Câncer de pele – Sintomas e tratamento

atualizado em

Conheça os sintomas do câncer de pele e saiba como é o tratamento desse tipo de câncer tão comum no Brasil e no mundo.

O câncer de pele é resultado do crescimento anormal de células da pele. Infelizmente, ele é muito comum, mas o tratamento costuma ser bastante eficaz, principalmente quando o câncer é detectado precocemente. 

Há vários tipos de câncer de pele, mas de acordo com o Centers for Disease Control and Prevention (CDC), os 3 mais comuns são:

  • Carcinoma de células basais;
  • Carcinoma de células escamosas;
  • Melanoma.

Aliás, você sabia que o câncer também pode afetar a unha? Veja o que é o melanoma na unha e como tratar.

A fim de melhorar a sua saúde, a nossa nutricionista fez o vídeo abaixo em que mostra os alimentos mais poderosos para prevenir e combater o câncer. Confira:

  Continua Depois da Publicidade  

Sintomas do câncer de pele

O câncer de pele e também o seu tipo só pode ser confirmado por um médico. No entanto, existem sinais aos quais você pode ficar atento:

  • Lesão na pele;
  • Ferida que não cicatriza;
  • Surgimento de pintas novas;
  • Crescimento de pintas já existentes;
  • Pintas com bordas irregulares;
  • Sinais na pele com assimetria.

O diagnóstico inicial é feito através da observação clínica. Ou seja, o dermatologista vai olhar a sua pele em busca de anormalidades. Aliás, ele pode usar uma espécie de lupa para enxergar melhor os sinais na sua pele.

Ao suspeitar de um câncer, o dermatologista geralmente sugere a remoção da pinta e o envio de uma amostra do tecido para biópsia. 

Mas, antes disso, você mesmo pode observar a sua pele para ver se existe alguma alteração. De fato, isso ajuda e muito na identificação do câncer em estágios iniciais. Consequentemente, o tratamento tem maior chance de sucesso.

  Continua Depois da Publicidade  

Tratamento 

dermatologista examinando paciente

De fato, quanto antes o tratamento é iniciado, maiores são as chances de um tratamento bem-sucedido.

O ideal é remover a lesão e o tecido ao redor por meio de uma cirurgia. Logo após a remoção, o tecido é enviado para biópsia para saber se trata-se de um câncer ou não. 

Apesar de ser uma cirurgia, o procedimento é muito simples.

A maioria das lesões de um câncer de pele é removida com o uso de um anestésico local. Além disso, é possível voltar para casa assim que o procedimento termina.

Em alguns casos, pode ser necessário o tratamento quimioterápico e a radioterapia. Mas isso ocorre apenas em casos mais graves e isolados – isto é, quando o câncer se espalha ou está muito avançado.

  Continua Depois da Publicidade  

Prevenção

Certamente, existem vários fatores envolvidos no desenvolvimento do câncer de pele que você não pode controlar. Alguns exemplos incluem a genética e o tom da sua pele. Pessoas com tom de pele mais claro, por exemplo, estão mais sujeitas ao câncer de pele.

No entanto, é possível se prevenir através de:

Uso de protetor solar

A exposição à luz ultravioleta do sol pode aumentar o risco de câncer de pele – especialmente dos melanomas. 

Por isso, não se exponha ao sol sem a proteção adequada, principalmente quando:

  • A incidência de raios solares está muito alta – o que ocorre por volta do meio dia, por exemplo;
  • Você está na praia ou na piscina.

Além de usar um bom filtro solar, preocupe-se em usar roupas e chapéus para proteger ainda mais a pele. E, se possível, permaneça na sombra.

  Continua Depois da Publicidade  

Alimentação saudável

Uma boa alimentação tem papel essencial na prevenção de vários tipos de câncer.

Quanto mais alimentos antioxidantes e nutritivos estiverem na sua dieta, melhor será para a sua saúde e para diminuir o risco de câncer.

Veja quais são os alimentos que podem prevenir o câncer.

Visitas regulares ao dermatologista

De fato, a medicina preventiva é muito importante para diagnosticar qualquer problema de saúde precocemente – principalmente o câncer de pele. 

Por isso, observe sempre a sua pele e visite um dermatologista com frequência.

Fontes e Referências Adicionais

Você costuma ir com frequência ao dermatologista para checar a saúde da pele? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário