Alimentos bons para os dentes – Quais são?

Especialista da área:
atualizado em 24/02/2021

Você sabe quais são os alimentos bons para os dentes? Veja aqui os melhores alimentos para ter dentes fortes e saudáveis e inclua na sua dieta.

  Continua Depois da Publicidade  

Além dos cuidados com a higiene bucal, ter uma boa alimentação pode ajudar a ter dentes mais saudáveis.

Você já deve saber que quanto menos açúcar houver na sua dieta, menor é o risco de desenvolver doenças bucais como a cárie, por exemplo. Mas será que você sabe quais são os alimentos que fortalecem os dentes e evitam problemas de saúde bucal?

Então, fique sabendo quais são os melhores alimentos para os dentes.

Quais são os alimentos bons para os dentes

alimentos que fazem bem aos dentes

Além de proteger os dentes contra as cáries, os alimentos a seguir podem deixar suas gengivas mais saudáveis e livres de infecções.

Queijo faz bem para os dentes

O queijo é um excelente alimento para a saúde dos dentes. De fato, ele aumenta o pH da boca, o que reduz o risco de cárie.

Aliás, comer um queijinho depois de uma refeição rica em carboidratos ou em alimentos ácidos pode neutralizar o excesso de ácido na boca, diminuindo as chances de erosão ácida dos dentes.

Por fim, o queijo também aumenta a salivação, que é essencial para manter os dentes limpos. Além disso, ele é um alimento fonte de cálcio e proteína, ambos nutrientes que fortalecem o esmalte dentário.

Leite e derivados

Leite e seus derivados – como o iogurte, por exemplo – também são alimentos proteicos e cheios de cálcio que deixam os dentes mais saudáveis. De fato, eles são alimentos que fazem bem para os dentes.

Além disso, iogurtes são probióticos e ajudam a preservar as bactérias saudáveis da boca e eliminar aquelas que aumentam o risco de doenças bucais.

  Continua Depois da Publicidade  

Certamente, você deve estar atento ao teor de açúcar nesses derivados do leite para não favorecer o desenvolvimento de cáries. Assim, sempre que possível, opte por versões sem adição de açúcares.

Folhas verdes

Os vegetais verdes e folhosos são alimentos que fortalecem os dentes devido às suas propriedades nutritivas.

Ricas em vitaminas e minerais como o cálcio, as folhas verdes também costumam ser crocantes – o que ajuda muito na limpeza natural dos dentes.

Maçã faz bem para os dentes

A maçã é uma fruta que não pode faltar na dieta de quem quer ter dentes saudáveis e bonitos.

Além de ser rica em fibras e em água, a fruta é considerada um dos alimentos que clareiam os dentes. Isso porque a maçã ajuda a limpar os dentes naturalmente, o que consequentemente contribui para manter os dentes livres de manchas indesejadas.

Outros benefícios de incluir a maçã mais vezes na sua alimentação são a capacidade da fruta de:

  • Aumentar a produção de saliva na boca;
  • Remover bactérias e restos de alimentos;
  • Estimular a saúde da gengiva;
  • Prevenir o mau hálito;
  • Fornecer bastante água e fibras.

Cenoura

Assim como a maçã, a cenoura também é um vegetal crocante e nutritivo que ajuda na limpeza dos dentes.

Sendo assim, a cenoura e outros vegetais – como o aipo, por exemplo – diminuem o risco de doenças causadas por bactérias na boca, estimulam a salivação e fornecem vitamina A e vitamina C que são ótimas para as gengivas.

  Continua Depois da Publicidade  

Amêndoas e castanha do pará

Amêndoas e castanhas em geral são boas opções de snacks para manter os dentes saudáveis.

Esses alimentos contêm baixo teor de açúcar e alta quantidade de proteínas e de cálcio. Assim, eles evitam a proliferação de bactérias que prejudicam os dentes e ao mesmo tempo oferecem nutrientes indispensáveis para o fortalecimento das estruturas dentárias.

Peixe

A maioria dos peixes contém boas quantidades de vitamina D, nutriente indispensável para a boa absorção de cálcio pelo organismo.

Sendo assim, o peixe – principalmente aqueles mais gordurosos como o salmão, por exemplo – ajuda a suprir a necessidade de cálcio dos dentes e gengivas.

Além disso, o peixe também é abundante em ômega 3 – que é um ótimo nutriente para a saúde e que também estimula a salivação adequada.

Dicas de saúde bucal para dentes fortes e saudáveis

Por fim, confira mais algumas dicas de como manter seus dentes mais protegidos.

Água

A água é fundamental para a salivação. Além de ajudar a eliminar o excesso de ácido na boca, a saliva é importante para evitar a boca seca e outros problemas como o mau hálito. Por fim, a água potável também contém flúor, um mineral muito importante para os dentes. 

Dessa forma, não esqueça de se manter bem hidratado.

Fibras

Obter boas fontes de fibras através da dieta é importante para aumentar a produção de saliva, evitar o mau hálito e prevenir doenças bucais.

Além dos vegetais como a cenoura, o aipo e a maçã, você pode abusar de saladas de folhas verdes.

Chás

Os chás contribuem com a hidratação e a salivação. Além disso, o chá verde é um bom exemplo de chá com baixo pH. Isto é, ele torna a boca um ambiente menos propício ao crescimento de bactérias ruins que causam o mau hálito e outros problemas de saúde bucal. 

Higiene

Certamente, além de investir em bons alimentos para os dentes, é igualmente importante cuidar da higiene oral. Por isso, escove seus dentes e use o fio dental diariamente. Além disso, visite seu dentista regularmente para checar como anda a sua saúde bucal.

Aliás, não deixe de conferir no vídeo abaixo a nossa nutricionista falando sobre o mau hálito e como evitá-lo:

Fontes e Referências Adicionais

Você cuida bem da sua saúde bucal? Conhecia esses alimentos que ajudam a manter os dentes saudáveis? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário