Para muitas mulheres, cuidar das unhas vai além de mantê-las bem limpinhas e pintá-las com a sua cor favorita de esmalte. Afinal, atualmente existem diversas técnicas e procedimentos que prometem fazer maravilhas pelas unhas.
Uma delas é a blindagem de unhas, que talvez você já tenha escutado alguma amiga, parente ou colega de trabalho dizer que fez ou que está com vontade de fazer. Mas, antes de recorrer à técnica, é bem importante conhecê-la melhor para descobrir se ela realmente vale a pena!
O que é e benefícios da blindagem de unhas
Ela também recebe o nome de banho de gel e banho de verniz, envolve uma aplicação de gel e tem o objetivo de criar uma camada de proteção nas unhas naturais. Por conta da camada de gel que as unhas recebem, elas se tornam mais resistentes.
Além disso, a blindagem de unhas promete aumentar a durabilidade do esmalte, mantendo o acabamento bonito por um período mais longo de tempo.
A técnica pode ser especialmente vantajosa para as pessoas que têm unhas fracas e quebradiças, mas pode ser realizada em qualquer tamanho e tipo de unha.
A blindagem de unhas até favorece o crescimento, no entanto, ela não é uma técnica indicada para alongamento, uma vez que as unhas são mantidas em seu tamanho natural. A intenção é realmente fortalecer as unhas, não alongar.
O procedimento tem duração de aproximadamente uma hora, o que pode variar conforme a experiência do profissional. Por falar nele, o ideal é sempre fazer a blindagem de unhas com um profissional especializado e qualificado na técnica, pois ela exige estudos e materiais apropriados para que saia conforme o esperado.
A durabilidade de uma blindagem de unhas é de 15 a 20 dias, dependendo do ritmo de crescimento natural das unhas. Após esse período, é importante fazer manutenções para manter a blindagem em dia e as mãos saudáveis.
Para preservar o bom estado das unhas no dia a dia após o procedimento, recomenda-se usar uma base de nutrição para reavivar o brilho do esmalte e hidratar as unhas e a região das cutículas frequentemente.
Passo a passo da blindagem de unhas
- Polimento e aplicação de produtos para remover toda a oleosidade das unhas.
- Aplicação do desidratador ou primer, para proteger as unhas contra possíveis fungos.
- Aplicação do ultrabond ou gel base, que servem para que não haja nenhum tipo de descolamento do gel.
- Aplicação de uma determinada quantidade de gel nas unhas, com uma última camada com a função de fortalecer todo o processo.
- Finalização com a aplicação do top coat, produto que sela a blindagem das unhas.
- Colocação das unhas sob uma luz ultravioleta para secagem por 30 segundos. Se quiser, a cliente também pode aproveitar que já está ali e fazer a esmaltação das suas unhas.
Cuidados e contraindicações
Além de fazer a blindagem das unhas para melhorar o seu aspecto e ficar com mãos mais bonitas e bem apresentáveis, é importante lembrar que unhas fracas e quebradiças podem ter relação com problemas dermatológicos, alimentares e até mesmo disfunções hormonais. Fique atento ao que as suas unhas podem indicar sobre a sua saúde.
Ao suspeitar de algo, consulte o médico sobre o estado das suas unhas e informe o profissional caso esteja experimentando outros sintomas, para saber se não são sinais de algum problema de saúde.
A blindagem de unhas é contraindicada para grávidas, crianças menores de 14 anos e pessoas que têm alergia a algum produto utilizado durante a técnica, como gel UV ou esmaltes.
Ela também não pode ser feita por pessoas que possuem uma pele sensível, que estão com micose nas unhas, que sofrem com psoríase e que estão em tratamento para doenças como câncer e diabetes.
Vale a pena destacar que técnica não danifica as unhas naturais, a não ser que a pessoa tire sozinha a camada de gel, sem a ajuda de um profissional. O polimento ou lixamento que faz parte da blindagem é bem superficial, apenas para tirar a oleosidade das unhas mesmo.
Portanto, se você não gostou do resultado do procedimento, não o remova em casa por conta própria, busque a ajuda de um profissional para fazer a remoção com os materiais adequados.
Caso as unhas desenvolvam uma coloração diferente do natural ou o material usado na blindagem se solte juntamente com uma parte da unha, peça ajuda do profissional responsável por fazer o procedimento imediatamente.
Fontes e referências adicionais
- Blindagem de unhas – novas oportunidades para manicures e esmalterias, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Fontes e referências adicionais
- Blindagem de unhas – novas oportunidades para manicures e esmalterias, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).