Calorias da Cenoura – Tipos, Porções e Dicas

Especialista:
atualizado em 17/12/2019

Crua, cozida, ralada ou em pequenos bastões, a cenoura é um excelente alimento para fazer parte da sua dieta, pois é rica em fibras que retardam a digestão e prolongam a sensação de saciedade.

E se você não é muito fã do legume, vale lembrar que a cenoura é pobre em gorduras e ainda auxilia nas funções do fígado, órgão essencial para remover as toxinas e reduzir as inflamações que podem causar inchaço e atrapalhar a balança.

Mas estes são somente alguns dos benefícios da cenoura para a sua dieta – continue lendo para saber quais são os demais e também descubra todas as calorias da cenoura em diferentes porções e modos de preparo na cozinha.

Propriedades da Cenoura

Além de praticamente não conter gordura (são somente 0,2 de lipídios em 100g de cenoura crua) e não ser tão rica em carboidratos (são 10g em 100g do legume), a cenoura é ainda uma excelente fonte de fibras e nutrientes essenciais.

O mais conhecido deles talvez seja o betacaroteno, um tipo de pigmento precursor da vitamina A e que confere ao legume sua cor alaranjada característica. Nos últimos anos o betacaroteno tem sido alvo de inúmeras pesquisas graças ao seu potencial anticancerígeno e protetor das artérias.

Outros nutrientes da cenoura:

Porção de 120 g de cenoura crua (1 xícara) e porcentagem diária de cada nutriente.

  • Vitamina A: 686% das necessidades diárias
  • Vitamina K: 20%
  • Vitamina C: 19%
  • Vitamina B6: 9%
  • Vitamina B1: 8%
  • Vitamina B3: 6%
  • Potássio: 12%
  • Manganês: 8,5%
  • Folato: 5%
  • Magnésio: 4,5%
  • Fibra alimentar: 15%

Benefícios da Cenoura

Todo mundo já ouviu falar que a cenoura é rica em vitamina A e faz bem para os olhos (prevenindo doenças degenerativas da visão) e para a pele, mas esses felizmente não são os únicos benefícios da cenoura. Confira outros:

  • Fornece mais saciedade com menos calorias, o que também contribui para a luta contra a balança, já que você sentirá menos fome ao longo do dia;
  • Melhora no funcionamento intestinal, contribuindo para a perda de peso;
  • Pode atuar na redução nos níveis de LDL (colesterol ruim) graças à grande quantidade de fibras;
  • Combate aos radicais livres que causam envelhecimento precoce e provocam doenças, como alguns tipos de câncer;
  • Os antioxidantes da cenoura podem auxiliar na regulação dos níveis de açúcar no sangue, reduzindo os efeitos negativos do excesso de insulina e fornecendo proteção contra o diabetes;
  • A cenoura crua é ótima para a limpeza natural dos dentes;
  • As vitaminas da cenoura (sobretudo as do complexo B) contribuem para um melhor funcionamento do sistema nervoso e do aparelho digestivo;
  • Melhora o sistema imune e combate infecções.

Tipos de Cenoura

9485031011018202

Você sabia que as cenouras cultivadas na Europa eram originalmente todas roxas? Pois é, foi somente há alguns séculos que produtores holandeses fizeram um cruzamento entre cenouras brancas e amarelas (mutantes) e começaram a produzir a cenoura alaranjada que conhecemos hoje. 

Atualmente existem inúmeros tipos de cenoura cultivadas no Brasil, sendo os mais comuns a cenoura Kuroda, Brasília, Kuronan, Tropical, Prima, Nova Carandaí, Alvorada e Nantes – sendo esta última a mais comercializada no país.

Calorias da Cenoura Crua

Menos calórica que a cenoura cozida, a cenoura crua tem ainda a vantagem de ser bastante versátil e pode ser acrescentada a saladas, sucos, iogurte, e onde mais sua imaginação permitir. Basta ralar ½ cenoura para você obter de uma única vez mais de 300% das suas necessidades diárias de vitamina A, 19% da vitamina C e 15% do que você necessita de fibra a cada dia.

Veja quais são as calorias da cenoura crua em diferentes porções:

  • 1 colher (15g): 7 kcal
  • ½ xícara (60g): 27 kcal
  • 1 xícara (120g): 54 kcal
  • 100 gramas: 45 kcal
  • 1 cenoura média inteira (120g): 54 kcal
  • 1 cenoura grande inteira (170g): 77 kcal 

Calorias da Cenoura Cozida

Levemente mais calórica que a cenoura crua, a cenoura cozida tem a vantagem de aumentar a disponibilidade de alguns de seus nutrientes, como os antioxidantes. Por isso, para obter todos os benefícios da cenoura para a boa forma e saúde, intercale o consumo do alimento cru com o cozido.

Calorias da cenoura cozida em água sem sal:

  • 1 colher (20g): 11 kcal
  • ½ xícara (85 g): 46 kcal
  • 1 xícara (170g): 92 kcal
  • 100 gramas: 54 kcal
  • 1 cenoura média inteira: 65 kcal
  • 1 cenoura grande inteira: 92 kcal

Calorias da Cenoura Baby

baby carrots

Ótima opção light para quando bate aquela fome no meio da manhã ou no fim da tarde, a cenoura baby apresenta as mesmas propriedades nutricionais da cenoura tradicional, já que é o mesmo produto – mas com um formato diferente. Ao contrário do que parece, a cenoura baby (ou mini) nada mais é que a cenoura convencional remodelada em máquinas especiais a fim de ficar mais prática para o consumo.

Portanto, as calorias da cenoura mini são as mesmas da cenoura tradicional: 45 kcal a cada 100g, ou 4 kcal por unidade.

Calorias do suco de cenoura com laranja

download

Saboroso e ótima fonte de fibras, vitamina C e muitas outras vitaminas e minerais, o suco de cenoura com laranja é sem nenhuma dúvida um dos melhores sucos naturais para você encaixar no seu cardápio saudável.

Mas para não atrapalhar a dieta é importante que você consuma o suco sem açúcar: enquanto um copo (240ml) da bebida com cenoura e laranja contém 136 calorias, o mesmo suco adoçado fornece 185 calorias.

Calorias do suco de cenoura com laranja e mel

Apesar de ser calórico, o mel é muito mais saudável que o açúcar, e não precisa ser abolido por completo da sua dieta para manutenção ou perda de peso. Se acompanhado de uma alimentação equilibrada, o mel irá fornecer energia e não fará você engordar desde que seja consumido com moderação (1 ou no máximo 2 colheres pequenas ao dia).

Embora a laranja já seja adocicada, há quem opte por acrescentar açúcar ao suco com cenoura. Se você é uma destas pessoas, experimente trocar o açúcar por um pouquinho de mel – as calorias não irão diminuir, mas você certamente obterá mais benefícios para a saúde do que se estivesse utilizando açúcar refinado. Calorias do suco de cenoura com laranja e mel (1 colher de sopa): 200 kcal.

Calorias do iogurte de cenoura com laranja e mel

Um copo de 170 gramas de iogurte de laranja, cenoura e mel fornece 5,3 gramas de proteínas, 27g de carboidratos, 5,3g de gordura e 173 kcal. 

Calorias do Bolo de Cenoura

bolo de cenoura 005 

Apesar de parecer leve, o bolo de cenoura pode ser uma verdadeira bomba energética: são 333 calorias por fatia. Ou, se você quiser se sentir realmente culpado, o equivalente a 4 maçãs inteiras.

Calorias do Bolo de Cenoura com Cobertura de Chocolate

download (1)

Como você já pode imaginar, as calorias do bolo de cenoura com chocolate são bem maiores que as do bolo simples: são 398 calorias por pedaço. Ou seja, se você está tentando controlar o peso ou emagrecer, mantenha os bolos de cenoura longe do seu cardápio.

Calorias do doce de cenoura

Picture 4109

Bastante popular na Índia, o doce de cenoura leva leite, açúcar, cardamomo e em algumas receitas até leite condensado. O doce feito com leite desnatado e muito pouco açúcar contém 100 calorias em cada porção de 100g. Já o doce de cenoura feito com leite integral, leite condensado e açúcar contém 198 calorias a cada 100g – ou 39,6 calorias por colher.

Calorias da sopa de cenoura

CarrotSoup_DT

Felizmente nem só para pratos adocicados serve a cenoura: a sopa feita com o legume é uma excelente opção para você incluir no seu dia a dia sem precisar exagerar nas calorias. Um prato de sopa de cenoura, cebola, gengibre e alho poró contém somente 72 calorias. Ou o equivalente a 24 kcal por porção de 100 ml.

Calorias do Pão de Cenoura

O pão de cenoura pode ser um alimento bastante saudável se você utilizar farinha integral e deixar a manteiga e o óleo de soja de fora da receita. Uma fatia de pão integral de cenoura contém 57 calorias, ou 228 kcal por porção de 100g. 

Dicas

  • Como os carotenoides da cenoura são melhores aproveitados na presença de gorduras, sempre acrescente um fio de azeite à cenoura crua ou cozida;
  • Para reduzir as calorias do bolo de cenoura troque parte da farinha de trigo branca pela farinha integral e utilize adoçante culinário. E caso a receita peça manteiga ou óleo, diminua a quantidade total e complete com água ou leite desnatado (se a receita pede ½ xícara de óleo, utilize somente metade e preencha o restante com leite desnatado);
  • Como o cozimento excessivo pode levar à perda das propriedades nutritivas da cenoura, a sugestão é prepará-la no vapor, com o mínimo necessário de sal;
  • Experimente cortar ½ cenoura em talos fininhos e mergulhe-os em um “molho” à base de limão (ou vinagre), sal e sementes de mostarda. Além de nutritivo, este mini aperitivo também afasta a fome – e tudo isso com as menos de 50 calorias da cenoura;
  • Outra maneira prática de consumir mais cenoura sem exagerar nas calorias é ralar um pouco do legume sobre o arroz cozido, já no prato. Regue com um fio de azeite e se quiser também adicione uma colher de cebolinha e/ou salsinha para finalizar;
  • Cubos de cenoura também ficam ótimos no feijão. Basta cortar uma cenoura em pedaços médios e acrescentá-la de 5 a 7 minutos antes de desligar o fogo do feijão;
  • O consumo excessivo de cenoura (e outros alimentos ricos em betacaroteno) pode deixá-lo com a pele levemente amarelada. Se isso ocorrer com você, não se assuste, pois não há riscos à saúde associados ao pigmento.

Você tem o costume de utilizar cenouras em suas receitas diárias? Como você a consome geralmente? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 4,33 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

3 comentários em “Calorias da Cenoura – Tipos, Porções e Dicas”

  1. Gostaria de saber se há um tipo de cenoura especifico que contenha mais liquido para fazer sucos ou se são todas iguais?