Caruru planta – Para que serve e como usar

Especialista:
atualizado em 21/12/2020

A caruru planta (Amaranthus sp) é uma planta alimentícia não convencional (PANC). A saber, há diversas espécies dela, mas as mais utilizadas são Amaranthus viridis e Amaranthus lividus (carurus), Amaranthus cruentus (amaranto) e Amaranthus hibridus (caruru-de-cuia).

Trata-se de um grupo de plantas anuais, que apresentam aproximadamente um a dois metros de altura, têm um porte ereto e são pouco ramificadas. Mas, que tal conhecer a caruru planta um ainda melhor?

  Continua Depois da Publicidade  

Para que serve a caruru planta?

1. Propriedades nutricionais da caruru planta

Caruru planta

Uma porção de 100 gramas apresenta 34 calorias. Ao mesmo tempo, a caruru é uma planta que fornece nutrientes importantes como cálcio, fósforo, ferro e fibras, além de um pouquinho de vitamina C.

2. Fonte de lisina

Um dos pontos de destaque da caruru planta é a presença de uma quantidade alta do aminoácido lisina nas proteínas das suas folhas e sementes. Aliás, os aminoácidos são compostos orgânicos que se juntam justamente para formar proteínas.

Vale registrar que a lisina é um aminoácido essencial. Ou seja, é um aminoácido que o organismo precisa, porém, não consegue fabricar naturalmente. Assim, é preciso consumir a lisina por meio da dieta.

3. Fonte de cálcio

Essa planta ajuda também a combater a osteoporose e a fortalecer os ossos e dentes porque é muito rica em cálcio.

Além de ajudar a formar e manter ossos e dentes saudáveis, o cálcio contribui com a coagulação sanguínea e com o envio e o recebimento de sinais nervosos.

Ao mesmo tempo, o mineral trabalha na manutenção de um batimento cardíaco normalizado, contração e relaxamento dos músculos e liberação de hormônios e outras substâncias químicas.

Como se não bastasse, o nutriente também é usado no organismo para auxiliar a secreção de enzimas e a contração e expansão de vasos sanguíneos.

4. Fonte de ferro

Um folder da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apontou que a caruru planta tem quantidades significativas de ferro, mineral que é utilizado para a produção de hemoglobina.

  Continua Depois da Publicidade  

A saber, a hemoglobina é uma proteína que faz parte das células sanguíneas e carrega oxigênio dos pulmões para todo o corpo.

Além disso, o ferro tem outros funções: ele auxilia os músculos a armazenar e utilizar o oxigênio e é parte de outras proteínas e enzimas.

Como usar a caruru planta?

Cozinhar com caruru planta

Pode-se usar as folhas da caruru planta na preparação de molhos, sopas e sucos. Outra possibilidade é refogá-los de maneira semelhante a como se faz com a couve.

Quando bem novas e tenras (macias), as folhas podem aparecer em saladas. Ao mesmo tempo, podemos utilizar as sementes da caruru planta em receitas de pães e chá ou torrá-las.

Ainda é possível para usar as folhas e os talos da caruru planta em panquecas, tortas, bolos e pastéis, por exemplo.

Atenção!

Você jamais deve fazer e, obviamente, ingerir o chá à base de caruru-bravo porque ele é tóxico. Caso passe mal depois que tomar um chá ou qualquer outra preparação com caruru, procure rapidamente o auxílio médico.

Não utilize a caruru planta para qualquer finalidade medicinal sem antes consultar o seu médico e jamais substitua um tratamento recomendado pelo profissional apenas por ela, porque isso pode ser bastante perigoso para a sua saúde.

Tal cuidado é importante para todas as pessoas, especialmente para crianças, adolescentes, idosos, mulheres grávidas, mulheres que amamentam e pessoas que sofrem com algum tipo de doença ou condição específica de saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Embora sejam produtos naturais, as plantas podem ser contraindicadas e provocar efeitos colaterais para algumas pessoas.

Elas também podem interagir negativamente com medicamentos, suplementos e outras plantas no organismo, principalmente quando são consumidas em doses excessivas.

Que tal aprender como usar o caruru na prática?

Então dá só uma conferida na receita de bolinho de caruru planta simples e fácil que encontramos para você:

Ingredientes:

  • 100 gramas de ramos jovens de caruru planta;
  • Azeite a gosto;
  • 1 cebola média;
  • 200 gramas de mandioca cozida e amassada;
  • Sal a gosto.

Modo de preparo:

1. Picar os ramos de caruru e levar a uma panela com azeite ao fogo para refogar rapidinho;

2. Logo depois, misturar o caruru refogado com a mandioca cozida e amassada;

3. Então, modelar a massa obtida na forma de bolinhos e apertá-los para que fiquem achatadinhos;

4. Logo após, fritar cada lado de cada bolinho em uma panela com azeite até dourar.

Uma vez que estamos falando de plantas e chás, confira este vídeo da nossa nutricionista, em que ela apresenta um chá para imunidade:

Fontes e Referências Adicionais

Já conhecia a caruru planta? Já usou-a no seu dia a dia? Então, conte para nós nos comentários!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário