Contar calorias

Contar Calorias É Realmente Necessário para Perder Peso?

O fato de alguém contar calorias, que é a energia que você recebe a partir do que você come e bebe, provoca suspiros nos nutricionistas e profissionais de educação física mundo afora. Contar calorias é uma prática demorada, que na verdade para muitos  é uma lição de futilidade.

No entanto, as pessoas continuam fazendo isso. Eles baixam seus aplicativos de rastreamento de calorias e anotam os alimentos que comem, sentindo-se culpadas quando examinam as quantidades de calorias “recomendadas” e depois correm para a academia para tentar queimá-las.

E não podemos culpá-las: A idéia de que monitorar todas as suas calorias é fundamental para a perda de peso é muito popular.

É importante de fato gravar os alimentos que você comeu para entender o que você está consumindo e ter responsabilidade, mas é perda de tempo anotar cada única caloria que passa sua boca o dia inteiro.

É claro, as calorias são importantes, mas esta prática pode ser perigosa na pior das hipóteses – e um saco na melhor. Não só faz você se concentrar em números em vez de desfrutar da comida que está comendo, como pode ser uma armadilha para que isso se torne uma obsessão para você.

Para qualquer pessoa, contar calorias pode ser algo a se evitar. Se você tem ou está em recuperação de um transtorno alimentar, é melhor conversar com seu médico antes de mudar seus hábitos alimentares ou rastrear seus alimentos.

Além disso, a perda de peso é muito mais do que apenas calorias. Ele engloba o exercício, como você dorme, o quão estressado você é, e problemas de saúde que você pode não ser capaz de controlar, como alterações hormonais, por exemplo. É por isso que, se perder peso é o seu objetivo, é importante reconhecer como um processo é individual e descobrir como fazê-lo de uma forma que é saudável para você. E não importa seus objetivos, gastar o seu tempo contando as calorias que você consome pode não te levar muito longe. Aqui está o porquê:

1. Você provavelmente não tem idéia de quantas calorias você realmente precisa

A fim de contar com precisão as calorias para perder peso, você precisa saber sua taxa metabólica basal, ou quantas calorias seu corpo queima a cada dia simplesmente para permanecer vivo e manter todos os seus sistemas em execução.

E a menos que você tenha feito uma calorimetria indireta, o que podemos garantir que 99% das pessoas não têm, você realmente está mexendo com números arbitrários. E ainda assim, a calorimetria indireta pode ter falhas.

Sim, você pode se aproximar do número de calorias que você precisa em um dia através de equações e aplicativos, mas isso é tudo que você tem: um número aproximado. Se até mesmo o método “padrão ouro” pode dar errado, então por que deixar alguma equação determinar o quanto você deve comer no dia?

2. Você não sabe quantas calorias seu corpo está absorvendo dos alimentos

Vamos dizer que por algum milagre, você sabe exatamente quantas calorias você precisa comer por dia para perder peso. Isso é ótimo, mas você ainda não tem tudo, isso por conta da questão da absorção.

Costumávamos pensar que, uma vez que 8.000 calorias equivalem a uma libra, cada vez que você come 8.000 calorias extras além do que seu corpo precisa, você acaba ganhando esse peso. Mas agora nós sabemos mais: Nem todas as calorias são iguais como pensávamos.

Tudo, desde como seu alimento é processado e preparado até a quantidade de fibras que contém, determina quantas calorias você está absorvendo dele. Mesmo as bactérias em seu intestino podem desempenhar um papel na forma como você digerir o alimento e quantas calorias você absorve dele.

Por exemplo, você vai absorver mais calorias da carne cozida em comparação à crua, e da manteiga de amendoim em comparação ao amendoim inteiro. Devido às diferenças de tamanho, uma batata doce varia em calorias de outra antes mesmo de tirá-la da prateleira na loja. Calorias absorvidas são um negócio complexo para qualquer aplicativo de contagem de calorias que existe.

3. O número de calorias nos pacotes não são necessariamente precisas

Mas espere! Mesmo que você saiba quantas calorias você precisa e quantas está absorvendo, você não está feito! Na verdade, a Food and Drug Administration permite até 20% de margem de erro nos números dos rótulos dos produtos que você consome e provavelmente confia em muitos. Ou seja, esse lanche de 250 calorias que você está comendo pode realmente ter 200 calorias – ou 300.

4. Contar calorias pode te fazer ignorar sua fome

Concentrar-se inteiramente em calorias, em vez da qualidade do alimento que você está comendo e como você sente realmente antes de comer (com fome, chateado, estressado, etc.), pode ser prejudicial ao seu próprio organismo.

Se você está comendo apenas porque você “ainda tem calorias para consumir” no dia, mesmo que não esteja realmente com fome, ou se você não está comendo porque já “passou” do limite de calorias para o dia, mas ainda está com fome, você está fazendo a mesma coisa: ignorando o que seu corpo está tentando lhe dizer.

Confie no seu corpo, porque ele sabe o que ele precisa muito mais do que qualquer número aleatório ou rastreador de calorias.

5. Contagem de calorias acrescenta ao equívoco que você pode “trabalhar fora” o alimento que você come

Um dos principais equívocos dos aplicativos de contagem de calorias é a impressão que eles dão que você pode se exercitar para recuperar as calorias ganhadas. Não. Seu corpo não queima caloria dos alimentos que você quer dessa forma.

Um estudo de 2014 no British Journal of Sports Medicine enfatizou que “é de onde as calorias vêm que é crucial” para determinar se o seu corpo é propenso a armazená-los como gordura, usá-las para energia, ou aplicá-las a algum outro mecanismo, os autores do estudo explicam.

Além disso, se você rotineiramente passa dos limites e em seguida, tentar eliminar essas calorias na academia, você estará se exercitando por um tempo muito longo, dependendo do tamanho das refeições não saudáveis você comeu. Isso, por sua vez, pode fazer você ficar com ainda mais fome… e comer mais. Um círculo vicioso, definitivamente.

A boa notícia é que quando você só come demais de vez em quando, seu corpo pode lidar com essas calorias extras sem fazer você ganhar peso. É quando você come demais mais frequentemente que você pode ganhar peso.

Em vez de contar cada caloria que você come (ou que você pensa que está comendo e absorvendo), se você quer perder peso…

Opte principalmente por alimentos frescos e integrais quando você fizer as compras de supermercado, e pense em comer alimentos, e não calorias. Tente o máximo que puder olhar a sua dieta como um todo em vez da soma de suas partes.

Isso significa focar em ingredientes saudáveis como vegetais, frutas, grões integrais e proteína magra, e também significa comer até que você esteja satisfeito. Se você comer uma dieta equilibrada na maioria das vezes, seu corpo provavelmente responderá encontrando seu equilíbrio – sem necessidade de contar calorias.

Você já baixou algum aplicativo que fizesse a contagem de calorias consumidas e gastas por dia? Para você, isso funcionou? Qual é sua opinião? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (20 votos, média: 3,35 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

6 comentários

  1. Sim baixei um aplicativo, e pesquisei muito sobre o assunto, eu estou comendo em média metade de calorias que eu deveria,quando da tempo faço caminhada mas passo o dia todo sentada no trabalho, e em 20 dias perdi 5kg comendo dentro de um do número que estipulei não sinto fome e como de tudo um pouco principalmente verduras e legumes que é uma faixa de 80℅ da minha alimentação e me sinto leve e disposta ah claro não como arroz, batata, e nada que vai farinha branca, não troquei pelo integral apenas cortei por minha conta , no passado já tentei medicamentos e reeducação alimentar com profissionais e não me adaptei, mas fazendo daaneira que estou me sinto ótima

  2. Não sei o que fazer tenho a consumir 1800 calorias diária e não consigo chegar a td isso faço caminhada devums hora por dia 5 ×na semana e 20 minutos de atividades intensa essa semana engordei quase um kilo ja estou desanimado tenho 52 anos e 91 kilos me de uma dica por favor grato

  3. Eu baixei um aplicativo para contar calorias, e tem dando super certo. Mas não forcei demais a barra, meu objetivo é perder até 0,5 kg por semana/1 kg ao mês. Estou comendo saudavelmente, mas quando dá vontade de comer algo eu como, apenas não exagero. Li muito sobre emagrecimento antes de começar minha caminhada rumo ao peso saudável, e uma das coisas que mais li é que dietas muito restritivas fazem a pessoa ganhar mais peso do que perdeu quando elas param com a dieta, e não quero isso. Em mais ou menos quase 12 meses perdi 22 kg e pouco. Preciso perder pelo menos 5 para estar em meu peso ideal, mas pretendo perder uns 8 para ter esse espacinho entre o ideal e o sobrepeso

  4. Qual aplicativo você usa para a contagem de calorias?? Gostei da sua experiencia, você faz atividades físicas alem da contagem de calorias?

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*