Vinagre de Maçã no Cabelo é Bom Mesmo? Para Que Serve?

O vinagre de maçã tem diversas propriedades interessantes como a presença de enzimas e bactérias que são benéficas para o processo digestivo e que auxiliam na perda de peso e no controle dos níveis de colesterol, por exemplo. Além disso, o vinagre pode ser usado para tratamentos tópicos na pele e no cabelo.

Não importa o tipo de fio, o vinagre de maçã traz diversos benefícios para a saúde do cabelo. Vamos conferir abaixo se usar o vinagre de maçã no cabelo é bom mesmo e quais são os benefícios de aplicar esse produto nas madeixas, além de, é claro, dar dicas de como usar o produto no cabelo.

Vinagre de maçã no cabelo

Hoje em dia, os produtos para tratamento capilar costumam ser um mix de diversas substâncias químicas, algumas benéficas e outras que trazem alguns danos aos cabelos. Por esse motivo, muitas pessoas vêm buscando alternativas naturais para deixar os cabelos bonitos sem maltratar os fios com procedimentos e produtos tóxicos.

Assim, o vinagre de maçã surgiu como uma alternativa natural e também econômica para tratar os cabelos. O vinagre de maçã é feito através de um processo de fermentação da maçã, que a enriquece com microorganismos vivos, minerais e ácido saudáveis.

Para que serve?

Mas afinal, por que o vinagre? Para que serve este produto? O vinagre de maçã apresenta diversas propriedades benéficas para a saúde do cabelo. Vamos destacar em seguida os principais benefícios e usos do vinagre de maçã no cabelo.

1. Equilíbrio do pH e sebo do cabelo

O cabelo e o óleo natural presente no couro cabeludo (sebo) têm um valor de pH que varia de 4,5 a 5,5, que são valores de pH ácido. Quando o pH é mantido dentro desse limite, o couro cabeludo fica protegido contra o crescimento de fungos e bactérias, o que garante cabelos saudáveis. Porém, muitos produtos para os cabelos acabam perturbando esse pH natural do couro cabeludo, afetando as cutículas dos fios e as condições do couro cabeludo.

O vinagre de maçã tem como seu componente principal o ácido acético, que tem um valor de pH muito próximo ao do couro cabeludo humano. Dessa forma, ao enxaguar regularmente o cabelo com o vinagre, temos o benefício de ajudar a regular o pH natural do couro cabeludo, o que é importante principalmente se seu cabelo for oleoso.

2. Propriedades antibacterianas e antifúngicas

O ácido acético presente no vinagre de maçã é um antimicrobiano potente capaz de matar bactérias e fungos, que são os principais responsáveis por causar caspas e perda de cabelo. Assim, usar vinagre de maçã no cabelo cria um ambiente hostil para fungos e bactérias que podem trazer danos às madeixas. Lavar o cabelo pelo menos uma vez por semana com vinagre de maçã pode ser o suficiente para se livrar das caspas.

3. Limpeza e clarificação

O uso de tantos produtos diários no nosso cabelo como géis, sprays, pomadas, máscaras, cremes e outros pode levar ao acúmulo de produtos nos fios e no couro cabeludo. Esse resíduo que acaba ficando no cabelo pode deixar os fios opacos e sem vida.

Ao usar vinagre de maçã no cabelo, é possível fazer uma limpeza profunda e melhorar o aspecto e saúde dos fios. O ideal é que você aplique o vinagre de maçã e deixe agir por pelo menos 3 minutos, que é o tempo sugerido por estudos científicos que mostraram que esse é o tempo mínimo que o vinagre precisa para quebrar a estrutura molecular do resíduo, permitindo que ele seja mais facilmente eliminado.

4. Definição de cachos

O vinagre de maçã também é ótimo para as meninas que têm cachos. Ele melhora a elasticidade dos fios, deixando os cachos mais bonitos. Além disso, ao contrário dos produtos específicos para cachos disponíveis no mercado, o vinagre não deixa os cabelos com um aspecto de fios pesados. Isso significa que o movimento natural dos cabelos é mantido.

5. Desembaraçador

O vinagre também é usado como uma alternativa a condicionadores, ajudando a desembaraçar e a selar as cutículas dos fios. A sua acidez natural ajuda a suavizar as cutículas, facilitando o penteado dos cabelos.

6. Redução de frizz

Pessoas com cabelo crespo são as que mais sofrem com o frizz. O frizz é causado por cutículas do cabelo que se “levantam” e ficam arrepiadas no couro cabeludo. Ao aplicar vinagre de maçã no cabelo, ocorre um tipo de alisamento das cutículas, o que deixa o cabelo mais suave e diminui o frizz.

7. Brilho

A posição da cutícula dos fios tem relação direta com o brilho. Isso porque a sua posição afeta as propriedades dos fios quanto à reflexão da luz. Desta forma, quando a cutícula está para baixo, como ocorre logo após uma lavagem com vinagre de maçã, o cabelo tem maior capacidade de refletir a luz, dando uma aparência de cabelos brilhantes e saudáveis.

8. Redução da porosidade do cabelo

A porosidade do cabelo tem a ver com a penetração de umidade nos fios. Assim, cabelos “ideais” permitem que quantidades necessárias de umidade entrem na cutícula externa dos fios. Já os cabelos mais porosos absorvem o líquido rapidamente e em maiores quantidades e também perdem essa umidade mais rapidamente que outros tipos de cabelo com menor porosidade. Dessa forma, uma porosidade alta causa diversos danos capilares, como cabelos secos e sem vida, por exemplo.

Diversos tratamentos químicos e exposição excessiva ao sol e calor danificam o cabelo e aumentam sua porosidade. Algumas vezes, os danos são irreversíveis, deixando os fios fracos e propensos a cada vez mais danos.

Embora não seja um processo reversível, é possível amenizar esse problema de alta porosidade usando o vinagre de maçã. Ele atua suavizando a cutícula e minimizando os danos. Para tentar alterar a porosidade do cabelo alterada por tratamentos químicos como escovas progressivas, por exemplo, deixe o cabelo crescer e evite que o novo fio sofra o mesmo dano.

– Teste de porosidade

Um teste simples e interessante para testar a porosidade do seu cabelo consiste em colocar uma mecha de cabelo limpo em um copo de água. Se ele afundar imediatamente, a porosidade do seu cabelo é alta. Se ele flutuar até a metade do copo, a porosidade é normal. Se o fio flutuar em direção ao topo do copo e demorar para afundar, o seu cabelo apresenta baixa porosidade.

9. Estimula o crescimento e previne a perda de cabelo

O vinagre de maçã estimula a circulação sanguínea nos folículos pilosos, o que é vital para estimular o crescimento do cabelo e prevenir a quebra do mesmo. Além disso, uma melhor circulação ajuda no transporte adequado de nutrientes essenciais para as células presentes nos folículos capilares, fortalecendo a raiz e promovendo o crescimento do cabelo.

10. Evita pontas duplas e quebradiças

Ao usar vinagre de maçã no cabelo regularmente, você remove naturalmente os emaranhados do cabelo, ajudando a fechar as cutículas, melhorar a porosidade e a deixar os fios mais fortes. Como consequência, temos uma redução na quantidade de pontas duplas e uma redução drástica na quebra dos fios.

11. Rico em vitaminas

O vinagre de maçã é repleto de vitaminas e minerais que são bons para o cabelo, como a vitamina B e a C. Alguns estudos sugerem que o vinagre contém ácido alfa-hidróxi ou hidroxiácido, que ajuda a esfoliar a pele do couro cabeludo e tem propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a diminuir a caspa.

Como Usar

O primeiro segredo está no tipo de vinagre. Existem marcas que pasteurizam o produto, deixando-o mais claro e, consequentemente, com menos propriedades benéficas. O ideal é escolher vinagres rotulados como orgânicos, crus e não filtrados. Em seguida, temos um breve passo a passo de como aplicar o produto nos cabelos.

  1. Prepare a solução: Para usar o vinagre de maçã no cabelo, basta misturar um copo de água com duas a quatro colheres de sopa de vinagre para usar na lavagem dos fios e reserve.
  2. Lave os cabelos e aplique a solução no couro cabeludo: Depois de lavar os cabelos com shampoo e enxaguar bem, despeje lentamente a mistura de vinagre e água por todo o couro cabeludo, deixando o líquido escorrer por todo o comprimento do cabelo.
  3. Massageie: Massageie a região do couro cabelo, o que além de potencializar os efeitos do vinagre ajudam a estimular a circulação sanguínea na região e estimular o crescimento do cabelo.
  4. Espere agir: Deixe agir por cerca de 1 a 3 minutos e retire o vinagre do cabelo enxaguando com água. Não precisa usar condicionador, se não quiser.

Outras dicas

Se seu cabelo for seco, use apenas duas colheres de sopa de vinagre. Já se seus cabelos forem oleosos e/ou tenham muita caspa, use de três a quatro colheres de sopa de vinagre para cada copo de água. Essa mistura pode ser ajustada de acordo com o que funciona melhor para o seu tipo de cabelo. Nunca utilize o vinagre sozinho, sempre dilua o produto em água antes da aplicação.

O único cuidado que deve ser tomado é com os olhos. Devido ao pH ácido, o contato do vinagre com os olhos pode causar irritação e bastante desconforto.

O procedimento pode ser realizado até duas vezes por semana, sendo que uma vez por semana já traz resultados incríveis.

Vinagre de maçã no cabelo é bom mesmo?

O vinagre é usado por pessoas que optam pela técnica de “low poo”, cujo objetivo é limpar e tratar os cabelos de forma menos agressiva e mais natural que os produtos disponíveis no emrcado, que muitas vezes contém derivados do petróleo em sua composição, por exemplo. Além disso, o cheiro do vinagre não fica no cabelo. Assim que o cabelo estiver seco, ele desaparece.

Não há estudos científicos específicos quanto à segurança e eficácia do vinagre de maçã no cabelo. Porém, há diversos estudos sobre o efeito do pH na saúde dos cabelos. Há estudos recentes que indicam, por exemplo, que a alta alcalinidade em pH de shampoos normalmente encontrados no mercado causa danos aos cabelos, tais como fricção, quebra e ressecamento dos fios. Ao aumentar a acidez de produtos como esse, benefícios como suavidade, força e brilho são alcançados, o que justificaria os benefícios obtidos com o uso do vinagre graças ao seu pH ácido.

Claro que existem vários tipos de cabelo e é preciso observar se o uso do produto está sendo benéfico ou não. Mas sim, o vinagre de maçã é seguro e bom para o cabelo, e seu uso com moderação pode trazer os mais diversos benefícios mencionados acima.

Referências adicionais:

Você já conhecia os benefícios do uso de vinagre de maçã no cabelo? Tem essa prática ou pretende experimentá-la agora? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (106 votos, média: 4,22 de 5)
Loading...

11 comentários em “Vinagre de Maçã no Cabelo é Bom Mesmo? Para Que Serve?”

  1. Ja uso o vinagre maca a um bom tempo e amo o resultado meus cabelos ficam com um brilho intenso e bem liso . Uso na mascara de hidratacao todas as vezes que lavo os cabelos . uso tambem no rosto diluido em agua. Meu rosto sempre limpo e hidratado.

    • Oi boa tarde, olha foi a melhor coisa que eu já fiz no meu cabelo, já faz 5 meses que eu uso vinagre de maçã no meu cabelo, ele parou com a queda estava caindo mto, parou com a quebrar, estava quebrando mto tbm, meu cabelo está lindo todos admira ele, graça o vinagre de.

  2. Já tinham me falado…Eu tinha muitacaspa e tentei usar..mas passei puro e o cheiro não saia.nunca mais usei..Agra lendo entendi q não devia ter passado uro

    • Eu fiz isso, misturei direto no condicionado e apliquei nos cabelos massageando por 3 min. Ficou excelente!!!!!!

  3. Gostei muito do que li, agora vou colocar em prática pra ver o resultado.
    Espero que dê certo, pois meus cabelos estão gritando aqui no meu ouvido um pedido de socorro.

    • Podem usar sem medo eu fiz e meu cabelo ficou parecendo q saí do salão fora o brilho!!! Adorei meu cabelo estava esfarelando e fiz , recuperou em a aplicação , agora
      estou na terceira ficou ainda melhor

Deixe um comentário