Especialista da Área:

Calorias da Sopa de Feijão – Tipos, Porções e Dicas

🕐 26/12/2019

Para quem gosta de tomar uma sopinha, ela pode ser cardápio para o jantar e inclusive para o almoço. E tem coisa melhor do que saborear e se esquentar com uma sopa bem quentinha e saborosa naqueles dias em que o frio aperta?

Uma das sopas que podemos escolher para esses dias é a sopa de feijão. Entretanto, quem não deseja descuidar da dieta e engordar pode acabar preocupando-se em relação às calorias da sopa de feijão.

Será que o alimento é muito calórico? É isso o que vamos conferir mais abaixo, onde vamos conhecer a quantidade de calorias que podem ser encontradas em diferentes tipos e porções da sopa de feijão. Dê uma conferida na nossa lista a seguir:

As calorias da sopa de feijão

1. Calorias da sopa de feijão industrializada

O sopão batido de feijão da marca Knorr apresenta 81 calorias em uma porção de 25 g.

Com base nessas quantidades, conclui-se que uma porção de 100 g do produto carrega 324 calorias.

Uma colher de sopa da sopa sabor feijão da marca Kitano contém 36,5 calorias, enquanto 100 g do alimento possuem aproximadamente 304 calorias.

Um envelope de sopa de caldinho de feijão da marca Vono apresenta 65 calorias, ao mesmo tempo em que 100 g do produto carregam em torno de 361 calorias.

Já a sopa instantânea sabor caldinho de feijão com bacon Meu Instante preparada Maggi Nestlé é composta por 47 calorias a cada 100 ml ou 94 calorias em uma porção de uma xícara de chá grande.

2. Calorias da sopa de feijão caseira

Uma xícara desta sopa contém 137 calorias, enquanto 100 g do prato possuem 54 calorias. Aprenda aqui como fazer uma sopa de feijão caseira light deliciosa.

3. Calorias da sopa de feijão com legumes

Encontramos uma receita de sopa de feijão com legumes que leva os seguintes ingredientes: uma xícara de água quente, duas xícaras de feijão preto light, uma unidade de chuchu cortado, uma unidade de cenoura cortada, meia unidade de cebola cortada, duas unidades de dente de alho, 250 ml de caldo de legumes caseiro, meia colher de chá de cominho moído e 25 g de massa argola (mista trigo e soja).

Essa a receita rende seis porções, sendo que cada uma corresponde a 200 g ou duas conchas. Cada uma dessas porções com 200 g contém 243,4 calorias.

A partir desses números, calcula-se que 100 g desta sopa de feijão com legumes apresenta 121,7 calorias.

4. Calorias do caldo de feijão

Uma receita de caldo de feijão interessante, que pode ser preparado com quatro xícaras de feijão preto cozido batido (adaptação nossa), uma cebola pequena, um dente de alho e duas colheres de sopa de sementes de linhaça e rende quatro porções.

Com base nas informações nutricionais, estima-se que o resultado seja uma receita com 257,7 calorias em cada uma das seis porções.

5. Calorias da sopa de feijão com legumes e carne

A Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (ANAD) também ensinou uma receita de sopa de feijão. Ela é feita com os seguintes ingredientes: uma colher de sopa de óleo vegetal, dois dentes de alhos amassados, uma colher de sopa de cebola picada, 200 g de carne magra moída, uma xícara de chá de cenoura cortada em cubos, uma xícara de chá de batata cortada em cubos, uma xícara de chá de couve fatiada, três xícaras de chá de feijão carioca cozido e batido no liquidificador com o caldo, um litro de água, um envelope de caldo de carne em pó, uma xícara de chá de macarrão curto para sopa sal a gosto e uma colher de salsinha.

De acordo com a ANAD, esta sopa de feijão com legumes e carne rende seis porções, sendo que cada uma dessas porções é composta por 247 calorias.

6. Calorias do caldo de feijão com carne

Encontramos uma receita de caldo de feijão com carne que leva: duas conchas pequenas de feijão carioquinha cozido (metade grão e metade caldo), cinco pedaços pequenos de patinho, meia cebola média, um dente de alho, um talo de salsão, uma colher de sobremesa de semente de linhaça triturada, três copos médios de água, meia colher de sopa de azeite extra virgem e uma colher de chá de sal.

Essa receita rende 10 porções, com 92 calorias presentes em cada uma dessas porções.

7. Calorias da sopa de feijão com couve

Esse prato é preparado com: quatro xícaras de chá de feijão cozido sem tempero, um litro de caldo de carne caseiro, seis dentes de alho picadinhos, uma colher de sopa de óleo, duas xícaras de chá de couve picada, uma xícara de chá de cenoura em cubinhos, uma xícara de talos de salsão em cubinhos e um tomate sem pele e sem sementes.

Esta receita de sopa de feijão com couve rende 12 porções e cada uma dessas porções carrega 199 calorias.

Atenção

Não submetemos as sopas mencionadas na lista acima a análises nutricionais, simplesmente reproduzimos as informações encontradas na internet e fizemos cálculos com base nos dados disponibilizados por essas fontes.

Para ter certeza da quantidade de calorias da sua sopa, cheque sempre a tabela nutricional do produto, caso seja uma sopa industrializada ou comprada pronta, ou dos ingredientes utilizados na preparação da sopa, se você mesmo resolver preparar o alimento.

Tenha em mente que o teor calórico pode variar de sopa de feijão para sopa de feijão, conforme cada receita, quantidade de água (o que afetará o seu volume final) ou os ingredientes e as marcas desses ingredientes escolhidos para cada receita.

Você se surpreendeu com as calorias da spa de feijão que está acostumado a comer? Que tipo de receita você consome? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário