O café de açaí é uma alternativa ao café tradicional, e foi descoberto por acaso. Ambos tem sabor parecido, mas o café de açaí tem as suas particularidades, bem como oferece diversos benefícios à saúde, conforme você vai ver a seguir.
O que é e de onde vem o café de açaí?
Não se sabe exatamente quem foram os inventores, porém existem alguns produtores de café de açaí no interior do estado do Pará.
Um deles é o casal Perina Rodrigues Silva e Roberto Carlos Cunha, que está em processo de patente do produto desde 2017, segundo o UOL. Enquanto ela é maranhense, ele é goiano e há cerca de 30 anos se mudaram para o Pará.
Foi nessa época que eles criaram a sua versão do café de açaí, mesmo que meio sem querer. No período, não havia como comprar mantimentos no local onde moram e o meio de transporte disponível para levá-los até outro lugar onde faziam compras não era frequente, contaram ao UOL.
Certo dia, o café acabou e Perina teve a ideia de fazer café com os caroços do açaí. Primeiro ela usou o açaí branco, mas ficou muito amargo. A receita só deu certo quando ela usou o caroço do açaí escuro, que rendeu um sabor parecido com o do café.
Então, com o passar do tempo, Perina foi aprimorando a produção para chegar ao sabor que o seu café de açaí tem hoje. O processo inclui a seleção dos caroços e um cuidado especial com o tempo de torra.
Quais os benefícios do café de açaí?
Achou estranha a ideia de tomar café de açaí? Mas, saiba que ele possui uma série de benefícios, que fazem valer a pena dar uma chance a essa bebida diferentona. Por exemplo:
É livre de cafeína
Por não conter cafeína, o café de açaí é uma opção para quem está tentando cortar a substância do dia a dia ou não se dá muito bem com o café normal porque sofre com sensibilidade ou intolerância à cafeína.
Vale lembrar que o excesso de cafeína pode provocar efeitos colaterais como insônia, tremores, dor de cabeça, tontura, desidratação, ritmo cardíaco acelerado e ansiedade. Assim, mesmo que não queira abandonar o café, você pode mesclar o consumo da versão tradicional com o café de açaí para não abusar tanto da cafeína.
Fonte de vitaminas
O café de açaí é uma bebida nutritiva, já que contém vitaminas importantes para o funcionamento do organismo humano. São elas: vitamina A, vitamina D, vitamina E e vitamina K.
Contém fibras
O café de açaí também contém fibras, nutriente que ajuda a dar saciedade, auxilia o sistema digestivo e contribui com a prevenção da prisão de ventre.
Possui propriedades antioxidantes
Outro benefício associado à bebida é apresentar compostos fenólicos com ação antioxidante. Os antioxidantes são capazes de bloquear parte dos danos que os radicais livres causam.
Esta é uma ótima notícia, afinal, o acúmulo de radicais livres ao longo do tempo tem uma grande relação com o processo de envelhecimento. Além disso, eles podem contribuir com o desenvolvimento de doenças como artrite, câncer e doenças cardiovasculares.
Sustentabilidade
Aproveitar os alimentos ao máximo é importante para a sustentabilidade do meio ambiente, e levando isso em conta, temos mais um ponto positivo para o café de açaí. Afinal, o caroço do fruto que iria para a lata do lixo é usado como matéria-prima da bebida.
Onde encontrar e como fazer o café de açaí
Na produção, os caroços do açaí são lavados, secos, torrados e moídos. Em uma rápida pesquisa na internet é possível encontrar o produto à venda por preços a partir de pouco mais de R$ 15.
Os valores variam conforme o tamanho da embalagem e o estabelecimento que o vende. É possível achar o café de açaí em lojas especializadas ou grandes redes de comércio.
Por se tratar de um café mais suave, a recomendação é preparar a bebida com um coador. Cheque a embalagem do produto para conhecer as instruções específicas de preparo do seu café de açaí.