8 Benefícios do Natto para Saúde e Pele

O Natto é um alimento básico utilizado no Japão há mais de um século. Trata-se de um prato de soja fermentado rico em proteínas e com baixo teor de calorias. O Natto contém diversas enzimas e nutrientes, mas seus maiores benefícios à saúde e à pele são relacionados ao processo de fermentação.

A fermentação melhora a digestão da soja e aumenta a absorção de nutrientes pelo organismo. Todos os alimentos e bebidas que são fermentadas são ótimas fontes de probióticos, que, por sua vez, são essenciais para uma boa saúde, especialmente a saúde digestiva. Um probiótico bastante poderoso chamado Bacilus subtilis 1 é usado na fermentação da soja no Natto.

Pesquisas mostram que o uso de Natto pode diminuir níveis de colesterol, normalizar a pressão arterial e melhorar a saúde do coração. Embora apresente uma consistência fibrosa e um cheiro bem forte e característico, estudos demonstram que seus benefícios superam qualquer característica do produto.

Vamos desvendar abaixo os segredos do Natto usado há tanto tempo pelos japoneses para uma vida saudável.

O que é

Natto é um prato japonês de feijão de soja fermentado que é popular e faz parte da história culinária do Japão, onde muitas vezes é servido para o café da manhã com arroz. A maneira tradicional de fazer Natto é absorver feijões inteiros de soja antes de ferver ou cozinhá-los e depois deixá-los fermentar em uma camada de palha de arroz, onde a bactéria Bacillus subtilis prospera.

Hoje em dia, o processo de preparação é bem mais higiênico e, ao invés de deixar os feijões na palha, a bactéria é polvilhada em feijões de soja cozidos.

Embora o sabor não seja desagradável, a idéia de comer grãos de soja fermentados pode não ser muito atraente, especialmente devido ao seu cheiro e textura peculiares. Natto é muitas vezes descrito por ter um aroma semelhante a um queijo cheiroso ou meias antigas e com uma textura desagradável e fibrosa que é pegajosa e viscosa ao mesmo tempo. Natto não é popular nas partes mais ocidentais do Japão nem em outras regiões do mundo.

Embora os japoneses comam Natto há centenas de anos, foi reconhecido como um alimento saudável pelos ocidentais apenas nas últimas duas décadas.

Hoje, o Natto é vendido congelado em pacotes de poliestireno em supermercados asiáticos e japoneses, principalmente, e é possível fazer o seu próprio nas condições adequadas.

Benefícios da Natto para a Saúde

1. Pele bonita e sangue purificado

Natto é uma ótima fonte de vitamina PQQ, que é pouco conhecida pela maioria das pessoas, mas é essencial para manter a pele bonita e saudável e deve ser obtida através da dieta e não por meio de suplementos.

Além disso, o Natto também é rico em lecitina, ácido linoléico e fibras, que ajudam a purificar o sangue e melhoram a digestão, o que também contribui diretamente para uma pele mais bonita.

2. Vida longa

A fama dos japoneses de viver acima da média mundial de idade não é à toa. Os residentes do Japão consomem cerca de 7,5 bilhões de pacotes de Natto anualmente.

As estatísticas da Organização Mundial de Saúde mostram que os japoneses também apresentam risco muito menor de coágulos sanguíneos, muito menos mortes oriundas de problemas cardíacos, menor perda de densidade mineral óssea em mulheres japonesas e menor risco para alguns tipos de câncer, como os de mama e do cólon, em relação à população ocidental.

3. Vitaminaa K e ossos mais fortes

O Natto é uma ótima fonte de vitamina K, particularmente da K2, que é raríssima em outras fontes de alimentos.

A vitamina K1 é encontrada em verduras e compõe cerca de 90% de toda a vitamina K ingerida pelos ocidentais. A vitamina K2 é produzida por diversos tipos de bactérias e oferece uma ampla gama de benefícios para a saúde. Assim como a K1, a vitamina K2 ajuda na formação óssea e pode reduzir a perda óssea em mulheres pós-menopausa em até 80%.

Com uma porção de 100 gramas de Natto, você recebe até 23,1 mg de vitamina K, que corresponde a 29% da ingestão diária recomendada. Esta vitamina vital ajuda a regular a coagulação do sangue, a calcificação das artérias e a prevenção da perda óssea. A deficiência de vitamina K pode causar osteoporose e aumento do sangramento.

O Natto também apresenta ácido ogliglutina, que ajuda na absorção de cálcio e fortalece os ossos. Uma pesquisa mostrou uma relação direta entre comer bastante Natto e apresentar menores taxas de ruptura do osso cervical, um problemas muito comum em pessoas mais velhas que sofrem de osteoporose.

4. Fornece probióticos

O Natto é super saudável porque a soja da qual é composto é fermentada. A soja processada que não é fermentada pode causar problemas de saúde, como disfunção hormonal e tireoidiana. No entanto, o processo de fermentação ajuda na eliminação desses problemas.

A soja fermentada também contém uma quantidade significativa de culturas bacterianas que são benéficas para a nossa saúde. Elas ajudam seu sistema digestivo e atuam como um laxante natural, o que faz do Natto um ótimo remédio para a constipação.

5. Fortalece ossos e dentes

Com apenas 100 gramas de Natto, você obtém 217 mg de cálcio, que é cerca 22% da ingestão diária recomendada por especialistas, e até 115 mg de magnésio, que é aproximadamente 29% da ingestão diária recomendada.

É de conhecimento comum que o cálcio é necessário para obtenção de ossos e dentes fortes, mas muitas pessoas não sabem que o magnésio é essencial para promover a absorção do cálcio. Natto tem ambos esses minerais em grandes quantidades, razão pela qual é o alimento ideal para a construção de ossos fortes e saudáveis, além de proteger o organismo de doenças relacionadas aos ossos, como gota, osteoporose e artrite.

6. Fornece vitamina C

Em 100 gramas de Natto, é possível obter até 13 mg de vitamina C, que corresponde a 22% da ingestão diária recomendada. Esta vitamina essencial é um dos antioxidantes mais poderosos.

A vitamina C protege contra os danos causados ​​pelos radicais livres, que podem resultar em câncer e doenças degenerativas como degeneração macular e fibrose cística. Além disso, o Natto também é rico em propriedades que impulsionam e fortalecem o sistema imunológico.

7. Fornece ferro e proteínas

Natto é muito popular entre veganos e vegetarianos porque permite que eles obtenham nutrientes importantes que normalmente são obtidos de carne animal, como ferro e proteínas. Em 100 gramas de Natto, é possível a obtenção de até 17,7 mg de proteína, incluindo todos os 8 aminoácidos essenciais, que correspondem a 35% da ingestão diária recomendada.

Também é possível obter 8,6 mg de ferro, correspondendo a 48% da ingestão diária recomendada. Tais substâncias são essenciais para funções importantes no organismo. As proteínas ajudam na construção de células e músculos ,enquanto o ferro é necessário para o transporte de oxigênio para os pulmões.

8. Ajuda na perda de peso

Ingerir Natto é ótimo se você está tentando perder peso. Em 100 gramas do alimento, você absorve cerca de 212 calorias e até 5 gramas de fibra dietética. Assim, o Natto é uma maravilhosa opção de café da manhã. Além disso, o teor de gordura de 11 gramas presentes em 100 g de Natto não é preocupante, já que são gorduras boas que seu corpo necessita para um bom funcionamento.

Dicas

Para encontrar o Natto em sua região, procure primeiro em mercados asiáticos locais ou cooperativas de alimentos saudáveis. Embora haja suplementos de Natto disponíveis no mercado, eles não são tão eficazes quanto o próprio alimento.

Outra dica consiste em, assim que tirar o Natto do pacote, despejá-lo em uma tigela e chicoteá-lo rapidamente com um garfo cerca de 50 vezes até que ele fique ligeiramente espumoso – isso vai potencializar suas propriedades.

Também é mais fácil desfrutar do Natto ao misturá-lo com outros alimentos de sabores fortes, já que ele apresenta uma consistência diferente e um cheiro bem forte. Os japoneses costumam comer Natto com arroz, mas populações não-asiáticas podem incluir vegetais saborosos ou mostarda no Natto.

Também é possível tomar um suplemento de Natto. Algumas pessoas dizem que os suplementos não oferecem os mesmos benefícios que o Natto em sua forma natural, mas há relatos de que muitas pessoas obtiveram resultados significativos e melhorias em sua saúde ao consumir suplementos de Natto.

Ele é melhor servido frio, pois o aquecimento pode prejudicar a função das enzimas presentes nele.

Natto pode ser consumido por uma grande porcentagem de pessoas que têm sensibilidade à soja. Isso ocorre porque as proteínas que as pessoas acham difíceis de digerir são quebradas durante o processo de fermentação.

Assim, o Natto é um ingrediente ótimo e que definitivamente vale a pena adicionar à sua dieta. As dietas modernas contêm muitos componentes não saudáveis ​​que fazem muito pouco pelo seu corpo. Comer alimentos que são naturais é importante se você quiser aumentar a longevidade e obter um coração, mente e ossos mais saudáveis ​​e uma pele mais bonita.

Como mencionado anteriormente, eke contém vitaminas, enzimas e aminoácidos únicos que nem todos os alimentos podem fornecer. São esses nutrientes que fazem de Natto uma poderosa arma contra doenças intestinais, acidentes vasculares cerebrais, ataques cardíacos, osteoporose, câncer, dentre outras condições.

Médicos de renome mundial e defensores da saúde natural recomendam incluir Natto em sua dieta diária. Suas propriedades podem ajudar a combater o câncer de mama, em particular, pois contém flavonóides e isoflavinas. Também previne a doença de Alzheimer e fornece proteção contra ataques cardíacos e doenças cardíacas. 

Referências adicionais:

Você já tinha ouvido falar do Natto? O que achou dos benefícios que pode promover à saúde e pele? Pretende experimentá-lo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (17 votos, média: 3,88 de 5)
Loading...

12 comentários em “8 Benefícios do Natto para Saúde e Pele”

  1. Eu moro no Rio de Janeiro, eu encontro Natto nas lojas de produtos naturais tipo Mundo Verde?
    Rede bem conhecida no RJ.
    Onde posso encontrar o importado aqui? No mercado Zona Sul?
    Desde já agradeço.
    Luciana.

  2. Fazer em casa é meio dificil, o mais fácil é adquirir em lojas de produtos japoneses, como por exemplo no Bairro da Liberdade em SP. Existem dois produtos, o produzido no Brasil e o importado (este é mais saboroso).

  3. Amo natoo, mas não achava no mercado. Agora consegui achar. Não vou mais deixar de comprar
    Meu avô comia todos os dias. Viveu até os 104 anos, firme e saudável, com ótima memória.

  4. Minha mãe me obrigava a comer natto, mesmo que um pouquinho. Nunca gostei do cheiro e muito menos da textura, parecia nojento. Mas comia porque ela falava dos inúmeros benefícios.
    Hoje, adulto, consumo natto sempre que posso, graças à minha mãe!
    Recomendo comprar os que vêm em potinhos de isopor, pois já vêm com temperos. Mas há também os que vêm em potinhos maiores, porém sem temperos. Para esses casos, eu tempero com shoyu e um pouquinho de mostarda e cebolinha picada.
    Não é a comida mais deliciosa do mundo, mas dado os benefícios, eu como com prazer!

Deixe um comentário