Benéficas por um lado, mas perigosas por outro: as redes sociais sempre estão nos apresentando alguma coisa, inclusive cuidados pessoais. Afinal, quantos procedimentos novos você não conheceu na web? A brancorexia é um deles. O termo refere-se a pessoas que ficam obcecadas em ter os dentes cada vez mais brancos.
O que pode soar inocente, acaba sendo muito perigoso para a saúde. A busca pelo sorriso perfeito provoca tratamentos odontológicos sem recomendação profissional, o que pode causar danos aos dentes e outros problemas. Veja: Lente de contato dental causa alergia grave na pele de jovem.
“A submissão dos dentes a um excesso de agentes clareadores pode causar danos no esmalte, dentina e polpa, e até mesmo resultar em necrose do nervo, infecção ou perda dos dentes”, listou a dentista argentina Natalia Rosero.
Atualmente, nos consultórios, os pacientes vêm pedindo cada vez mais os dentes com um tom extremamente branco. Mas vale ressaltar que é natural que o sorriso fique um pouco mais amarelado conforme os anos vão passando.
“Há dentes com esmalte mais poroso, o que permite que absorvam mais pigmento dos alimentos, enquanto outros, menos porosos, mantêm uma cor mais clara. O mesmo ocorre com o clareamento dental: há pessoas que o efeito é maior e seus dentes ficam vários tons mais claros, enquanto em outras mal se percebe diferença”, explicou o profissional Pablo Cohen.
Portanto, a cor dos dentes varia de pessoa para pessoa, o que corresponde a hábitos de higiene, se a pessoa é fumante ou não, dentre outros detalhes.
A brancorexia
A pessoa que sofre de brancorexia costuma ter as seguintes características:
- Insatisfação com o resultado do clareamento.
- Expectativas longe da realidade sobre a tonalidade que o clareamento pode gerar.
- Solicitar tratamentos para deixar o sorriso ainda mais branco em períodos de tempo cada vez mais curtos.
- Não respeitar intervalos entre tratamentos ou sessões.
- Aplicar produtos em casa sem nenhum controle odontológico.
- Visitar diversos especialistas, um após o outro, para realizar clareamento várias vezes.
Para o diagnóstico, o especialista deve conversar e se conectar com o paciente. “Alguém que, por exemplo, insiste em ter os dentes mais brancos, quando o critério do profissional indica que a cor é a correta ou normal, pode nos dar indícios de que estamos diante de uma obsessão”, disse María Gabriela Scarímbolo, harmonizadora orofacial e dentista.
É importante ressaltar ainda que métodos caseiros, como limão, água oxigenada e bicarbonato de sódio, também não são um bom caminho para quem quer obter um sorriso mais branco.
A melhor forma de clarear os dentes de forma saudável é buscar um profissional em consultório odontológico.
Independente do método escolhido, com acompanhamento de um dentista , é necessário tomar certos cuidados após o procedimento de clareamento, como evitar, por pelo menos três dias, ingerir líquidos ou alimentos que liberem pigmento, como café, chá, mate, molhos, vegetais e frutas que mancham.