Cafeína e Café Ajudam a Queimar Gordura e Melhorar a Saúde?

Tanto café quanto a cafeína já foram elogiados por ajudar a queimar gordura e há significativas evidências que eles aumentam a performance física. A boa notícia é que ambos podem ser altamente benéficos, mas é necessário saber usá-los para se atingir os melhores resultados. Esta dica irá revisar o valor do café na perda de peso.

Estudos recentes mostram que tomar uma grande dose de extrato de café verde, três vezes ao dia, pode levar à significativa perda de peso, sem necessidade de restringir calorias. Este estudo comparou os efeitos de se dar a participantes acima do peso uma alta dose de extrato de café verde (1.050mg), em 3 doses diárias, uma dose mais baixa (750mg), em duas vezes por dia, ou um placebo, por 6 vezes na semana. Foi um estudo cruzado, que utilizou três diferentes dosagens, cada uma por 6 semanas, num total de 22 semanas de estudo.

Os resultados mostraram que, ao final do estudo, os participantes perderam uma média de 8kg de peso corporal e diminuíram a gordura corporal em 4,4 por cento, sem nenhuma alteração na ingestão de calorias ou composição macronutriente. O resultado foi extremamente convincente, porque todos os 16 participantes do estudo conseguiram queimar gordura corporal e perderam peso – não houve alguns com resposta baixa e outros com alta, como frequentemente observa-se em estudos sobre perda de peso.

Os resultados com alta dose de extrato de café foram muito melhores do que os com baixa dose ou com placebo, mas em função da natureza de estudo cruzado, todos os participantes perderam peso ao final. Por exemplo, quando em alta dose de extrato de café verde, os participantes perderam 0,5kg a mais de peso corporal do que os da baixa dose. Nenhum peso foi perdido no grupo com o placebo.

São os antioxidantes no café que auxiliam a queimar gordura, pois inibem a absorção de açúcar no intestino. Há também evidências, advindas de experimentos com animais, mostrando que o café verde aumenta o metabolismo de gordura no fígado e retarda a absorção de gorduras da dieta. Isto significa que seu organismo está absorvendo menos calorias, levando a uma menor absorção total de energia.

O legal acerca do antioxidantes do café – chamados ácidos clorogênicos e caféicos – é que eles também beneficiam a saúde como um todo. Um bom número de estudos mostrou correlação entre a diminuição do risco de câncer e a ingestão de cafeína. Um recente estudo japonês mostrou que estes antioxidantes podem diminuir a circulação de triglicérides e melhorar seu perfil de colesterol. Há um ano atrás, descobriu-se que o café aumenta a função endotelial, melhorando a saúde cardiovascular.

Finalmente, outro estudo mostrou que tomar uma única dose de extrato de café verde aumenta os níveis do “fator’ cerebral chamado BDNF (‘Brain-derived Neurotrophic Factor’ ou Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro), que melhora o metabolismo de energia e gordura. O BDNF é diretamente envolvido no funcionamento cerebral, na aprendizagem e na memória ideais. Cientistas têm explorado como aumentar o BDNF com antioxidantes derivados do café, de modo a prevenir a demência e distúrbios de aprendizagem.

Aproveite o conhecimento que esses recentes estudos mostraram em apoio ao uso de extrato de café verde para queimar gordura. O que acontece é que você provavelmente necessita tomar uma grande dose total, todos os dias, e ir quebrando essa dose, até que coincidam com as refeições, particularmente as de carboidratos e gordura. Naturalmente, nada será efetivo em sua composição corporal e em sua saúde como uma dieta clara, integral, com taxas de macronutrientes que combinem com suas necessidades de treinamento e genótipo.

Você já experimentou tomar café verde a fim de queimar gordura? Foi possívle observar algum resultado interessante? Comente abaixo sua experiência!

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