Quando você pensa em uma mulher saudável que tem o hábito de frequentar uma academia ou que pratica atividades físicas, que tipo de imagem vem à sua mente? Aquelas moças saradas com o corpo perfeito e nenhuma gordurinha saltando na barriga?
Seja por conta das propagandas fitness ou dos blogs e perfis em redes sociais de personalidades que cultivam esse tipo físico, é esse provavelmente o estereótipo que muitas pessoas têm na cabeça e que pode fazer com que algumas mulheres consideradas “comuns” se sintam intimidadas a frequentar uma academia.
https://www.youtube.com/watch?v=aN7lt0CYwHg
Para acabar com essa imagem, um órgão do Ministério de Cultura, Mídia e Esporte da Inglaterra, o Sport England, criou a campanha “This Girl Can” (no vídeo acima) em que são exibidas imagens de mulheres comuns praticando diversos exercícios físicos como boxe, dança, futebol, natação, corrida e bicicleta ergométrica.
Diferente do estereótipo já conhecido, essas mulheres são vistas “suando como um porco” e algumas das protagonistas do vídeo são de meia-idade, estão acima do peso, possuem celulite e mesmo assim esbanjam disposição. Frases como “eu chuto bolas, lide com isso” e “sim, eu sou gostosa” também ilustram a campanha para mostrar que qualquer mulher pode praticar a atividade física que desejar e ser saudável, além de incentivá-las a se aceitarem do jeitinho que são.