8 benefícios do Natto para saúde e pele

Especialista da área:
atualizado em 04/04/2021

Embora pouco conhecido no Brasil, o Natto é um alimento que vem ganhando bastante visibilidade, principalmente por seus benefícios para a saúde e para a pele.

  Continua Depois da Publicidade  

Este superalimento, feito de soja fermentada, fazia parte da dieta de grande parte da população japonesa, embora hoje o seu consumo tenha diminuído bastante.

Então, vamos agora conhecer melhor o Natto e descobrir quais os benefícios que este alimento tão exótico pode trazer para a saúde e para a pele.

O que é Natto?

Natto no arroz
Natto no arroz (fonte: Wikipedia)

Natto é um prato japonês de feijão de soja fermentado, que faz parte da história culinária do Japão, onde muitas vezes é servido para o café da manhã com arroz.

Mas, embora o sabor não seja desagradável, o cheiro e a textura viscosa do Natto não costumam agradar a muitas pessoas, mesmo no Japão.

Tradicionalmente o Natto é feito a partir do cozimento dos grãos de soja em palha de arroz, que naturalmente contém a bactéria Bacillus subtilis.

Entretanto, após a identificação da espécie da bactéria, foi possível produzir o Natto de forma industrial, e ele é vendido congelado em supermercados asiáticos e japoneses.

Benefícios do Natto para a saúde

O Natto, também chamado de natô, é considerado por muitos como um superalimento, devido à grande quantidade de nutrientes, como proteínas, ferro e vitaminas.

Por conta deles, o consumo do Natto pode trazer uma série de benefícios para a saúde, além de deixar a pele mais jovem e bonita, como veremos a seguir.

1. Pele bonita e saudável

Natto é uma ótima fonte de pirroloquinolina quinona, um poderoso antioxidante que ajuda a proteger a pele contra os danos causados pelo estresse oxidativo.

  Continua Depois da Publicidade  

Esse efeito dos radicais livres sobre a pele são responsáveis pelo aparecimento dos sinais clássicos de envelhecimento, como rugas, marcas de expressão e flacidez.

Além disso, os antioxidantes do Natto também contribuem para a produção de colágeno, essencial para manter a pele firme e tonificada.

2. Ajuda na perda de peso

Incluir o Natto na dieta pode contribuir para a perda de peso, pois o alimento é rico em proteínas e fibras alimentares, o que pode proporcionar uma maior sensação de saciedade.

Mas, para usufruir dos efeitos emagrecedores do Natto, é necessário que o seu consumo esteja associado a uma dieta balanceada e à prática de atividades físicas.

3. Mantém a saúde do cérebro

Por ser rico em probióticos, o Natto pode ajudar no tratamento e na prevenção de uma série de problemas psiquiátricos, como transtorno de ansiedade e depressão, além de contribuir para a melhora da memória.

Esse efeito se deve ao que os pesquisadores chamam de eixo intestino-cérebro, onde as substâncias produzidas pelas bactérias da microbiota intestinal ajudam a manter a saúde do cérebro.

4. Fornece probióticos

O fato de o Natto ser um alimento fermentado faz dele um probiótico. Isso quer dizer que ele contém bactérias benéficas para a flora intestinal, que ajudam a manter a saúde do sistema digestivo, além de ajudar a fortalecer o sistema imunológico.

5. É rico em cálcio e vitamina K

Outro nutriente presente em boas quantidades no Natto é o cálcio que, associado à vitamina K, ajuda a manter a saúde dos ossos e dos dentes. Além disso, o alimento também é rico em magnésio, que ajuda a promover a absorção do cálcio.

  Continua Depois da Publicidade  

Então, este superalimento é um ótimo aliado para quem sofre de osteoporose ou tem risco de desenvolver o problema.

6. Fornece vitamina C

O Natto é um alimento rico em vitamina C, que tem uma ação antioxidante poderosa.

Por isso, essa vitamina ajuda a regular o sistema imunológico, além de proteger contra os danos causados ​​pelos radicais livres, que podem resultar em câncer e doenças como a degeneração macular e problemas cardiovasculares.

7. Fornece ferro e proteínas

Natto é muito popular entre veganos e vegetarianos, porque permite que eles obtenham nutrientes importantes que normalmente são obtidos de carne animal, como ferro e proteínas.

Em 100 g de Natto, é possível a obtenção cerca de 18 g de proteína, incluindo todos os 8 aminoácidos essenciais, além de suprir quase metade das necessidades diárias de ferro.

Assim, incluir o Natto na dieta pode ajudar a prevenir e a tratar a anemia, além de contribuir para o ganho de massa magra, principalmente para quem pratica musculação.

8. Longevidade

Devido aos seus benefícios para a saúde, o consumo de Natto pode, mesmo que indiretamente, diminuir o risco de desenvolvimento de uma série de doenças. Assim, pode-se dizer que o Natto pode te fazer ter uma vida mais longa e saudável.

Dicas e cuidados

  • Para encontrar o Natto em sua região, procure primeiro em mercados asiáticos locais ou cooperativas de alimentos saudáveis;
  • Outra dica consiste em, assim que tirar o Natto do pacote, colocá-lo em uma tigela e mexer rapidamente com um garfo até que ele fique ligeiramente espumoso, pois isso irá potencializar suas propriedades;
  • Prefira consumir o Natto frio, pois o aquecimento pode prejudicar a função de alguns nutrientes presentes nele;
  • Além disso, embora existam suplementos de Natto disponíveis no mercado, eles não são tão eficazes quanto o próprio alimento;
  • Por fim, caso o sabor do Natto não lhe agrade, você pode misturá-lo com outros alimentos de sabor forte, como a mostarda.
Fontes e referências adicionais

Você já tinha ouvido falar do Natto? O que achou dos benefícios que pode trazer à saúde e pele? Pretende experimentá-lo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (25 votos, média 4,16)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

23 comentários em “8 benefícios do Natto para saúde e pele”

  1. ótima matéria, gostaria de saber qual foi a tese do doutorado da autora, se possível e onde colou grau….

  2. Estou nuito gorda! Já está afetando a minha perna porque o nervo viático está esmagado pela minha coluna. E omedico falou que tenho que emagrecer! Eu tinha 70 quilos aí entrei em depressão tinha minha anciedade e só queria comer hoje estou com 87 quilos ! Estou sofrendo

  3. Eu comprei mercearia japonesaem Bh..achei bem esquisito sabor, mas estou comendo aps poucos ate acostumar. Para melhorar o sabor coloco pouco de shoyu.

  4. Bom dia ! Ouvir uma palestra de de Dr. Lair Ribeiro… eu o sigo diariamente sobre nossas alimentação. Foi lá que eu ouvir falar de Natto … que é uma vítima k 2 , excelente para várias coisas .

  5. Tomei conhecimento desse alimento pelo Dr. LAIR RIBRIRO e fiquei entusiasmado
    porque, segundo ele, a vit K2 da qual esse produto é riquissimo desobstrói as coronárias
    Ja pensou numa maravilha dessa! Espero q nao seja tao caro.
    JOAO SUARES

    • meu nome é josé alves sobrinho,sempre gostei di nato mas não sabia de seus beneficios para saude,morei no japão mais de 20 anos,sempre comendo nato por gostar.mais depoi aqui no brasil conversando com um amigo medico,filho de japones,ele que me falo que eu estava de parabéns por gostar de nato,me falou das vitaminas k 1 e k2,eu gosto muito mas quem quizer esperimentar pode por algum tempero para ficar melhor,mas eu gosto mesmo e puro.

  6. Sou consumidor de nato …coloco mostarda e shoyu..aprendi a gostar , detalhe o importado do Japão é melhor…. saúde!!!

  7. Nunca tinha ouvido falar no natto. Onde, em Natal, posso encontrar o natto. SE me puderem informar. agradeço.

  8. Nao acho que seja dificil fazer o NATTO basta apenas um pouco de boa vontade, na internet tem excelentes videos.

  9. Eu moro no Rio de Janeiro, eu encontro Natto nas lojas de produtos naturais tipo Mundo Verde?
    Rede bem conhecida no RJ.
    Onde posso encontrar o importado aqui? No mercado Zona Sul?
    Desde já agradeço.
    Luciana.

  10. Fazer em casa é meio dificil, o mais fácil é adquirir em lojas de produtos japoneses, como por exemplo no Bairro da Liberdade em SP. Existem dois produtos, o produzido no Brasil e o importado (este é mais saboroso).

  11. Amo natoo, mas não achava no mercado. Agora consegui achar. Não vou mais deixar de comprar
    Meu avô comia todos os dias. Viveu até os 104 anos, firme e saudável, com ótima memória.

  12. Gostaria muito de esprementar esse tal de natto. Mas gostaria de fazer meu próprio natto, ende encontrar receita

  13. Minha mãe me obrigava a comer natto, mesmo que um pouquinho. Nunca gostei do cheiro e muito menos da textura, parecia nojento. Mas comia porque ela falava dos inúmeros benefícios.
    Hoje, adulto, consumo natto sempre que posso, graças à minha mãe!
    Recomendo comprar os que vêm em potinhos de isopor, pois já vêm com temperos. Mas há também os que vêm em potinhos maiores, porém sem temperos. Para esses casos, eu tempero com shoyu e um pouquinho de mostarda e cebolinha picada.
    Não é a comida mais deliciosa do mundo, mas dado os benefícios, eu como com prazer!