Contar calorias é realmente necessário para perder peso?

Especialista da área:
atualizado em 29/10/2021

Para desespero de nutricionistas e profissionais de educação física mundo afora, muita gente ainda acredita que para emagrecer basta apenas contar as calorias dos alimentos. Essas pessoas baixam aplicativos de rastreamento de calorias em seus celulares, anotam e calculam tudo o que comem.

  Continua Depois da Publicidade  

É claro que é importante saber o que você come, até para que possa analisar e compreender a composição nutricional de cada alimento, mas é perda de tempo contar as calorias de cada refeição que você faz.

Logicamente as calorias são importantes, mas a contagem delas pode se tornar perigosa, pois além de você se concentrar apenas em números e não desfrutar da comida que está consumindo, esse método pode até se tornar uma armadilha e virar uma obsessão para você.

A perda de peso é muito mais do que apenas calorias, ela inclui uma rotina regular de atividades físicas, uma boa noite de sono, o seu nível de estresse e eventuais problemas de saúde que você não é capaz de controlar, como por exemplo, alterações hormonais.

É por isso que é preciso reconhecer que o processo de emagrecimento é individual e você deve descobrir como fazê-lo de uma forma saudável. Portanto, gastar o seu tempo contando as calorias não levará você a alcançar os seus objetivos.

Você provavelmente não tem ideia de quantas calorias realmente precisa para perder peso

mulher contando calorias

Para contar com precisão as calorias que você precisa para perder peso, você precisa descobrir sua taxa metabólica basal, ou quantas calorias seu corpo queima a cada dia apenas para manter o seu organismo em funcionamento.

E a menos que você tenha feito uma calorimetria indireta (um exame que estima a quantidade de calorias diárias que o seu organismo gasta em estado de repouso), o que podemos garantir que 99% das pessoas nunca fizeram, você pode ter certeza que está lidando com números arbitrários.

  Continua Depois da Publicidade  

E ainda assim, a calorimetria indireta pode ter falhas.

Você até consegue uma estimativa próxima ao número de calorias que precisa consumir ao longo do dia através de equações e aplicativos, mas isso é tudo que você tem: um número aproximado. Se até mesmo um exame específico para essa finalidade está sujeito a falhas, então por que deixar alguma equação determinar o quanto você deve comer durante o dia?

Você não sabe quantas calorias seu corpo está absorvendo dos alimentos

Seria ótimo se por algum milagre, você soubesse exatamente a quantidade de calorias que precisa ingerir por dia para perder peso. No entanto, isso não seria suficiente porque existe a questão da absorção calórica.

A quantidade de calorias que você absorve através de um alimento, varia desde a forma como ele é processado e preparado até a quantidade de fibras que ele possui. Até mesmo as bactérias presentes em seu intestino interferem na forma que você digere e absorve estes alimentos.

A carne cozida tem mais calorias em comparação à carne crua, a manteiga de amendoim é mais calórica se compararmos com um amendoim inteiro. Até mesmo antes de tirar uma batata doce da prateleira do mercado, ela poderá ter mais calorias do que outra em razão de seu tamanho. Ou seja, calorias absorvidas são muito complexas para qualquer aplicativo de contagem de calorias existente.

O número de calorias nas embalagens não são necessariamente precisas

Mesmo sabendo quantas calorias você precisa e quantas está absorvendo, nada está garantido.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso porque, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) permite até 20% de margem de erro nos números dos rótulos dos produtos que você consome (e provavelmente confia). Ou seja, um lanche de 250 calorias pode ter realmente esse valor calórico, ou pode ter 200 ou 300 calorias, considerando a margem de erro.

Contar calorias pode te fazer ignorar sua fome

Contar calorias

Concentrar-se unicamente no valor das calorias, ao invés de priorizar a qualidade do alimento e não levar em consideração a sua fome ou estado emocional antes de comer (chateação, estresse, etc.), pode ser prejudicial ao seu próprio organismo.

Se você está comendo apenas porque “ainda tem calorias para consumir” no dia, mesmo que não esteja realmente com fome, ou se não está comendo porque já “passou” do limite de calorias para o dia, mas ainda está com fome, você está fazendo a mesma coisa: ignorando o que seu corpo está tentando lhe dizer.

Confie no seu corpo, porque ele sabe o que precisa muito mais do que qualquer número aleatório ou rastreador de calorias.

Contagem de calorias te condiciona a ser uma calculadora ambulante de gasto e consumo calórico

Um dos principais equívocos dos aplicativos de contagem de calorias é que eles fornecem a impressão que você pode se exercitar para eliminar as calorias consumidas a mais. No entanto, seu corpo não perde dessa forma esse excesso de calorias.

Um estudo de 2014 no British Journal of Sports Medicine enfatizou que a fonte das calorias que você consome é crucial para determinar se o seu corpo estará propenso a armazená-las como gordura, usá-las para fornecimento de energia, ou aplicá-las a algum outro mecanismo.

  Continua Depois da Publicidade  

O consumo de calorias provenientes dos carboidratos simples é muito mais prejudicial do que os complexos, em se tratando de perda de peso. Os carboidratos simples se transformam em açúcar muito rápido, e são armazenados no corpo sob a forma de gordura.

Portanto, aí entra mais uma variável importante quando o assunto é a perda de peso, que é o índice glicêmico (IG) dos alimentos. Dois alimentos podem ter o mesmo número de calorias, mas aquele com maior IG tem o potencial de engordar mais.

Um outro aspecto é a culpa, que junto ao excesso de exercícios, gera um círculo vicioso quando o assunto é a perda de peso. A pessoa que frequentemente sai da dieta, tenta compensar os excessos da alimentação na intensidade e no tempo da prática de exercícios físicos, o que pode gerar mais fome, e maior consumo calórico posteriormente.

A boa notícia é que quando você só come demais de vez em quando, seu corpo pode lidar com essas calorias extras sem fazer você ganhar peso. O problema é exceder na alimentação com frequência.

Opte pelo caminho mais certeiro

Sempre dê preferência aos alimentos frescos e integrais quando for às compras no supermercado, analisando o alimento em si, e não em suas calorias.

Se o seu objetivo é uma dieta balanceada, seu corpo provavelmente responderá encontrando seu equilíbrio, sem haver a necessidade de contar calorias em seu dia a dia.

  Continua Depois da Publicidade  

Vídeo

Aproveite para conferir o vídeo da nossa nutricionista mostrando algumas formas de emagrecer sem contar calorias:

Você já baixou algum aplicativo que fizesse a contagem de calorias consumidas e gastas por dia? Para você, isso funcionou? Qual é sua opinião? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (28 votos, média 3,54)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

7 comentários em “Contar calorias é realmente necessário para perder peso?”

  1. Sim, eu emagreci 15 kg contando calorias e macros com a ajuda do aplicativo Yazio, fazendo exercícios, me informando muito e acompanhando profissionais na internet. Aprendo muito durante o emagrecimento e achei muito positiva a contagem de calorias, pois assim passamos a conhecer melhor os alimentos e fazer escolhas inteligentes. Apesar de poder comer o que quiser e mesmo assim emagrecer, contar calorias não significa que você não vai comer saudável, mas ter o controle do que come e não o contrário. Hoje, ao estar na fase de manutenção, me sinto muito mais confiante ao fazer minhas refeições, pois depois de um tempo, temos uma noção melhor das porções e não precisamos contar calorias e pesar os alimentos pra sempre.

    Responder
  2. Qual aplicativo você usa para a contagem de calorias?? Gostei da sua experiencia, você faz atividades físicas alem da contagem de calorias?

    Responder
  3. Eu baixei um aplicativo para contar calorias, e tem dando super certo. Mas não forcei demais a barra, meu objetivo é perder até 0,5 kg por semana/1 kg ao mês. Estou comendo saudavelmente, mas quando dá vontade de comer algo eu como, apenas não exagero. Li muito sobre emagrecimento antes de começar minha caminhada rumo ao peso saudável, e uma das coisas que mais li é que dietas muito restritivas fazem a pessoa ganhar mais peso do que perdeu quando elas param com a dieta, e não quero isso. Em mais ou menos quase 12 meses perdi 22 kg e pouco. Preciso perder pelo menos 5 para estar em meu peso ideal, mas pretendo perder uns 8 para ter esse espacinho entre o ideal e o sobrepeso

    Responder
  4. Não sei o que fazer tenho a consumir 1800 calorias diária e não consigo chegar a td isso faço caminhada devums hora por dia 5 ×na semana e 20 minutos de atividades intensa essa semana engordei quase um kilo ja estou desanimado tenho 52 anos e 91 kilos me de uma dica por favor grato

    Responder
  5. Sim baixei um aplicativo, e pesquisei muito sobre o assunto, eu estou comendo em média metade de calorias que eu deveria,quando da tempo faço caminhada mas passo o dia todo sentada no trabalho, e em 20 dias perdi 5kg comendo dentro de um do número que estipulei não sinto fome e como de tudo um pouco principalmente verduras e legumes que é uma faixa de 80℅ da minha alimentação e me sinto leve e disposta ah claro não como arroz, batata, e nada que vai farinha branca, não troquei pelo integral apenas cortei por minha conta , no passado já tentei medicamentos e reeducação alimentar com profissionais e não me adaptei, mas fazendo daaneira que estou me sinto ótima

    Responder