Cárie – O que é, sintomas, tratamento e como evitar

Especialista da área:
atualizado em 20/04/2021

É provável que você já tenha tido pelo menos uma cárie ao longo da vida. Veja então o que é, os sintomas, como é o tratamento e como evitar a cárie.

  Continua Depois da Publicidade  

De fato, a cárie é um dos problemas de saúde bucal mais comuns. Apesar de ser mais comum em crianças, muitos adultos sofrem com o problema.

Além de causar dor e deixar os dentes feios, a cárie prejudica a estrutura dos dentes e pode causar sérios problemas – inclusive a perda do dente.

Por isso, é bom saber como higienizar a boca corretamente e reduzir o risco de cáries. Além disso, saiba como é o tratamento da cárie.

O que é a cárie

A cárie dentária é uma região danificada do dente que se transforma em um buraco (ou cavidade bucal).

A deterioração da estrutura do dente acontece aos poucos e é causada por uma combinação de bactérias da boca com maus hábitos alimentares e de higiene bucal, como por exemplo:

  • Má escovação;
  • Consumo exagerado de bebidas e alimentos açucarados;
  • Falha no uso do fio dental;
  • Idas pouco frequentes (ou inexistentes) ao dentista.

É normal que existam bactérias na boca. Aliás, isso é saudável. Porém, elas se alimentam de açúcares. Assim, a baixa frequência de escovação junto com a ingestão de açúcar torna o ambiente propício para o crescimento excessivo delas.

Em excesso, as bactérias se fixam na boca formando a placa bacteriana, que vai ficando cada vez mais difícil de remover. Assim, mais bactérias se instalam na boca e causam prejuízos para a saúde bucal.

Isso ocorre porque as bactérias liberam ácidos que aos poucos danificam o esmalte do dente e toda a sua estrutura.

Além da cárie, a placa bacteriana pode causar outros problemas como o mau hálito, o tártaro e as doenças periodontais – como a gengivite, por exemplo.

  Continua Depois da Publicidade  

Sintomas da cárie

Quando uma cárie ainda está se formando, é provável que você não perceba nenhuma mudança. Porém, conforme ela aumenta de tamanho, os seguintes sintomas podem ocorrer:

  • Mancha branca e opaca no dente;
  • Pequenas manchas (ou bolinhas) marrons na superfície do dente;
  • Sensibilidade;
  • Dor de dente;
  • Desconforto;
  • Dor para comer ou morder um alimento;
  • Retenção de alimentos no local.

Como nem sempre é fácil de observar os sinais de uma cárie, o ideal é visitar o dentista com frequência para fazer limpezas regulares – que ajudam a identificar a cárie ainda no início e até mesmo a evitar que elas apareçam.

Tratamento

tratamento de cárie

Para tratar uma cárie, é preciso ir ao dentista. Lá, ele vai avaliar o estado da cárie, pedir uma radiografia (se necessário) e indicar as opções de tratamento disponíveis, que podem ser:

Tratamento com flúor

Quando a cárie ainda está bem no início, a aplicação de flúor pode ser suficiente para restaurar o esmalte dentário danificado.

Restauração dentária

O tratamento mais comum é a restauração ou obturação dentária. O primeiro passo é remover a lesão e limpar bem o local. Em seguida, o dentista vai refazer a estrutura do dente preenchendo o espaço com uma resina da cor do dente ou com a amálgama.

É importante procurar um bom profissional para proteger o dente e evitar infiltrações futuras causadas por uma restauração mal feita.

Coroa

Outra forma de restaurar um dente com cárie é instalando uma coroa – que nada mais é do que uma cobertura ajustada ao dente para substituir toda a coroa natural.

O material da coroa pode ser de porcelana, de resina, de ouro ou de uma mistura de materiais.

  Continua Depois da Publicidade  

Tratamento de canal

Quando o dente está muito deteriorado, é feito um canal. Nesse caso, toda a polpa do dente é removida junto com os danos do dente.

Depois disso, o dentista limpa bem o local e faz uma restauração cobrindo todo o espaço que foi aberto.

Como evitar a cárie

Há casos em que os danos são tão graves que a pessoa precisa de uma extração dentária para acabar com a dor.

Para não chegar nesse ponto, confira as dicas para evitar novas cáries:

  1. Escove os dentes após cada refeição ou no mínimo duas vezes ao dia;
  2. Coma alimentos que são bons para os dentes;
  3. Escolha um creme dental com flúor;
  4. Use o fio dental pelo menos uma vez por dia;
  5. Evite ingerir muitos doces e bebidas açucaradas no seu dia a dia;
  6. Vá ao dentista a cada 6 meses.

Dessa forma, você vai conseguir evitar o crescimento excessivo de bactérias e manter um sorriso saudável por muito tempo.

Fontes e Referências Adicionais

Você já teve cáries? Acredita que o consumo de açúcar e a má higienização têm a ver com o aparecimento delas? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto ainda)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário