Café ou Cafeína Emagrece? Saiba Se Isso Ajuda a Perder Peso

Especialista:
atualizado em 09/12/2019

O benefício do café e bebidas cafeinadas para perder peso é controverso. Os estudos para saber se a cafeína emagrece não são definitivos e são frequentemente baseados em modelos animais. Apesar de a cafeína ser considerada como estimulante do metabolismo e diminuidora do apetite, a forma como a consumimos pode afetar negativamente nosso peso.

Além disso, embora geralmente seja considerada uma substância segura, se abusada ela pode trazer muitos efeitos danosos ao organismo. Muitas pessoas não podem nem pensar em começar seu dia sem uma xícara de café ou duas. Portanto, isso ajuda a perder peso ou a cafeína é um hábito que está atrapalhando?

A cafeína é encontrada em um número variado de formas, sendo que a mais conhecida, é claro, é o café. Mas ela também pode ser encontrada em energéticos, chocolate, chá, Coca-Cola e em um número de remédios para perder peso. Como então a cafeína emagrece?

Ajuda o organismo a queimar mais calorias

Estudos provaram que a cafeína emagrece aumentando a termogênese e, portanto, estimulando o organismo a queimar energia. Isso resulta em queima de calorias mais efetiva, o que pode, por sua vez, nos ajudar a perder peso.

Supressor do Apetite

Também foi sugerido que a cafeína funciona como um redutor de apetite a curto prazo, o que pode resultar em menos fome e, subsequentemente, no menor consumo de alimentos.

Mais energia

A cafeína também nos dá mais energia, o que é a maior razão das pessoas não conseguirem começar seu dia sem ela. Isso pode dar-lhe o empurrão inicial necessário para sair de casa e chegar na academia. Exercitar-se mais é definitivamente benéfico para a perder peso, portanto, desta forma indireta, também pode-se dizer que a cafeína emagrece.

Função Diurética

A última forma pela qual a cafeína emagrece é através de sua função diurética. Em muitas pessoas, a cafeína resulta em perda de água, o que por sua vez reduz peso, embora deva-se notar que este tipo de perda de peso só ocorre em função de perda de fluidos, e não de gordura. Essa função pode ser útil para aqueles com tendência a retenção de líquidos.

O potencial para ganho de peso

Embora haja claros benefícios da cafeína para perder peso, há também muitas situações onde, contida nas bebidas, ela tende mais a resultar em ganho de peso.

Café não preto tende a adicionar calorias à sua dieta

Quando se bebe café, é raro se pedir um copo padrão de café puro, sem nenhum complemento. O café, em sua forma simples, não contribui com muitas calorias e, portanto, não tem um impacto muito negativo no peso. Já o café com design ‘comercial’, por sua vez , é outra história.

Alguns desses cafés são tão grandes e cheios de xaropes, açúcar e gorduras, na forma de leite integral ou creme, que eles podem chegar a conter até por volta de 800 calorias. Isto tende a ser mais do que você deveria consumir em uma refeição inteira para perder peso! A parte disso, além de cálcio e proteína, eles contribuem com muito pouco valor nutricional e, portanto, são principalmente calorias vazias.

Quantidade de açúcar em energéticos e Coca-Cola

Energéticos e Coca-Cola podem ser similarmente problemáticos. Juntamente à cafeína, eles também contêm uma grande quantidade de açúcar, portanto ao mesmo tempo que a cafeína emagrece, presente nestas bebidas, o efeito é completamente desfeito pela quantidade de calorias consumidas nelas.

Produtos baseados em chocolate e cacau também não tendem a favorecer a perda de peso porque, não somente a quantidade que têm de cafeína é menor, como são geralmente altos em gordura e açúcar. A melhor forma de se beneficiar de bebidas que contêm cafeína é limitar-se ao café preto, com pouco leite desnatado e adoçante se necessário, e optar por energéticos e refrigerantes diet.

O aumento de energia é limitado

Apesar da cafeína proporcionar um aumento de energia necessário durante o dia, ela não dura muito – se mantém uma média de duas a quatro horas, no organismo. Depois disso, é comum sentir uma queda na energia, o que pode levar à diminuição da atividade física e a ter um efeito negativo em seus esforços de perda de peso.

Perigos da cafeína na perda de peso

  • Adição

A cafeína, embora considerada segura, é aditiva. Ingerir bebidas como café e energéticos pode mascarar os sintomas de cansaço, mas não substitui a necessidade de sono do organismo. Portanto, carregar-se constantemente com cafeína, ao invés de descansar o necessário, pode te deixar exausto e suscetível a doenças. Muitas pessoas se pegam necessitando de mais e mais cafeína, para se manter em funcionamento, levando à ingestão excessiva e a resultados perigosos.

  • Muita cafeína pode causar efeitos colaterais

Apesar da cafeína, em moderação, ser normalmente segura, altos níveis de sua ingestão podem levar a resultados desagradáveis e até perigosos. A ingestão recomendada é menos de 500-600mg por dia. Um copo padrão de 200g contém aproximadamente entre 95-200mg, sendo que o café instantâneo contém um pouco menos. Energéticos podem conter entre 80 a 300mg por porção, dependendo da marca.

Muita cafeína pode causar efeitos colaterais como nervosismo, ansiedade, insônia, irritabilidade, agitação e dores de cabeça. Em casos severos, o consumo de grandes quantidades de cafeína por um número excessivo de energéticos podem causar sérios efeitos, como arritmias e paradas cardíacas. Não se recomenda o consumo de altos níveis de cafeína antes do esporte, pois pode adicionar estresse ao coração.

  • Perigo de desidratação

A desidratação, em função do efeito diurético da cafeína, é também comum, e aqueles que consomem grandes quantidades dela devem garantir que estejam sempre bebendo bastante água para repor os fluidos, particularmente durante esportes ou em climas quentes.

O veredicto

Moderadamente e em sua forma correta, podemos dizer que a cafeína emagrece, embora um pouco disso tem a ver com ela ser composta de água. Entretanto, não deve ser usada em grandes quantidades como uma ferramenta para perder peso. Uma alta ingestão de cafeína contida em bebidas que também são altas em gordura ou açúcar deve ser evitada, pois tende a desfazer qualquer benefício, em função de seu conteúdo de altas calorias e, na verdade, tende a causar o ganho de peso.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já escutou alguém falar que cafeína emagrece? Já experimentou utilizá-la como uma ferramenta para perder peso? Comente abaixo suas experiências!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (17 votos, média: 4,47 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

1 comentário em “Café ou Cafeína Emagrece? Saiba Se Isso Ajuda a Perder Peso”