Especialista da Área:

Café com Óleo de Coco Emagrece? Benefícios, Receita e Dicas

Já sabemos que o café pode agir como um acelerador do metabolismo e que o óleo de coco tem sido visto como muito saudável por uma grande parcela de especialistas, mas a mistura dos dois parece algo impensável. Mesmo assim, esta é a nova tendência que promete ajudar a perder alguns quilinhos de forma mais fácil.

Mas será que café com óleo de coco emagrece mesmo? Que benefícios podemos esperar de verdade? Vamos explorar isso agora em detalhes!

A ideia de que café com óleo de coco emagrece pode parecer estranha, mas existem algumas teorias interessantes sobre este fato. A receita promete maior queima de gordura, menor apetite e metabolismo mais rápido, um ótimo combo para quem quer emagrecer.

Com tantos benefícios, não é de se espantar que tem muita gente se interessando pelo assunto. Por isso vamos falar um pouco mais sobre esta combinação improvável de café com óleo de coco, para que serve, como fazer e quais são seus benefícios para quem quer emagrecer.

O café com óleo de coco emagrece mesmo?

Perder peso pode ser uma luta muito difícil para algumas pessoas e contar apenas com um santo remédio pode ser uma má ideia, principalmente se você não pratica exercícios nem leva uma alimentação balanceada.

O café com óleo de coco tem recebido boas críticas por sua ação termogênica, que acelera o metabolismo e melhora a queima de gorduras, além de trazer alguns outros benefícios que também podem ajudar na perda de peso.

Por isso, vamos contrapor os benefícios com os pontos negativos desta mistura para que você tenha consciência do que realmente está tomando ao testar se o café com óleo de coco emagrece.

Benefícios

1. Controle do apetite

Esta combinação de café com óleo de coco pode evitar que você coma em excesso. Alguns estudos apontam que o consumo regular de pequenas quantidades de óleo de coco pode te dar maior saciedade e fazer com que você coma menos.

Isso acontece porque o óleo de coco aumenta a produção de corpos cetônicos pelo fígado. Essas substâncias são conhecidas por diminuir o apetite e um estudo recente mostrou que as pessoas que tomam suplementos com óleo de coco consomem até 250 calorias a menos por dia do que pessoas que não tomam.

Além disso, a cafeína encontrada no café também é um potente inibidor de apetite. Outro estudo apontou que, depois de ingerir cafeína, as pessoas tendem a comer até 21% menos calorias. Vale lembrar também que consumir gorduras ajuda na saciedade.

2. Acelerar o metabolismo

Tanto o café quanto o óleo de coco são alimentos conhecidos por suas propriedades termogênicas. Isso quer dizer que, ao consumir estes produtos, seu corpo ganha maior energia e pode queimar gordura mais rapidamente.

Pesquisas apontam que o consumo regular de até duas colheres de sopa de óleo de coco por dia pode ajudar a queimar calorias a mais do que sem o consumo deste alimento.

O mesmo acontece com a cafeína, que também acelera o metabolismo, ajudando a queimar algumas calorias extras. Combinar óleo de coco e café é uma maneira de juntar as forças destes alimentos em prol da perda de peso.

3. Mais energia para o seu corpo

A cafeína é conhecida por dar maior energia a quem a consome e o óleo de coco também possui esta propriedade. Apesar de ser um tipo de gordura, o óleo de coco possui ácidos graxos de cadeia média, isto é, gorduras interessantes para o organismo.

Diferente de outros tipos de gordura saudável, os ácidos graxos de cadeia média, em vez de se armazenarem no seu corpo, vão se transformar em energia mais rapidamente.

4. Melhora na digestão

O café age como um estimulante na maioria das pessoas, nos deixando mais alertas e atentos. Isso afeta também os nossos músculos, fazendo com que ele ajude no funcionamento dos músculos durante a digestão.

O óleo de coco, e qualquer outro óleo, tem um efeito lubrificante no sistema digestivo, ajudando, também, a melhorar o fluxo intestinal, o que pode ser muito benéfico para quem quer perder peso.

5. Mantém o nível de açúcar no sangue controlado

Quando o nível de glicemia oscila demais, o nosso corpo perde energia e nosso apetite aumenta. O óleo de coco pode ajudar no controle dos picos de insulina, evitando as oscilações que geram fome.

Alguns contras

Nem tudo são flores nessa mistura que parece mágica de café e óleo de coco, por isso vamos contrapor algumas questões importantes para que você saiba dosar bem o consumo, sem exageros que possam trazer malefícios à sua saúde.

1. Gordura saturada

As gorduras saturadas são normalmente evitadas o máximo possível por quem quer perder peso e manter uma boa saúde. Elas são responsáveis pelo aumento de colesterol ruim, o LDL, no nosso organismo, que pode aumentar os riscos de doenças cardíacas e derrames.

Se você já consome regularmente produtos com alto teor de gordura saturada, como queijo, manteiga, chocolate, carnes e etc, o consumo do óleo de coco pode não ser tão benéfico para a sua saúde.

O óleo de coco é muito usado na cultura asiática, onde as pessoas possuem uma alimentação regrada e muito baixa em gorduras. Neste caso, ele é realmente bastante benéfico, já que não há o excesso no consumo de gorduras.

De qualquer forma, se você quer perder peso, é importantíssimo evitar o consumo de alimentos gordurosos como os citados acima, principalmente se você for começar a tomar café com óleo de coco.

2. Alto teor calórico

Justamente por ser uma fonte de gordura, o óleo de coco é bastante rico em calorias e para emagrecer precisamos justamente diminuir a quantidade de calorias ingeridas.

Por isso, se você pensa em começar a tomar café com óleo de coco, é fundamental que você esteja fazendo exercícios e se alimentando de forma saudável, com alimentos naturais e baixos em gordura e calorias, além de tomar uma dose pequena do ingrediente por vez.

3. Não pode ser considerado uma refeição

Muita gente se anima com os benefícios do café com óleo de coco e acha que pode substituir o café da manhã por uma xícara desta mistura. Isso não é saudável, pois, apesar da bebida ajudar em algumas áreas, ela não vai te oferecer os nutrientes dos quais o seu corpo mais necessita na refeição mais importante do dia.

Se você quer começar a tomar o café com óleo de coco para emagrecer, faça bem todas as refeições do dia, invista em alimentos ricos nutricionalmente e com baixo teor de gordura, mas não pule uma refeição, pois isso pode prejudicar sua saúde e sua dieta.

Como fazer o café com óleo de coco

Preparar esta bebida é muito fácil, basta seguir os passos abaixo:

Ingredientes:

  • Uma xícara de chá de café;
  • Uma colher de sopa de óleo de coco.

Modo de preparo:

Adicione o café em um liquidificador ou no recipiente de um mixer.

Adicione uma colher de sopa de óleo de coco e bata até que o café fique mais claro.

Adoce como você faria normalmente, mas lembre-se que consumir açúcar é uma péssima ideia se você deseja emagrecer.

Apenas misturar o óleo de coco no café, sem usar um liquidificador ou mixer, não vai dar uma boa aparência na bebida. Ao bater bem os dois ingredientes, eles vão se incorporar melhor e dar até um sabor mais gostoso.

Efeitos colaterais

Qualquer alimento pode reagir mal em alguns organismos, principalmente nos mais sensíveis. Por isso, é bom estar atento sempre que você começar a consumir algum alimento diferente.

Como dissemos, tanto o café quanto o óleo de coco agem no sistema digestivo e por isso, um dos efeitos colaterais mais comuns é a diarréia, principalmente se você iniciar o consumo do café com óleo de coco em grandes quantidades.

Outros efeitos indesejados são náusea, cansaço e tontura.

Dicas

Se você não tem o costume de tomar café, é bom começar aos poucos. Pequenas doses durante a manhã e à tarde podem te ajudar a se acostumar com a cafeína e o óleo de coco.

Para não exagerar nas doses, o recomendado é tomar esta mistura apenas 3 vezes por semana, principalmente por conta do excesso de gordura que ela traz.

Tente tomar o café com óleo de coco em pequenas quantidades, pois assim os seus efeitos termogênicos e de inibidor de apetite vão agir mais vezes. 

Fontes e Referências Adicionais:

Você já ouviu alguém afirmando que tomar café com óleo de coco emagrece? Já experimentou inserir essa mistura em seu dia a dia? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (20 votos, média: 3,95 de 5)
Loading...

1 comentário em “Café com Óleo de Coco Emagrece? Benefícios, Receita e Dicas”

  1. Ttomo 1 xic de café passado com 1 colher de café de óleo de coco extra virgem e uns 10 min depois meu intestino funciona, esvazia, estou adorando!!!

Deixe um comentário