Bioimpedância: O que é, Exame, Balança e Mais

Saber qual é a condição atual de seu corpo pode parecer uma tarefa fácil, mas acredite, há diversas informações que podem permanecer desconhecidas mesmo com a realização de exames de rotina. Pessoas que buscam modificações corporais, como ganho de massa magra e redução de percentual de gordura, podem se submeter ao exame de bioimpedância.

Esse exame é reconhecido como uns dos mais completos para identificação mais detalhada sobre suas informações nutricionais. A partir de agora, você compreenderá um pouco mais sobre esse exame e reconhecerá que os exames realizados em algumas academias podem se tornar apenas simbólicos, se comparados ao exame de bioimpedância.

O que é?

O exame de Bioimpedância é voltado para uma análise completa para avaliação do seu peso corporal. Ele é eficiente para distinção de peso de ossos, massa magra e gorduras. O exame pode calcular percentual de hidratação, gordura corporal e massa magra. Ele pode ser utilizado para a identificação de casos de obesidade ou inchaços, já que é capaz de calcular as gorduras que também exigem maior complexidade para serem identificadas.

Se você deseja perder peso ou ganhar massa muscular, pode se submeter ao exame de Bioimpedância periodicamente, para que essa se torne a melhor forma de controle sobre os rendimentos de sua dieta e exercícios físicos. Dessa forma, você poderá alcançar suas metas de acordo com o seu planejamento, já que conhecerá mais sobre seu próprio corpo.

Esse exame é realizado com a colocação de dois pares de eletrodos adesivos na mão e no pé direito, onde ocorre a passagem de uma corrente elétrica. O procedimento não proporciona dores e é realizado em poucos minutos.

Exame

O procedimento pode calcular os valores correspondentes ao seu corpo que serão expostos abaixo:

  • Quantidade real em porcentagem de gordura corporal
  • Peso real em percetual de peso de gordura
  • Seu peso total
  • Quantidade total em percentual de água corporal
  • Sua TMB (Taxa Metabólica Basal), que equivale às calorias gastas diariamente
  • Calcula seu índice de massa corporal
  • Compara e cria relação entre as medidas de quadril/cintura

Recomendações

O exame de Bioimpedância exige alguns procedimentos para que seja realizado de forma segura e sem prejuízos à sua saúde.

  • Recomenda-se não consumir medicamentos diuréticos nos 7 dias que antecedem o teste.
  • Permanecer em jejum pelos menos 4 horas antes do procedimento.
  • Não consumir bebidas alcóolicas durante as 48 horas que antecedem o exame.
  • Não consumir cafeína durante as 24 horas que antecedem o teste.
  • Mulheres não devem estar no período pré-menstrual.
  • Não é indicada a pratica de exercícios físicos durante as últimas 24 horas.
  • Recomenda-se urinar pelo menos 30 minutos antes do teste.
  • Deve-se manter em repouso de 5 a 10 minutos em posição de decúbito dorsal antes de se submeter ao procedimento.
  • É ideal que o consumo seja diário, mas especialmente para o exame, é recomendável o consumo de pelo menos 2 litros de água no dia que anteceder o procedimento.

Balança de bioimpedância

Para a realização do procedimento, é recomendado que você se posicione sobre uma balança especial. Ela possui marcações para você alinhar seus pés nos dois sensores e suas mãos sobre os dois sensores laterais. Em seguida você deve informar a sua altura e a sua faixa etária, para que assim possa iniciar o processo de cálculo das medidas. A própria balança é responsável pela impressão do papel com todas as informações desejadas.

A balança de bioimpedância também está sendo comercializada, mas ela não contém as alças para apoio e medição de correntes pelas mãos, o que torna a avaliação menos precisa. Se você está desconfiado dos valores mostrados pela sua balança usual, então busque adquirir a sua, para que você possa fazer a avaliação de seu metabolismo em sua própria casa. A maioria das balanças de bioimpedância não são profissionais, então não oferecem o mesmo suporte oferecido por consultórios e laboratórios, mas já existem diversas versões que podem ser sofisticadas e até oferecer maiores detalhamentos sobre o seu condicionamento físico. As balanças de bioimpedância mais comuns podem calcular as seguintes informações: Taxa % de gordura corporal, Taxa % de gordura visceral, porcentagem de massa muscular, Taxa % de água, idade metabólica e massa óssea.

Cálculo aprofundado

Pois é, a balança é capaz de realizar um detalhamento acima do esperado. Você pode realizar diversas avaliações em academias e consultórios, mas eles podem ser pouco precisos, o que deixa muitas pessoas surpresas com os resultados calculados pela balança de bioimpedância, pois ela é tão precisa que pode identificar porcentagens de gordura inclusive pelos órgãos; assim, os valores podem ser superiores aos esperados.

O exame pode emitir uma representação das medidas de seu corpo, para que assim possa ser avaliado de acordo com as suas medidas reais; dessa forma, as proporções podem se tornar mais evidentes nas análises do diagnóstico emitido.

Contra indicações

O exame de Bioimpedância é contra indicado para gestantes e pessoas que possuam marcapasso.

Você já foi submetido ou está marcando um exame de bioimpedância? Quais foram seus motivos? Como você conheceu ou foi recomendado este exame? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (70 votos, média: 3,86 de 5)
Loading...

4 comentários em “Bioimpedância: O que é, Exame, Balança e Mais”

  1. Olá…… Usei a balança em 2 espaços de saúde da Herbalife.. uma com alça e outra sem. Deram resultados diferentes. Por isso fiquei em dúvida da eficácia e credibilidade. É não fiz nenhuma das recomendações de preparo.

    • Oi Edlamar, tudo bem? Sou Andréa, Consultora da Herbalife. Tbm n conhecia outros modelos de balança e tenho buscado mais informações e tenho mim surpreendido. Pelo que li aqui, os modelos diferentes podem dá resultados tbm diferentes, o que foi o seu caso, pq são avaliações diferentes, talvez uma tenha mais detalhes do que outra. Te aconselho a fazer uma terceira avaliação pra ver se alguma dá mais próxima das duas que vc já fez. Já aconteceu em meu Espaço de avaliar uma cliente e estranharmos o resultado e repetir e dá um resultado diferente, então, repetimos pra eliminar a dúvida. Para indicarmos os produtos, usamos a avaliação. Através do resultado, temos uma base, mais, o cliente é totalmente livre para seguir. Tenho disposição de aprender e naquilo que já sei, se puder te ajudar em algo, conte comigo! Jesus te abençoe!

      • BOM DIA ANDRÉA,
        Muito esclarecedora a sua colocação, e humilde. É isso ai! O fato é que trabalhamos com produtos de qualidade e buscamos o uso de ferramentas para conhecer a necessidade do cliente, e não apenas preocupamos em vender vários produtos.

        Sou franqueada da NutritioStore e optei por vender nossos suplementos apenas com esta avaliação de Bioimpedância.

Deixe um comentário