Propriedades dos Alimentos

Bolacha de água e sal engorda?

Publicado por
Dra. Patricia Leite

Quando se está fazendo uma dieta, é normal procurar por alimentos mais leves e práticos, como a bolacha água e sal, que muitos dizem que não engorda.

Mas será que ela é uma boa aliada da perda de peso?

Essa dúvida vem da crença de que ela é pouco calórica, afinal, contém basicamente “água e sal”. Mas saiba que, quando consumida sem moderação, a bolacha de água e sal engorda, em vez contribuir para o emagrecimento.

Então, a seguir você conhecerá um pouco mais sobre as bolachas de água e sal, sua composição nutricional, quais os seus efeitos no consumo excessivo, qual a quantidade certa de se ingerir e, finalmente, se a bolacha de água e sal engorda ou não.

A bolacha água e sal contém calorias?

A bolacha água e sal é vendida como uma opção menos calórica para o lanche e o café da manhã. Mas a verdade é que ela é um alimento bastante calórico, principalmente quando consumida em exagero.

continua depois da publicidade

Além disso, a bolacha pode ser considerada um alimento com calorias vazias, ou seja, que apenas adicionam calorias à dieta, sem trazer nenhuma vantagem nutricional.

Por isso, o seu consumo deve ser feito com moderação, para evitar o ganho de peso. E sempre que possível, prefira opções de alimentos mais saudáveis, como frutas ou iogurte natural.

Composição nutricional

Antes de entender o efeito da bolacha água e sal, é necessário conhecer sua composição nutricional.

Além disso, o fato de este ser um alimento processado o torna algo a ser, quando possível, evitado, ou no mínimo consumido com moderação.

continua depois da publicidade

Veja abaixo a composição de macronutrientes por porção de 100 g de bolacha água e sal.

ComponenteValor por 100 g
Calorias424 kcal
Carboidratos71,6 g
Proteína11,9 g
Gorduras10,9 g
Fibra alimentar3,6 g
Gorduras saturadas3,32 g
Gorduras monoinsaturadas3,47 g
Gorduras poli-insaturadas2,19 g
Gorduras trans1,36 g
Informação nutricional da bolacha água e sal da marca Marilian

Além disso, a bolacha água e sal contém boas quantidades de sódio, um mineral que pode contribuir para o aumento da pressão arterial e a retenção de líquidos.

Mas é bom lembrar que a composição dos nutrientes em cada porção de bolachas varia de acordo com a marca. Nesse caso, foi verificada a marca Marilan.

Efeitos do consumo exagerado da bolacha de água e sal

Apesar de sua fama de saudável e pouco calórica, a bolacha de água e sal, quando consumida exageradamente, pode trazer diversos prejuízos à saúde, que vão desde o ganho de peso até o aumento do risco de aparecimento de algumas doenças.

A seguir, veremos os motivos:

continua depois da publicidade

1. Excesso de sódio

Um dos motivos é que essas bolachas contêm alta quantidade de sódio, que pode fazer com que a pressão arterial aumente.

Uma porção com seis unidades podem ter aproximadamente 300 mg de sódio e o consumo exagerado fornece uma quantidade do mineral maior do que a necessária da substância ao organismo.

Outro problema que os alimentos ricos em sódio podem causar é a retenção de líquidos no organismo, que provoca inchaço em várias partes do corpo, como na barriga, mãos, pés e tornozelo, além do aumento do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

2. Excesso de carboidratos simples

As bolachas de água e sal são ricas em carboidratos simples, por serem feitas a partir da farinha de trigo.

E, por mais que eles sejam um nutriente fundamental para o organismo, o seu consumo exagerado dificulta o emagrecimento.

continua depois da publicidade

3. Alto índice glicêmico

Por serem ricas em carboidratos refinados, as bolachas água e sal possuem um alto índice glicêmico.

Por isso, o seu consumo, principalmente quando feito sem moderação, pode levar aos temidos picos de insulina, que aumentam o acúmulo de gordura abdominal e o risco de desenvolvimento de resistência à insulina.

Evite exageros

Se, por um lado, a bolacha de água e sal engorda quando consumida em grandes quantidades, e traz prejuízos à saúde, por outro a ingestão de uma ou duas unidades pode até ser benéfica.

Isso pode ser feito no intervalo entre uma refeição e outra, quando bate aquela fome desesperada. Nesses horários, uma ou duas bolachas podem diminuir a fome até a próxima refeição.

Além disso, ela é uma melhor opção de lanche que as bolachas recheadas, que chegam a ter 137 calorias a cada três unidades ou um cookie, que pode apresentar 78 calorias por uma única unidade.

Entretanto, é sempre preferível optar por lanches mais saudáveis, como frutas, nozes ou castanhas, que possuem em sua composição vitaminas e outros nutrientes.

Bolacha de água e sal x cream cracker

A chamada bolacha cream cracker surgiu na Europa por volta de 1885 e era feita com trigo e água. Mas hoje em dia, tanto a bolacha de água e sal como a cream cracker utilizam gordura na receita.

A diferença fica justamente na quantidade: a bolacha de água e sal contém 7% de gordura, enquanto a cream cracker apresenta 17%.

Além disso, há uma pequena diferença entre o número de calorias encontradas nas duas: a de água e sal possui aproximadamente 27 por unidade enquanto a cream cracker tem cerca de 32 calorias.

Você consegue consumir esse alimento em pequenas porções? Acredita que a bolacha de água e sal engorda para você? Comente abaixo!

3.8 de 5 (40 Votes)
Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Não é bolacha, é biscoito.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Nunca que é amesma coisa 6 bolachas e um pão, se eu comer pão todo dia viro uma bolota, com bolacha não ocorre isso, acho isso sensacionalismo

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Estou iniciando regime hoje, portanto, sem comentários

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Bolacha kkkk No pacote esta escrito biscoito (biscoito salgado, biscoito recheado, biscoito doce maizena...), mas as pessoas não mudam o costume de chamar de bolacha ¯\_(ツ)_/¯

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Naldo, o foco em questão é discutir sobre os efeitos da bolacha àgua e sal o questões de português? Em muitos lugares, pela cultura local, fala-se "bolacha".

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
  • mano pode comer nada que fazl mal

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • eu gosto muito de cream crakers de manteiga , pois tem um sabor mais "assim dizendo" picante !!!! pois as cream craker natural não possui esse sabor igual ás amanteigadas , e toda manhã consumo 6 biscoitos com requeijão ou mel
    e também acompanha-se um copo de café com leite

    mas só isso , nunca consumo em outros horários em questão
    e é assim , nós podemos consumir o que quisermos mas com cautela .......é assim a vida

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Concordo plenamente com você.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
  • Acho que o maior problema nem é a caloria, mas a quatidade de sódio pelo visto!

    Eu não consigo comer 1 ou 2... Como uma porção inteira de 6, será que é melhor substituir mesmo assim?

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Emagreci 10 quilos com a dieta da bolacha de água e sal, comia 20 por dia, mais maçã, banana, chá. Como será Q consegui emagrecer com um alimento tão calórico.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Antes dessa matéria eu comia umas 12 bolacha de uma vez. Agora não sei.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Pq nao come gelatina diet? Clara d ovo com sal? Cafe preto com adoçante? Sao zero calorias, pode comer a vontade no lanche e sacia.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
  • oi boa tarde sera que alguém poderia min enformar quantos biscoitos são necessários comer sei que não poso exagerar mas e que eu queria uma medida certa

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Depende do fabricante. Veja na embalagem e avalie a necessidade da sua refeição.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
Publicado por
Dra. Patricia Leite