Especialista da Área:

Calorias da Abóbora – Tipos, Porções e Dicas

A abóbora é uma hortaliça que serve como fonte de nutrientes importantes para o funcionamento do organismo como carboidratos, proteínas, fibras, vitamina A, vitamina B6, vitamina C, vitamina E, ferro, cálcio, magnésio e fósforo.

O alimento está associado a benefícios como efeito antioxidante, diminuição do risco de problemas no coração, derrames e problemas na visão, proteção à pele, melhoria do humor e estímulo ao sistema imunológico.

Mas você sabia que existem variados tipos de abóbora e que cada uma delas apresenta diferentes calorias? Vamos conferir agora as calorias da abóbora, dando uma olhada nas diferentes variedades da hortaliça.

Calorias da abóbora moranga

É a variedade utilizada no preparo do prato camarão na moranga, mas também pode ser encontrada em receitas de refogados, sopas e purê. É constituída por grumos, possui uma cor alaranjada, sua casca é grossa e dura, porém, após ser cozida, sua polpa fica macia e tem um sabor levemente adocicado.

Em uma porção de 100 g de abóbora moranga, encontra-se 30 calorias. Já uma porção de uma xícara do alimento traz 34 calorias e uma colher com 30 g do alimento apresenta nove calorias.

Calorias da abóbora cabotiá

Também conhecida como abóbora japonesa, ela é seca e costuma ser usada no preparo de pratos salgados como purês, caldos e nhoques, além de servir de acompanhamento para a carne seca. Sua casca tem uma cor verde escura, é dura e grossa.

Assim como a abóbora moranga, depois de cozida, a polpa da cabotiá fica macia. Considerada um alimento energético, ela também é rica em fibras, um nutriente que contribui com a promoção da sensação da saciedade no organismo.

Uma xícara de abóbora cabotiá é composta por 55 calorias, enquanto 100 g do vegetal trazem 48 calorias e uma porção de colher com 30 g do alimento contém aproximadamente 14,5 calorias.

Calorias da abóbora de pescoço

É chamada ainda de abóbora seca e é a maior das abóboras: chega a pesar 15 kg. Sua casca é verde escura e apresenta rajadas laranjas. Ela é fibrosa e úmida e pode ser consumida com pães, doces, salgadas e em saladas, quando é ralada bem fininha. Seu cultivo é bastante presente no estado de Minas Gerais.

De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, uma porção de 100 g de abóbora de pescoço fornece 24,5 calorias. Já uma colher com 30 g da hortaliça tem em torno de 7,3 calorias e uma xícara do alimento possui cerca de 28,4 calorias.

Calorias da abóbora italiana

Continuando com a lista das calorias da abóbora, temos a abóbora italiana, uma vertente que é fácil de ser encontrada e pode ser consumida em refogados, grelhada, recheada com carne e queijo e crua em receitas de saladas. Até mesmo a sua casca, que é bem fininha, pode ser ingerida, desde que seja muito bem higienizada.

Uma colher com 30 g de abóbora italiana contém aproximadamente 9,5 calorias. Já uma porção de 100 g apresenta em torno de 32 calorias, enquanto uma xícara do alimento fornece cerca de 37,3 calorias.

Calorias da abóbora menina brasileira

Ela apresenta um sabor mais suave e menos adocicado que as outras variedades de abóbora, além de ter uma cor interna menos alaranjada. Sua época boa é em outubro e a recomendação de uso é na preparação de refogados.

Uma porção de 100 g de abóbora menina brasileira é composta por 15,6 calorias. Já uma porção equivalente a uma xícara do alimento apresenta 18,1 calorias e uma colher com 30 g da hortaliça contém aproximadamente 4,7 calorias.

Calorias da abóbora paulista

Utilizada no preparo de refogados e doces, ela é idêntica à abóbora menina brasileira. Entretanto, por ser colhida de maneira precoce, o seu peso não ultrapassa os 1,5 kg.

Conforme informações da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, uma porção de 100 g de abóbora paulista apresenta aproximadamente 31 calorias. Enquanto isso, uma porção equivalente a uma xícara do vegetal possui em torno de 35,7 calorias e uma colher com 30 g do alimento contém cerca de 9,25 calorias.

Purê de Abóbora 

Em geral, podemos considerar que 100g de purê de abóbora tem 73 calorias. Uma xícara tem por volta de 180 calorias.

Sopa de Abóbora

Em geral, podemos considerar que 100g de sopa de abóbora tem 45 calorias. Uma xícara tem por volta de 109 calorias.

Doce de Abóbora com Coco

Em geral, podemos considerar que 100g de doce de abóbora com coco tem 412 calorias. Uma unidade ou colher de sopa, que corresponde a uma medida de 25 g, tem 103 calorias.

Quibebe

Em geral, podemos considerar que 100g de doce de abóbora com coco tem 76 calorias. Uma xícara tem por volta de 184 calorias.

Receitas com abóbora

Agora que já conhecemos algumas variedades e calorias da abóbora, que tal aprendermos a preparar algumas receitas com o alimento?

1. Caldo de abóbora 

Ingredientes:

  • 1 kg de abóbora cabotiá;
  • 1 cebola grande picada;
  • 300 g de carne seca dessalgada desfiada;
  • Cebolinha verde picada;
  • Queijo minas ralado;
  • Sal a gosto;
  • Pimenta a gosto.

Modo de preparo:

  1. Lavar, descascar a abóbora e retirar suas sementes. Cortar em pedaços e cozinhar a abóbora com os temperos que desejar;
  2. Bater no liquidificador e reservar;
  3. Em uma panela diferente, fritar a carne de sol com o sal, a pimenta e a cebola. Quando não tiver mais umidade na panela, adicionar a abóbora cozida e batida;
  4. Deixar no fogo até levantar fervura. Se achar necessário, adicionar água para deixar o caldo mais líquido. Caso precise, acrescentar mais temperos.
  5. Servir ainda quente com o queijo ralado no fundo do prato, antes de colocar o caldo, e a cebolinha por cima.

2. Bolinho de abóbora 

Ingredientes:

  • 1 ½ xícaras de abóbora;
  • 2 tabletes de caldo de galinha;
  • 1 ovo;
  • 50 g de queijo ralado;
  • ½ xícara de leite quente;
  • 1 xícara de farinha de trigo;
  • Óleo;
  • 1 colher de sobremesa de fermento em pó.

Modo de preparo:

  1. Lavar, descascar a abóbora e retirar suas sementes. Cortar em pedaços e cozinhar com o caldo de galinha em uma panela com uma quantidade de água que mal cubra a abóbora;
  2. Escorrer a abóbora e espremê-la com o auxílio de um garfo. Misturar com o ovo, o leite, o queijo, a farinha de trigo e o fermento até ficar homogêneo;
  3. Verificar se precisa de sal (se precisar, adicionar) e dividir a massa em pequenos bolinhos. Fritar em uma panela com óleo quente até dourar.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Quais são as calorias da abóbora do tipo que você costuma consumir? Em que receitas você frequentemente utiliza a abóbora? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votos, média: 3,83 de 5)
Loading...

Deixe um comentário