Câncer de pele – Sintomas e tratamento

Especialista da área:
atualizado em 21/04/2021

Conheça os sintomas do câncer de pele e saiba como é o tratamento desse tipo de câncer tão comum no Brasil e no mundo.

  Continua Depois da Publicidade  

O câncer de pele é resultado do crescimento anormal de células da pele. Infelizmente, ele é muito comum, mas o tratamento costuma ser bastante eficaz, principalmente quando o câncer é detectado precocemente. 

Há vários tipos de câncer de pele, mas de acordo com o Centers for Disease Control and Prevention (CDC), os 3 mais comuns são:

  • Carcinoma de células basais;
  • Carcinoma de células escamosas;
  • Melanoma.

Aliás, você sabia que o câncer também pode afetar a unha? Veja o que é o melanoma na unha e como tratar.

A fim de melhorar a sua saúde, a nossa nutricionista fez o vídeo abaixo em que mostra os alimentos mais poderosos para prevenir e combater o câncer. Confira:

Sintomas do câncer de pele

O câncer de pele e também o seu tipo só pode ser confirmado por um médico. No entanto, existem sinais aos quais você pode ficar atento:

  • Lesão na pele;
  • Ferida que não cicatriza;
  • Surgimento de pintas novas;
  • Crescimento de pintas já existentes;
  • Pintas com bordas irregulares;
  • Sinais na pele com assimetria.

O diagnóstico inicial é feito através da observação clínica. Ou seja, o dermatologista vai olhar a sua pele em busca de anormalidades. Aliás, ele pode usar uma espécie de lupa para enxergar melhor os sinais na sua pele.

Ao suspeitar de um câncer, o dermatologista geralmente sugere a remoção da pinta e o envio de uma amostra do tecido para biópsia. 

Mas, antes disso, você mesmo pode observar a sua pele para ver se existe alguma alteração. De fato, isso ajuda e muito na identificação do câncer em estágios iniciais. Consequentemente, o tratamento tem maior chance de sucesso.

Tratamento 

dermatologista examinando paciente

De fato, quanto antes o tratamento é iniciado, maiores são as chances de um tratamento bem-sucedido.

  Continua Depois da Publicidade  

O ideal é remover a lesão e o tecido ao redor por meio de uma cirurgia. Logo após a remoção, o tecido é enviado para biópsia para saber se trata-se de um câncer ou não. 

Apesar de ser uma cirurgia, o procedimento é muito simples.

A maioria das lesões de um câncer de pele é removida com o uso de um anestésico local. Além disso, é possível voltar para casa assim que o procedimento termina.

Em alguns casos, pode ser necessário o tratamento quimioterápico e a radioterapia. Mas isso ocorre apenas em casos mais graves e isolados – isto é, quando o câncer se espalha ou está muito avançado.

Prevenção

Certamente, existem vários fatores envolvidos no desenvolvimento do câncer de pele que você não pode controlar. Alguns exemplos incluem a genética e o tom da sua pele. Pessoas com tom de pele mais claro, por exemplo, estão mais sujeitas ao câncer de pele.

No entanto, é possível se prevenir através de:

Uso de protetor solar

A exposição à luz ultravioleta do sol pode aumentar o risco de câncer de pele – especialmente dos melanomas. 

Por isso, não se exponha ao sol sem a proteção adequada, principalmente quando:

  Continua Depois da Publicidade  

  • A incidência de raios solares está muito alta – o que ocorre por volta do meio dia, por exemplo;
  • Você está na praia ou na piscina.

Além de usar um bom filtro solar, preocupe-se em usar roupas e chapéus para proteger ainda mais a pele. E, se possível, permaneça na sombra.

Alimentação saudável

Uma boa alimentação tem papel essencial na prevenção de vários tipos de câncer.

Quanto mais alimentos antioxidantes e nutritivos estiverem na sua dieta, melhor será para a sua saúde e para diminuir o risco de câncer.

Veja quais são os alimentos que podem prevenir o câncer.

Visitas regulares ao dermatologista

De fato, a medicina preventiva é muito importante para diagnosticar qualquer problema de saúde precocemente – principalmente o câncer de pele. 

Por isso, observe sempre a sua pele e visite um dermatologista com frequência.

Fontes e Referências Adicionais

Você costuma ir com frequência ao dermatologista para checar a saúde da pele? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário