Como Clarear os Dentes com Bicarbonato?

Você aprenderá a seguir diversos métodos e dicas de como clarear os dentes com bicarbonato e também vai encontrar outras ideias de métodos de clareamento dental caseiro com ingredientes baratos e fáceis de achar. E tudo isso poderá ser feito no conforto da sua casa.

Dentes brancos e saudáveis são o sonho de muita gente. É normal que ao longo do tempo os dentes fiquem com um aspecto amarelado. Uma das maneiras de clarear os dentes naturalmente é usando o bicarbonato de sódio. Aproveite também para conhecer algumas opções clareamento dental caseiro mais famosas, com dicas e cuidados.

Mas, além de clarear os dentes, você não pode esquecer que também é preciso cuidar deles para que eles estejam sempre saudáveis. Para isso, fique sempre atento a sensibilidade dos seus dentes para que você saiba o que fazer, as causas e o tratamento.

Confira a seguir as causas dos seus dentes ficarem amarelados e as formas de resolver isso utilizando o bicarbonato.

Por Que os Dentes Ficam Amarelados?

Ter dentes saudáveis, alinhados e brancos é o desejo de muitas pessoas. É importante lembrar que dentes amarelados não são sinônimo de problemas de saúde bucal, mas deixá-los mais brancos podem melhorar a aparência e a autoestima.

Uma possível causa de dentes amarelados é a corrosão do esmalte do dente. Essa corrosão pode expor a dentina – um tecido ósseo presente no interior do dente que é naturalmente amarelado. Nesse caso, pode ser necessário a adoção de procedimentos odontológicos para restaurar o esmalte dentário e para obter orientações mais detalhadas sobre o que fazer.

Os dentes podem perder seu brilho e sua cor branca por motivos como:

  • Ingestão de alimentos ou bebidas que mancham o esmalte do dente;
  • Formação de placas nos dentes devido à má escovação que fazem com que eles fiquem amarelados.

Ambos os casos podem ser corrigidos por meio de um clareamento dental que pode ser profissional ou caseiro.

Clareamento Dental Caseiro

O clareamento dental caseiro é uma forma barata de clarear os dentes, já que os procedimentos de clareamento feitos por um dentista podem ser muito caros.

É claro que é sempre bom contar com um profissional qualificado para realizar um clareamento dental, mas nem sempre isso é possível. Além disso, muitos desses procedimentos para clarear os dentes usa produtos químicos agressivos que algumas pessoas preferem não usar. Assim, é grande a busca sobre como clarear os dentes em casa.

Pensando nisso, resolvemos mostrar como o bicarbonato, um produto que quase todo mundo tem em casa pode te ajudar a deixar os dentes mais brancos.

Como Clarear os Dentes com Bicarbonato?

O bicarbonato de sódio é um bom candidato para atuar como um clareador dental caseiro devido as suas propriedades abrasivas que ajudam a remover manchas nos dentes. Aliás, muitos cremes dentais e produtos usados para clarear os dentes contêm bicarbonato como um de seus ingredientes.

Dois estudos publicados em 2008 no Journal of Clinical Dentistry mostram que produtos orais à base de bicarbonato podem remover a placa nos dentes além de ajudar no clareamento deles.

Existem muitas formas de usar o bicarbonato de sódio. Além de ser usado isolado, o bicarbonato também pode ser combinado com a pasta de dente ou com outras substâncias fáceis de encontrar para promover o clareamento dos dentes. Vamos ver a seguir como deixar os dentes brancos com a ajuda do bicarbonato.

– Bicarbonato de sódio e água

A maneira mais simples e usual de usar o bicarbonato de sódio é misturando o composto com água para formar uma pasta. Uma boa maneira de fazer isso é misturando 1 colher de chá de bicarbonato de sódio com 1 ou 2 colheres de chá de água.

A pasta obtida pode ser aplicada nos dentes com o auxílio de uma escova de dentes. A mistura deve agir por aproximadamente 1 minuto e só então a boca deve ser lavada com água. O procedimento pode ser feito diariamente por 1 semana para clarear os dentes.

Outro método envolve o gargarejo com bicarbonato de sódio dissolvido em água, o que é bastante eficaz para reduzir o acúmulo de placa nos dentes

– Bicarbonato de sódio e óleo de coco

Nesse método, será necessário misturar 1 colher de sopa de óleo de coco com 1 colher de sopa de bicarbonato. Essa mistura pode ser usada para escovar os dentes de forma suave por 1 ou 2 minutos. Muitas pessoas relatam que os resultados podem ser observados quase que instantaneamente e que a técnica pode ser repetida de 2 a 3 vezes por semana.

Estudos publicados em 2015 no Nigerian Medical Journal e em 2016 no Journal of International Society of Preventive & Community Dentistry sobre o óleo de coco atestam que os ácidos graxos de cadeia média presentes nele apresentam propriedades antimicrobianas. O óleo de coco também pode eliminar as placas, evitando que os dentes fiquem opacos ou amarelados.

– Bicarbonato de sódio e creme dental

O bicarbonato também pode ser adicionado ao seu creme dental usado no dia a dia. Basta usar cerca de 1 colher de chá de creme dental e adicionar ½ colher de chá de bicarbonato de sódio. O novo creme dental formado pode ser usado para escovar os dentes durante 2 ou 3 minutos como você faria normalmente.

Essa escovação pode ser feita 2 vezes por semana durante um mês. Segundo pesquisa publicada em 2011 no Journal of Clinical Dentistry, a abrasividade do bicarbonato ajuda a deixar os dentes mais brancos e a eliminar o acúmulo de placa bacteriana enquanto que o creme dental fica responsável por preservar a higiene bucal.

– Bicarbonato de sódio e limão

O ácido cítrico encontrado no limão pode ajudar a clarear os dentes. A sugestão é misturar ½ colher de chá de bicarbonato com ½ colher de suco de limão para formar uma pasta que será usada para escovar os dentes. Depois de agir por 1 minuto, lave muito bem a boca.

No entanto, é preciso ter muito cuidado ao usar esse método porque a acidez do limão pode corroer o esmalte do dente.

– Bicarbonato de sódio e peróxido de hidrogênio

Basta mistura 1 colher de sopa de bicarbonato com 2 colheres de sopa de uma solução de peróxido de hidrogênio a 3% para clarear os dentes com essa técnica.

A pasta formada após essa mistura pode ser usada para escovar os dentes com cuidado durante 1 ou 2 minutos. Após a escovação, enxague bem a boca.

O peróxido de hidrogênio pode ser bem eficaz, mas também bastante agressivo aos dentes. Assim, é indicado fazer essa escovação apenas 2 vezes por semana durante um período máximo de 1 mês.

Comumente encontrado em produtos profissionais para clarear os dentes, o peróxido de hidrogênio é eficaz porque não só torna os dentes mais brancos como também atua no combate a bactérias bucais. Conforme dados publicados em 2017 no Journal of Clinical and Experimental Dentistry, a combinação do bicarbonato com peróxido de hidrogênio libera radicais livres que ajudam a remover as manchas e a placa bacteriana dos dentes.

– Bicarbonato de sódio e sal

Depois de misturar 1 ½ colher de chá de bicarbonato e ½ colher de chá de sal cozinha, passe um pouco do pó formado no dedo e esfregue diretamente sobre os dentes. Deixe a mistura agir por 2 ou 3 minutos e, em seguida, lave bem a boca com água.

Adeptos do método afirmam que os resultados são instantâneos, mas a aplicação pode ser feita diariamente por uma semana para melhores resultados.

Uma pesquisa publicada em 2006 na revista Food Microbiology mostra que o sal atua como um antisséptico e antimicrobiano natural que pode ser útil na remoção de bactérias e placas. Segundo outro estudo de 2015 do periódico científico Evidence-Based Dentistry afirma que essas propriedades podem evitar a opacidade e o amarelamento dos dentes.

– Bicarbonato de sódio e papel alumínio

Por fim, o último método de clareamento dental caseiro usando bicarbonato consiste em misturar ½ colher de chá de bicarbonato de sódio com 1 colher de chá de creme dental. Mas ao invés de usar essa pasta para escovar os dentes imediatamente, é recomendado espalhar a pasta em uma tira de papel alumínio grande o suficiente para ser posicionado nas partes da frente de detrás dos dentes.

As tiras de papel alumínio colocadas ao redor dos dentes devem ser mantidas no local por 1 hora. Depois desse tempo, o alumínio pode ser removido e então os dentes podem ser escovados e enxaguados normalmente.

Esse clareamento dental caseiro só pode ser feito uma vez por semana, pois o uso do alumínio faz com que a mistura fique em contato com os dentes por mais tempo, potencializando os resultados obtidos e dispensando uma nova aplicação no dia seguinte. Essa técnica pode deixar os dentes muito brancos e brilhantes.

Frequência do Clareamento Dental Caseiro com Bicarbonato

O bicarbonato deve ficar em contato com os dentes por não mais de 2 minutos a cada uso. A exposição dos dentes ao bicarbonato por muito tempo pode danificar o esmalte do dente.

Apesar de a maioria dos métodos serem usados diariamente, para maior segurança – principalmente daquelas pessoas que tem dentes mais sensíveis – o método escolhido deve ser repetido a cada 2 dias durante no máximo 2 semanas para que não ocorra nenhum dano ao esmalte dentário. Os mais agressivos devem ser usados apenas 1 vez por semana para preservar a integridade dos dentes.

É possível notar dentes mais brancos algumas horas, dias ou semanas depois de aplicar o bicarbonato de sódio, mas os resultados podem variar de pessoa para pessoa.

Se o resultado obtido com o bicarbonato não for satisfatório, é indicado procurar um dentista para um tratamento profissional.

Cuidados

  • Pessoas que sofrem de doença periodontal não devem usar bicarbonato de sódio para clarear os dentes sem consultar um dentista;
  • O uso de bicarbonato de sódio não é indicado a longo prazo, pois a abrasividade do composto pode danificar o esmalte e deixar os dentes muito sensíveis;
  • O bicarbonato nunca deve ser usado isolado e sempre deve ser diluído em água ou misturado com outra substância para reduzir a sua abrasividade;
  • Não é recomendado aplicar bicarbonato de sódio nas gengivas porque pode ocorrer irritação ou sangramento no local;
  • Enxaguar a boca com água depois de usar o bicarbonato elimina quaisquer resquícios do produto, evitando assim a erosão do esmalte dentário;
  • É indicado evitar misturar bicarbonato de sódio com substâncias ácidas como o vinagre ou o limão, por exemplo, pois o ácido pode corroer os dentes e irritar as gengivas.

Outros Tipos de Clareamento Caseiro

– Extração a óleo

A extração a óleo é uma prática tradicional usada para a higiene bucal. Um estudo publicado em 2011 no Journal of Ayurveda and Integrative Medicine explica que a prática de lavar a boca com um pouco de óleo pode ajudar a remover bactérias, evitando assim a formação de placas e deixando os dentes mais brancos.

O óleo de girassol e o óleo de gergelim eram os mais usados pelas populações antigas, mas qualquer tipo de óleo – como o óleo de coco, por exemplo – pode ser utilizado.

Nenhum estudo publicado até o momento foi capaz de provar que os dentes ficam mais brancos e brilhantes depois da técnica, mas como a maioria dos óleos não fazem mal, vale a pena tentar enxaguar a boca para ver o que acontece.

– Peróxido de hidrogênio

O peróxido de hidrogênio, comercialmente conhecido como água oxigenada, apresenta propriedades bactericidas que eliminam bactérias presentes na boca.

Uma pesquisa publicada em 2012 no Journal of Clinical Dentistry constatou que escovar os dentes com um creme dental contendo bicarbonato de sódio e peróxido de hidrogênio 2 vezes por dia resultou em dentes mais brancos em um período de 6 semanas.

Em casa, é melhor ter mais cautela e usar a mistura apenas algumas vezes por semanas para evitar danos ao esmalte do dente. Também é recomendado usar concentrações baixas de peróxido – que devem variar de 1 a 3% – pois o composto pode causar irritação e sensibilidade.

– Frutas e legumes

O consumo de frutas e vegetais crus pode ajudar a limpar os dentes durante a mastigação, evitando o acúmulo de placa. Além disso, frutas como o morango e o abacaxi parecem ter propriedades que ajudam a clarear os dentes.

Adeptos do uso do morango para clarear os dentes costumam esmagas um morango fresco e mistura-lo com um pouco de bicarbonato para escovar os dentes. Eles afirmam que o ácido málico encontrado no morango pode descolorir os dentes enquanto o bicarbonato age removendo manchas.

Mas, estudos – como o publicado em 2015 na revista Operative Dentistry – mostram pouca alteração na cor dos dentes usando essa técnica e outras pesquisas sugerem que o uso excessivo da mistura pode resultar em danos aos dentes.

– Vinagre de maçã

O vinagre tem propriedades bactericidas úteis para manter a boca limpa e saudável. Alguns estudos também mostram que o vinagre pode ajudar a clarear os dentes naturalmente.

De acordo com uma pesquisa publicada em 2014 na revista Clinical Laboratory, o ácido acético presente no vinagre pode corroer o esmalte do dente e, assim, ele não deve ser usado todos os dias e nem por muito tempo.

A diluição do vinagre em água e o uso espaçado podem ser boas estratégias para reduzir o risco de danos aos dentes.

Prevenção

Melhor do que ficar escolhendo métodos de clareamento caseiro ou profissional é evitar a necessidade deles. A higiene e algumas medidas preventivas são fundamentais para manter seus dentes brancos e saudáveis. Vamos ver algumas dicas de prevenção para evitar esse transtorno.

– Evite o consumo de alimentos e bebidas com corantes

Bebidas como café, refrigerante e vinho tinto e alimentos com corantes podem manchar os dentes. Limitar o consumo desses produtos ou escovar os dentes logo depois do seu consumo pode evitar algumas manchas.

Fumar também não é uma boa escolha para quem quer preservar os dentes brancos pois as substâncias presentes no cigarro mancham os dentes.

– Limite a ingestão de açúcar

Dietas ricas em açúcar favorecem o crescimento de bactérias do tipo Streptococcus mutans, que é a principal bactéria responsável pela gengivite e pela placa bacteriana, que resultam no surgimento de manchas.

Evitar comer alimentos ou bebidas açucaradas ou escovar os dentes logo depois de comer ajudam a evitar esse problema.

– Obtenha cálcio através da dieta

O cálcio pode fortalecer o esmalte dos dentes, evitando a exposição da dentina que deixa os dentes com aspecto amarelado. Segundo estudo publicado em 2010 no European Journal of Dentistry, alimentos ricos em cálcio como leite, queijo e brócolis podem proteger os dentes da erosão do esmalte dentário.

– Mantenha a escovação e o uso do fio dental em dia

Nada substitui a escovação diária e o uso regular do fio dental. Essas práticas básicas de higiene reduzem a quantidade de bactérias na boca e evitam o acúmulo de placa bacteriana.

Limpezas regulares no consultório odontológico também são importantes para preservar a limpeza e a brancura dos dentes.

Alerta Final

Nenhum método de clareamento caseiro mostrado aqui promete deixar os dentes super brancos, mas são opções mais baratas de deixar o sorriso mais bonito.

Ainda assim, se qualquer um dos clareamentos caseiros mencionados nesse artigo causarem sensibilidade nos dentes por tempo prolongado ou qualquer outro sintoma desagradável, é indicado interromper o seu uso e procurar um dentista.

Referências Adicionais:

Você já sabia como clarear os dentes com bicarbonato? Conhece alguém que já fez isso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário