Castanha do Pará Engorda ou Emagrece?

De uns tempos para cá, este nome ganhou força: a castanha do pará é sucesso no Brasil e fora dele, onde ganhou o nome de “Brazil nuts”. E apesar de ser calórica, a castanha do pará tem sido proclamada como aliada no emagrecimento. Afinal, a castanha do pará engorda ou emagrece? Conheça a verdade sobre este alimento.

Os nutrientes da castanha do pará

Se a castanha do pará engorda ou emagrece, isso é assunto para depois. Primeiramente é necessário saber o que há de tão bom nesta semente para fazê-la tão popular.

A castanha do pará é rica em vários minerais, entre eles o selênio, fósforo, magnésio, cálcio, ferro, zinco e cobre. Em termos de vitaminas, ela é uma boa fonte de vitamina E as vitaminas do complexo B e possui até um pouco de vitamina C.

Além de ser rica nesses nutrientes, ela tem pouco sódio, sendo uma opção viável para a rotina alimentar dos hipertensos. A castanha do pará não tem glúten, então quem tem alergia a este elemento pode consumir esta semente sem medo.

Outra questão é que a castanha do pará tem bastante fibra. Aproximadamente 60% de seus carboidratos são fibras. Além das fibras, ela possui gorduras, grande responsável pelo alto teor calórico destas sementes. No entanto, a maior parte dessas gorduras são gorduras boas que diminuem o colesterol ruim do corpo e aumentam o colesterol bom que protegem o corpo contra doenças do coração.

A castanha do pará emagrece! Entenda o porquê

Primeiramente, é bom lembrar-se do papel das fibras na dieta (independentemente de ser uma dieta para perda, ganho ou manutenção de peso). Elas dão saciedade prolongada e mantêm a glicose controlada, evitando picos glicêmicos. Isso faz com que não tenhamos fome cedo demais, o que nos levaria a ingerir mais calorias desnecessariamente.

Outro aspecto importante é que a castanha do pará é rica em antioxidantes. Estas partículas ficam circulando no corpo até se estocarem nas células de gordura, deixando todo o processo de quebra de célula de gordura e do funcionamento do corpo como um todo mais difícil, contribuindo para um melhor funcionamento do metabolismo.

E já que o assunto é metabolismo, vamos falar da vitamina B6, essencial para quem quer perder peso. Ela colabora para a quebra da gordura para ser usada como energia pelo corpo e também melhora o funcionamento da tireoide, aumentando a taxa metabólica basal. Isso quer dizer que com a presença da vitamina B6, você passa a queimar mais calorias em repouso do que uma pessoa sem a vitamina B6. E acastanha do pará é rica nesta vitamina.

Outro componente desta castanha que ajuda no funcionamento da tireoide é o selênio. É verdade que a intoxicação por selênio leva ao hipotireoidismo, mas na dose certa ele ajuda a regular o funcionamento desta glândula essencial no controle do peso.

A castanha do pará emagrece também por conter uma proteína chamada arginina. A arginina é muito popular entre os “marombeiros” porque ela ajuda no crescimento dos músculos. Mas este não é seu único benefício. Alguns estudos apontam que a arginina ajuda a aumentar o gasto de energia, promovendo assim a perda de gordura. Além do mais, sabe-se que uma maior quantidade de músculo aumenta a taxa metabólica, fazendo queimar mais gordura. No entanto, o crescimento do músculo só será possível se você realizar musculação ou outros exercícios de fortalecimento do músculo, como pilates.

Por fim, a castanha do pará emagrece também “por tabela”. Ela possui uma série de nutrientes que melhoram a saúde do corpo como um todo: tem ação anti-idade, previne o câncer, combate a anemia, ajuda no controle de diabetes, combate o colesterol alto e aumenta o bom, melhora o sistema imunológico. Quando sua saúde está bem, seu corpo funciona melhor para queimar gordura e também para dar mais energia e disposição para você fazer atividades físicas.

Portanto, a combinação de vários tipos de nutrientes faz desta semente um aliado importante no controle do peso e é um alimento que você deve considerar na sua dieta.

Quando a castanha do pará engorda?

A castanha do pará engorda quando consumida fora da medida. Ela é um alimento altamente calórico e gorduroso e portanto deve ser usado com moderação. A castanha do pará engorda também porque em excesso pode levar à intoxicação por selênio que, como vimos, leva ao hipotireoidismo, o que causa o ganho de peso.

Além disso, comer castanha do pará engorda se você não controlar a alimentação no resto do dia. Se você comeu um prato muito gorduroso/calórico no almoço, talvez valha a pena deixar as castanhas de lado na hora do lanche e optar por algo menos calórico.

Calorias e a dose certa

Uma unidade de castanha do pará possui 27 calorias. O consumo recomendado para um adulto é de duas unidades por dia. Mais de 10 ao dia pode causar consequências indesejadas como o ganho de peso, manchas brancas na pele e unhas e fraqueza muscular.

Como usar

Ela é muito utilizada nos lanches, sendo consumida sozinha, mas você pode inovar: picar no seu iogurte, adicionar ao seu cereal matinal, bater com leite e uma fruta. Há várias maneiras de utilizá-la. Apenas fique de olho na quantidade e não se esqueça de adicionar as calorias à refeição na qual você a está usando.

Vale o quanto pesa

No entanto, tantos benefícios têm seu preço. Embora seu preço varie de acordo com a época do ano, de maneira geral a castanha do pará não é lá muito barata. Mesmo assim, vale a pena pensar em incluí-la, já que a quantidade de consumo diária é realmente muito pequena.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já consumiu com frequência a castanha do pará? Emagreceu, engordou ou não viu diferença no seu peso Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (95 votos, média: 3,83 de 5)
Loading...

10 comentários em “Castanha do Pará Engorda ou Emagrece?”

  1. É REALMENTE DELICIOSAS, EU ENCONTREI NO MERCADO POR 9,90 O KG, ISSO MESMO SÓ QUE COM CASCA, FIZ UMA FESTA POIS ADORO, É MESMO MUITO DIFÍCIL COMER SÓ UMA, AINDA MAIS COM ESSE PREÇO!!!!!

  2. Oi boa noite,já está fazendo 3 meses que estou fazendo o uso da castanha do Pará, e muito difícil comer só 2 castanhas por dia. Eu como 4 ou até mais, mesmo assim eu emagreci pois eu não sinto tanta fome igual eu sentia antes o melhor de tudo é que sou hipertensa e até a minha pressão tá controlada, já cheguei tomar 3 comprimidos de atenolol de 50 agora tomo 1 de manhã tô muito feliz.

  3. Boa tarde!Meu marido começou reeducar a alimentação dele janeiro e até o momento perdeu 26 kg.A castanha ajudou muito e agora não consegue ficar sem,quando está acabando corre comprar.Ele come duas por dia,uma de manhã para trabalhar e outra a noite antes da caminhada.Antigamente ele tinha queda glicêmica durante a caminhada,hoje não tem mais.Mas entendam não é a castanha que fez ele emagrecer,e sim ajudou a saciar a fome.Ele come fruta de duas em duas horas,e a quantidade de maçã que ele vem comendo fez com que ele parasse de tomar omeprazol,a maçã tirou a queimação que ele tinha no estômago devido as medicações que ele toma para coluna.Ja faz 7 meses que ele está sem omeprazol e também diminuí os medicamentos de pressão.No começo não foi fácil,mas procurei fazer de tudo para ajuda -lo.No começo ele queria pagar um profissional particular para dar aula pra ele,devido os problema na coluna,mas o valor era muito caro , então ele disse que iria tentar sozinho com minha ajuda,com o valor do profissional iria gastar com alimentação correta e castanhas que não são baratas.Posso dizer que meu mercado subiu,mas é um prazer ver o carro hoje cheio de frutas,verduras,legumes e mais outras coisitas rsrsrs.E garanto para vocês que ele está emagrecendo saudavelmente e sem passar fome.Então,voltando na castanha,ela ajuda muito quem está fazendo dieta.

  4. Sou a Lidiane, amo castanha Pará, estou tentando consumir uma por dia, quero vê se consigo perder 3 quilos, más a danada da castanha é muito boa.

  5. Gostei do artigo.
    Ontem mesmo comprei numa lojinha indiana um pacote de castanhas do Pará.Como boa amazonense q sou,amo esta semente,fui criada comendo no próprio ouriço.Comprei por 2 motivos: Pra ajudar na melhoria da minha anemia e na perda de 3 kilos ,que ainda preciso perder.Me desejem sorte,pois é mais fácil perder 20 kilos que 3!

    • Carmen na vdd não é fácil perder 20 do que 3!!!!! Sabe o que fiz? Preciso emagrecer 10 kg. Comecei a fazer uns exercicios em casa de app Boa Forma 30 e junto me atentando no que como. Não paro de comer o que quero. Juntei também chá de hibisco. Comecei essa semana. Faço exercicio desse app por no máximo 8 minutos (que é muito bom e sua muito), consumo o chá de hibisco em 4 xicaras no decorrer do dia, tomo ele de café da manhã junto com fruta e castanha do pará. No lanche da tarde normalmente repito isso ou no lugar da fruta coloco uma bolacha Nesfit. A castanha realmente da uma saciedade grande. Por fim, já emagreci em uma semana 3 Kg.

    • Sugiro que vc entra numa academia de artes marciais, o jiu jitsu e Hapkido , taekwondo são bem recomendado. Eu faço hapkido e Jiu jitsu , não mudei minha dieta mesmo assim emagreci 12 quilo em 1 ano de treino. Claro que se quisesse emagrecer rápido eu teria feito dieta, mas não largo minha cerveja e churrasco

      • Eneias, é a Yedda de novo!
        Só queria deixar um adendo no que aconteceu até agora na minha vida. No comentário anterior meu, estava consumindo o chá de hibisco. Pois bem, esse chá detonou meu estomago, em 15 dias consumindo, tive altas dores de estomago, fígado, uma dor imensa. Estava me deixando fraca, muitas dores de cabeça. Parei de tomar, parou as dores. Então pra quem quiser tomar chá, no meu caso não deu certo. Não é todo mundo que pode consumir esse chá! Sobre a dieta, eu parei. Cheguei num peso adequado pra mim, porém comendo de 3 em 3 hrs tava ajudando, mas por questões financeiras parei isso. Tudo o que estava fazendo parei. Agora concordo com vc, churrasco e cerveja não paro!! Tudo de bom, estou feliz assim, meu peso não sobe e tbm nem desce.

Deixe um comentário