9 remédios caseiros para dor de dente que funcionam

Especialista:
atualizado em 01/02/2021

Conheça 9 remédios caseiros para dor de dente que realmente funcionam e saiba então como usá-los se você estiver sofrendo com as dores.

  Continua Depois da Publicidade  

A dor de dente é uma das queixas dentárias mais comuns e pode ser bastante debilitante. Essa dor pode ocorrer a qualquer momento e, geralmente, sem nenhum aviso.

Se houver uma infecção no dente ou na gengiva, você também pode sentir inchaço e vermelhidão ao redor da área afetada e essa dor aguda e latejante pode te deixar nervoso. Se você não a tratar imediatamente, pode acabar até perdendo o dente.

A severidade da dor pode variar de leve a insuportável e algumas pessoas também sofrem de dor de dente crônica.

Quando você sente essa dor, a última coisa que você quer é esperar um ou dois dias para poder consultar um dentista e é nesta hora que entram os remédios caseiros para dor de dente que realmente funcionam e podem aliviar o seu sofrimento.

Mas lembre-se, esses remédios caseiros para dor de dente não curam o problema subjacente, apenas fornecem alívio da dor. Por isso, nunca deixe de consultar o dentista. Por enquanto, vamos a eles:

1. Alho

Alho

Há milhares de anos, o alho é reconhecido e utilizado por suas propriedades medicinais. Ele pode matar as bactérias nocivas que causam a placa dentária, mas também pode atuar como um analgésico.

Quando você esmaga um dente de alho, ele libera alicina, um poderoso combatente de doenças e antibacteriano que pode ajudar a matar as bactérias na boca que levam a cáries e à dor de dente. Saiba mais detalhes sobre o uso de alho para dor de dente.

Como usar

Para usar o alho como um remédio caseiro para dor de dente, esmague um dente de alho para criar uma pasta e aplique-a na área afetada.

Aliás, você também pode adicionar um pouquinho de sal. Como alternativa, pode mastigar lentamente um dente de alho fresco.

  Continua Depois da Publicidade  

2. Enxágue com peróxido de hidrogênio

Uma lavagem com peróxido de hidrogênio pode ajudar a aliviar a dor e a inflamação e também pode matar bactérias, reduzir a placa bacteriana e curar as gengivas que sangram.

Este enxaguante bucal irá te ajudar a se livrar da infecção e também do desconforto.

Geralmente, essa alternativa é adequada para um dente infectado que causa gosto ruim na boca e provoca febre, mas como todos os remédios caseiros para dor dente, é um tratamento temporário.

Como usar

Para fazer isso, misture 3% de peróxido de hidrogênio com partes iguais de água diluindo bem o peróxido de hidrogênio e use-o como enxaguante bucal. Mas é importante que você não o engula.

3. Folhas de goiaba

As folhas de goiaba ou goiabeira têm propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a curar feridas e aliviar a dor.

Além disso, eles também apresentam atividade antimicrobiana que pode auxiliar nos cuidados bucais.

Como usar

Mastigue folhas frescas de goiaba ou adicione folhas de goiaba esmagadas em água fervente para fazer um enxágue bucal.

Aliás, você também pode obter os seus benefícios para a saúde fazendo chá de folha de folha de goiaba.

  Continua Depois da Publicidade  

4. Saquinhos de chá de hortelã

Os saquinhos de chá de hortelã podem ser usados para aliviar a dor e acalmar as gengivas sensíveis.

Pesquisadores observaram que a hortelã contém compostos antibacterianos e antioxidantes, de acordo com um estudo. Enquanto isso, o mentol, um ingrediente ativo da hortelã também pode ter um leve efeito entorpecente em áreas sensíveis.

Como usar

Deixe um saquinho de chá usado esfriar antes de aplicá-lo na área afetada, mas ele ainda deve estar um pouco quente.

Você também pode usá-lo bem frio para esfriar a área, em vez de aquecê-lo, obtendo assim também os efeitos da compressa fria.

Para isso, coloque um saquinho de chá usado no freezer por alguns minutos e então aplique-o no dente.

Tomar chá de hortelã ou chupar saquinhos de chá de menta também pode ajudar a aliviar temporariamente uma dor de dente.

5. Enxágue com água e sal

Para muitas pessoas, um enxágue com água salgada é um tratamento eficaz e a primeira opção de remédio caseiro para dor de dente.

Isso porque água salgada é um desinfetante natural e pode ajudar a soltar partículas e detritos de alimentos que podem ficar presos entre os dentes.

Essa mistura de água com sal também pode ajudar a reduzir a inflamação e curar feridas orais.

Como usar

Misture uma colher de chá de sal dissolvido em um copo de água fervente. Faça então um bochecho por cerca de 30 segundos antes de cuspir.

A água salgada limpa a área ao redor do dente e retira parte do líquido que causa inchaço.

Repita este tratamento quantas vezes for necessário. Pode parecer simples para um remédio para dor de dente, mas funciona!

6. Cravo-da-Índia

Cravo-da-índia

O eugenol, que é um dos principais compostos do cravo-da-índia, é um antisséptico natural e por isso pode reduzir a dor no dente.

Os resultados de uma pesquisa indicaram que as pessoas que aplicaram eugenol nas gengivas após a extração de um dente apresentaram menos dor e inflamação durante a cicatrização.

Esse composto também atua como analgésico, mas não é considerado um remédio adequado para crianças.

Como usar

Para usar o cravo para dor de dente, mergulhe-o em água para fazer uma pasta. Em seguida, aplique a pasta no dente ou coloque-a em um saquinho de chá vazio e aplique no local dolorido.

Você também pode mastigar um pouco o dente de cravo-da-índia para liberar seu óleo, além de mantê-lo no local dolorido por meia hora ou até diminuir a dor.

Outra opção é usar o óleo de cravo-da-índia: coloque uma pequena quantidade em um algodão e aplique então na área afetada.

Você pode diluí-lo com algumas gotas de óleo transportador, como azeite ou água. Faça isso algumas vezes por dia.

7. Compressa fria

Há séculos, fazer compressas frias ou quentes para aliviar a dor é muito comum, e aliás, isso também é conhecido como termoterapia.

Se o seu rosto estiver inchado, coloque uma bolsa de gelo na bochecha. Isso pode ajudar a aliviar a dor, principalmente se seu dente estiver solto.

O inchaço também pode ser um abscesso ou pus nas raízes dos dentes, o que pode causar uma infecção na mandíbula e em outros dentes.

Quando você aplica uma compressa fria, ela faz com que os vasos sanguíneos na área se contraiam, tornando a dor menos intensa e reduzindo qualquer inchaço e inflamação.

Como usar

Segure um saco de gelo envolto em toalha na área afetada por 20 minutos de cada vez. Você pode repetir isso a cada poucas horas.

8. Tomilho

O tomilho apresenta vários benefícios para a saúde, e por ter poderosas propriedades antibacterianas e antioxidantes, essa erva também pode ajudar a tratar as dores de dente.

Como usar

Para usar o tomilho como um remédio caseiro para dor de dente, aplique algumas gotas de óleo essencial de tomilho e algumas gotas de água em um pedaço de algodão. Em seguida, aplique-o na área afetada.

Você também pode adicionar uma gota deste óleo a um copo pequeno de água e fazer um enxágue bucal.

9. Extrato de baunilha 

Devido às suas propriedades antioxidantes, o extrato de baunilha também está entre os melhores remédios caseiros para dor de dente. Ele contém álcool, o que pode ajudar a entorpecer a dor.

Como usar

Para usá-lo, passe uma pequena quantidade de extrato de baunilha no dedo ou em uma bola de algodão e aplique então diretamente na área afetada algumas vezes por dia.

Causas

A cárie dentária é uma causa muito comum de dor de dente que pode piorar se uma pessoa não receber tratamento de um dentista.

Infecções sinusais também podem causar dor de dente em algumas pessoas. Outras causas potenciais para uma dor de dente podem ser:

  • Abscessos dentários;
  • Comida presa entre os dentes ou gengivas;
  • Trauma na mandíbula;
  • Doença gengival;
  • Perder a camada interna dos dentes;
  • O nascimento do dente do siso ou dente adulto;
  • Ranger os dentes.

Consulte o seu dentista

Se a sua dor de dente é grave ou é o resultado de uma condição médica mais séria, você precisa consultar o seu dentista para poder tratá-la adequadamente.

Quaisquer remédios caseiros para dor de dente são apenas para alívio temporário. Se a dor de dente também vier com outros sinais de uma infecção, você pode precisar tomar antibióticos.

Ignorar os sinais de cárie dentária, por exemplo, pode levar a problemas mais sérios, incluindo abscessos, doenças gengivais e perda dentária.

Por isso, use esses remédios caseiros para dor de dente para aliviar a sua dor até a hora de ir ao dentista, mas nunca deixe de consultá-lo.

Fontes e Referências Adicionais

Você já usou algum desses remédios caseiros para dor de dente? Conhece mais algum? Comente então abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário