Bolacha de água e sal engorda?

Especialista da área:
atualizado em 09/03/2021

Quando se está fazendo uma dieta, é normal procurar por alimentos mais leves e práticos, como a bolacha água e sal, que muitos dizem que não engorda.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas será que ela é uma boa aliada da perda de peso?

Essa dúvida vem da crença de que ela é pouco calórica, afinal, contém basicamente “água e sal”. Mas saiba que, quando consumida sem moderação, a bolacha de água e sal engorda, em vez contribuir para o emagrecimento.

Então, a seguir você conhecerá um pouco mais sobre as bolachas de água e sal, sua composição nutricional, quais os seus efeitos no consumo excessivo, qual a quantidade certa de se ingerir e, finalmente, se a bolacha de água e sal engorda ou não.

bolacha agua e sal

A bolacha água e sal contém calorias?

A bolacha água e sal é vendida como uma opção menos calórica para o lanche e o café da manhã. Mas a verdade é que ela é um alimento bastante calórico, principalmente quando consumida em exagero.

Além disso, a bolacha pode ser considerada um alimento com calorias vazias, ou seja, que apenas adicionam calorias à dieta, sem trazer nenhuma vantagem nutricional.

Por isso, o seu consumo deve ser feito com moderação, para evitar o ganho de peso. E sempre que possível, prefira opções de alimentos mais saudáveis, como frutas ou iogurte natural.

Composição nutricional

Antes de entender o efeito da bolacha água e sal, é necessário conhecer sua composição nutricional.

Além disso, o fato de este ser um alimento processado o torna algo a ser, quando possível, evitado, ou no mínimo consumido com moderação.

Veja abaixo a composição de macronutrientes por porção de 100 g de bolacha água e sal.

  Continua Depois da Publicidade  

ComponenteValor por 100 g
Calorias424 kcal
Carboidratos71,6 g
Proteína11,9 g
Gorduras10,9 g
Fibra alimentar3,6 g
Gorduras saturadas3,32 g
Gorduras monoinsaturadas3,47 g
Gorduras poli-insaturadas2,19 g
Gorduras trans1,36 g
Informação nutricional da bolacha água e sal da marca Marilian

Além disso, a bolacha água e sal contém boas quantidades de sódio, um mineral que pode contribuir para o aumento da pressão arterial e a retenção de líquidos.

Mas é bom lembrar que a composição dos nutrientes em cada porção de bolachas varia de acordo com a marca. Nesse caso, foi verificada a marca Marilan.

Efeitos do consumo exagerado da bolacha de água e sal

Apesar de sua fama de saudável e pouco calórica, a bolacha de água e sal, quando consumida exageradamente, pode trazer diversos prejuízos à saúde, que vão desde o ganho de peso até o aumento do risco de aparecimento de algumas doenças.

A seguir, veremos os motivos:

1. Excesso de sódio

Um dos motivos é que essas bolachas contêm alta quantidade de sódio, que pode fazer com que a pressão arterial aumente.

Uma porção com seis unidades podem ter aproximadamente 300 mg de sódio e o consumo exagerado fornece uma quantidade do mineral maior do que a necessária da substância ao organismo.

Outro problema que os alimentos ricos em sódio podem causar é a retenção de líquidos no organismo, que provoca inchaço em várias partes do corpo, como na barriga, mãos, pés e tornozelo, além do aumento do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

2. Excesso de carboidratos simples

As bolachas de água e sal são ricas em carboidratos simples, por serem feitas a partir da farinha de trigo.

  Continua Depois da Publicidade  

E, por mais que eles sejam um nutriente fundamental para o organismo, o seu consumo exagerado dificulta o emagrecimento.

cream cracker

3. Alto índice glicêmico

Por serem ricas em carboidratos refinados, as bolachas água e sal possuem um alto índice glicêmico.

Por isso, o seu consumo, principalmente quando feito sem moderação, pode levar aos temidos picos de insulina, que aumentam o acúmulo de gordura abdominal e o risco de desenvolvimento de resistência à insulina.

Evite exageros

Se, por um lado, a bolacha de água e sal engorda quando consumida em grandes quantidades, e traz prejuízos à saúde, por outro a ingestão de uma ou duas unidades pode até ser benéfica.

Isso pode ser feito no intervalo entre uma refeição e outra, quando bate aquela fome desesperada. Nesses horários, uma ou duas bolachas podem diminuir a fome até a próxima refeição.

Além disso, ela é uma melhor opção de lanche que as bolachas recheadas, que chegam a ter 137 calorias a cada três unidades ou um cookie, que pode apresentar 78 calorias por uma única unidade.

Entretanto, é sempre preferível optar por lanches mais saudáveis, como frutas, nozes ou castanhas, que possuem em sua composição vitaminas e outros nutrientes.

Bolacha de água e sal x cream cracker

A chamada bolacha cream cracker surgiu na Europa por volta de 1885 e era feita com trigo e água. Mas hoje em dia, tanto a bolacha de água e sal como a cream cracker utilizam gordura na receita.

A diferença fica justamente na quantidade: a bolacha de água e sal contém 7% de gordura, enquanto a cream cracker apresenta 17%.

Além disso, há uma pequena diferença entre o número de calorias encontradas nas duas: a de água e sal possui aproximadamente 27 por unidade enquanto a cream cracker tem cerca de 32 calorias.

Você consegue consumir esse alimento em pequenas porções? Acredita que a bolacha de água e sal engorda para você? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (33 votos, média 3,82)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

14 comentários em “Bolacha de água e sal engorda?”

  1. Nunca que é amesma coisa 6 bolachas e um pão, se eu comer pão todo dia viro uma bolota, com bolacha não ocorre isso, acho isso sensacionalismo

    Responder
  2. Bolacha kkkk No pacote esta escrito biscoito (biscoito salgado, biscoito recheado, biscoito doce maizena…), mas as pessoas não mudam o costume de chamar de bolacha ¯\_(ツ)_/¯

    Responder
    • Naldo, o foco em questão é discutir sobre os efeitos da bolacha àgua e sal o questões de português? Em muitos lugares, pela cultura local, fala-se “bolacha”.

      Responder
  3. eu gosto muito de cream crakers de manteiga , pois tem um sabor mais “assim dizendo” picante !!!! pois as cream craker natural não possui esse sabor igual ás amanteigadas , e toda manhã consumo 6 biscoitos com requeijão ou mel
    e também acompanha-se um copo de café com leite

    mas só isso , nunca consumo em outros horários em questão
    e é assim , nós podemos consumir o que quisermos mas com cautela …….é assim a vida

    Responder
  4. Acho que o maior problema nem é a caloria, mas a quatidade de sódio pelo visto!

    Eu não consigo comer 1 ou 2… Como uma porção inteira de 6, será que é melhor substituir mesmo assim?

    Responder
  5. Emagreci 10 quilos com a dieta da bolacha de água e sal, comia 20 por dia, mais maçã, banana, chá. Como será Q consegui emagrecer com um alimento tão calórico.

    Responder
    • Pq nao come gelatina diet? Clara d ovo com sal? Cafe preto com adoçante? Sao zero calorias, pode comer a vontade no lanche e sacia.

      Responder
  6. oi boa tarde sera que alguém poderia min enformar quantos biscoitos são necessários comer sei que não poso exagerar mas e que eu queria uma medida certa

    Responder