio. Porém, natural não é sinônimo de seguro, e é muito importante pesquisar bem sobre qualquer produto antes de iniciar seu uso.

O bicarbonato de sódio tem diversas aplicações na culinária, na pele e até mesmo no alívio de algumas condições de saúde como a azia. Mais um uso que vem se destacando é a aplicação do bicarbonato no cabelo para promover uma limpeza profunda nos fios sem a necessidade de shampoos agressivos e repletos de compostos químicos derivados do petróleo.

Apesar de muitos relatos de que o bicarbonato pode realmente ajudar a deixar os cabelos mais limpos, os médicos ainda não sabem se isso é realmente uma prática saudável para os fios e para o couro cabeludo devido à escassez de evidências científicas.

Possíveis benefícios do bicarbonato de sódio no cabelo

1. Controle da oleosidade e limpeza

Quando dissolvido em água, o bicarbonato de sódio pode ajudar na redução da oleosidade e na remoção de resíduos de shampoos, condicionadores e cremes do couro cabeludo. O resultado é um cabelo mais limpo, macio e brilhante.

2. Ação esfoliante

O bicarbonato em pó aplicado no cabelo pode atuar como um agente esfoliante que ajuda a eliminar células mortas do couro cabeludo.

3. Natural

Os adeptos da técnica “low poo” podem se beneficiar do uso do bicarbonato de sódio já que, além de ser mais barato, o bicarbonato não contém aditivos derivados do petróleo como a maioria dos shampoos comerciais.

Como usar

Como não existem estudos que atestem os benefícios do bicarbonato no cabelo, não existe uma maneira certa de usar. Como regra geral, sugerimos testar um pouco de bicarbonato de sódio em alguma das formas abaixo e observar como o seu cabelo reage antes de espalhar o produto por todo o comprimento dos fios.

– Bicarbonato em pó

O bicarbonato de sódio em pó é muitas vezes utilizado como uma espécie de shampoo seco para esfoliar o couro cabeludo, removendo o excesso de oleosidade e de células mortas.

No entanto, o bicarbonato de sódio é abrasivo e pode deixar tanto os cabelos quanto o couro cabeludo ressecados e é melhor evitar usá-lo sozinho, principalmente se o cabelo já for naturalmente seco ou quebradiço.

– Bicarbonato no shampoo

Algumas pessoas adicionam bicarbonato no shampoo para minimizar o ressecamento. Ao usar o bicarbonato junto com o shampoo, tanto pessoas com cabelos oleosos quanto com cabelos secos podem usar o produto.

Porém, as pessoas com o cabelo mais seco devem enxaguar bem os fios e passar um bom condicionador ou óleo de coco no cabelo, por exemplo, para hidratar bem o couro cabeludo e evitar o ressecamento excessivo que pode ser causado pelo bicarbonato.

– Bicarbonato e vinagre de maçã

Logo depois de lavar o cabelo com bicarbonato de sódio, algumas pessoas enxaguam os fios com vinagre de maçã no cabelo. A justificativa é que o pH alto do bicarbonato de sódio seria neutralizado pela acidez do vinagre, o que deixaria o pH do couro cabeludo mais próximo do pH natural.

Porém, os relatos sobre o uso de bicarbonato de sódio e vinagre de maçã no cabelo não são muito animadores. Várias mulheres afirmam que os cabelos ficaram mais fracos e frágeis após a aplicação a longo prazo desses produtos no cabelo.

Usar bicarbonato no cabelo é bom mesmo?

Não existem evidências que atestem que o bicarbonato de sódio pode deixar o cabelo mais limpo, macio ou brilhante, mas existem muitos estudos que indicam que usar bicarbonato no cabelo e na pele pode causar danos e irritação.

A explicação para esses danos tem a ver com as características do nosso couro cabeludo e do bicarbonato.

O couro cabeludo apresenta um pH levemente ácido – cerca de 5,5 – e o fio de cabelo tem um pH de aproximadamente 3,7, que é bem mais ácido. O ideal para a saúde do nosso cabelo é aplicar produtos que possam preservar ao máximo o pH natural da região. Porém, o bicarbonato de sódio tem um caráter alcalino que confere a ele um pH próximo de 9,0, que é muito superior do que o pH natural dos fios e do couro cabeludo.

Danos que podem ser causados pelo bicarbonato no cabelo

Uma pesquisa sobre os efeitos do pH dos shampoos no cabelo publicada em 2014 no International Journal of Trichology mostra que produtos com pH alto – como o bicarbonato de sódio – podem aumentar o frizz, a irritação, o dano na cutícula dos fios, a quebra de cabelo e a secura.

– Frizz

O alto pH faz com que ocorra um aumento da eletricidade estática e do atrito entre as fibras capilares, o que prejudica essas fibras e resulta no frizz.

– Irritação no couro cabeludo

O bicarbonato pode irritar e muito o couro cabeludo e deve ser especialmente evitado por pessoas com couro cabeludo seco, pele seca ou eczema.

– Dano na cutícula dos fios

Outro estudo publicado em 2015 no International Journal of Trichology mostra que o bicarbonato de sódio abre as cutículas do cabelo aumentando a absorção de água. Apesar de a umidade ser boa para o cabelo, o excesso de umidade pode enfraquecer os fios e danificar as cutículas.

– Quebra de cabelo

A presença de minúsculos cristais de sal abrasivos no bicarbonato de sódio faz com que ele seja agressivo aos fios. Esses pequenos cristais podem danificar as fibras do cabelo, causando as pontas duplas ou quebrando os fios.

– Ressecamento

Apesar de realmente ajudar a deixar o cabelo mais limpo, o bicarbonato acaba removendo óleos naturais, o que pode causar ressecamento. O excesso de oleosidade pode deixar o cabelo oleoso e com aspecto desagradável. No entanto, o óleo é essencial para manter o couro cabeludo. Ao remover todo o óleo do cabelo, o bicarbonato pode deixar o mesmo sem brilho e ressecado, além de aumentar a fragilidade dos fios.

O mesmo raciocínio é valido para a nossa pele que apresenta um pH médio também de 5,5. Um estudo já antigo de 1997 publicado no periódico Pharmacology and Treatment indica que o uso de um sabão alcalino com pH igual a 9,5 reduz de forma significativa a oleosidade da pele, mas ao mesmo tempo causa irritação.

Bicarbonato no cabelo faz mal?

Esses estudos não anulam os benefícios do bicarbonato no cabelo, mas também não comprovam que ele é um bom composto para passar com frequência nos fios. Ele, de fato, ajuda a promover uma limpeza profunda e remover a oleosidade do couro cabeludo.

No entanto, seu uso frequente e a longo prazo pode reduzir muito a oleosidade natural do cabelo, deixando o couro cabeludo ressecado e irritado.

Vale o risco?

Se o seu cabelo é extremamente oleoso, vale fazer um teste em uma pequena porção do cabelo para verificar se o resultado é satisfatório e se os fios não vão ficar muito ressecados ou fragilizados.

Ainda que pessoas com cabelos muitos oleosos optem por usar o bicarbonato de sódio como uma maneira natural de controlar a oleosidade, é importante usar o composto por pouco tempo e com bastante cuidado.

Mas, em geral, o bicarbonato de sódio não é a melhor escolha para a maioria das pessoas, já que um pH tão alto pode prejudicar bastante o cabelo. Além disso, quando usado por longos períodos de tempo, a oleosidade natural do cabelo pode ficar comprometida, tornando os cabelos frágeis e quebradiços.

Cuidado

Vale lembrar que o bicarbonato de sódio pode ser bom se usado em pouca quantidade e no máximo uma vez por semana.

Vários blogs na internet indicam que, ao fazer a diluição adequada em água, o pH do bicarbonato reduz e passa a ser um bom aliado nos cuidados com o cabelo. No entanto, adicionar água apenas reduz a concentração do bicarbonato, mas não altera o pH.

É bom ressaltar mais uma vez que, devido ao alto pH, o bicarbonato pode alterar a oleosidade natural do cabelo e, por isso, ele não é um produto para ser usado diariamente, mas sim quando uma limpeza mais profunda for necessária.

Outras opções naturais para os cabelos

A American Academy of Dermatology recomenda que o ideal para ter cabelos saudáveis é sempre escolher um shampoo baseado no seu tipo de cabelo.

Se a sua preferência é por produtos naturais, existem outras opções além do bicarbonato. Algumas sugestões incluem:

1. Aloe vera

O Aloe vera ou babosa contém uma enzima que estimula os folículos capilares a crescer. A substância também pode reduzir o ressecamento e a irritação no couro cabeludo.

2. Óleo de coco

Ótima opção para cabelos secos devido ao seu alto poder de hidratação. O óleo de coco pode ajudar a selar as cutículas, preservando a umidade dos fios.

3. Óleo de jojoba

O óleo de jojoba é bem parecido com o óleo produzido pelo próprio couro cabeludo. Dessa forma, sua aplicação pode ajudar a equilibrar a produção de oleosidade, além de também ser ótimo para evitar o ressecamento.

Na dúvida sobre o que é melhor para o seu cabelo, procure um dermatologista, que é o profissional que pode avaliar o seu couro cabeludo e indicar os melhores produtos para que seus cabelos fiquem saudáveis, bonitos e macios.

Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar do uso de bicarbonato no cabelo? Conhece alguém que tenha tido bons resultados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 4,75 de 5)
Loading...

1 comentário em “Bicarbonato no Cabelo é Bom Mesmo?”

  1. Texto extremamente longo, repetitivo em excesso. Ufa!!!Tem gente que ao invés de ser objetivo, alongam demasiadamente o assunto, sem necessidade alguma. Seja mais objetivo, caramba!

Deixe um comentário