Cáscara sagrada

Cáscara Sagrada – O Que é, Para Que Serve, Indicação e Como Tomar

A cáscara sagrada foi batizada por espanhóis com o nome de “casca sagrada” devido à sua semelhança com a madeira usada na arca da aliança, mas ela tem origem americana e os nativos utilizavam a planta para tratar a prisão de ventre e problemas estomacais.

De fato, seu efeito mais conhecido é o laxativo, mas ela também demonstra ter outras finalidades. Atualmente, também é utilizada na formulação de protetores solares e como um extrato não amargo que é inserido em muitos pratos para dar sabor aos alimentos e bebidas.

Neste artigo, vamos conhecer mais sobre a cáscara sagrada, saber o que é, para que serve, quais as suas indicações de uso e como tomar essa planta medicinal. 

Cáscara Sagrada – O que é?

A cáscara sagrada é uma planta medicinal que faz parte da cultura americana. Ela é uma árvore facilmente encontrada na Califórnia, Oregon, Washington, Idaho, Montana e até na Columbia, cujo nome científico é Rhamnus purshiana.

Quando atinge o ápice de seu crescimento, ela pode ter 32 metros de altura, e apresenta folhas com bordas serrilhadas, além de uma casca marrom e pequenos frutos escuros e venenosos. A parte utilizada para fins medicinais costuma ser a casca, que tem um sabor amargo.

Ela é considerada uma espécie em extinção atualmente e costuma ser utilizada por pessoas que sofrem com a prisão de ventre por causa seus efeitos laxantes, mas também evidencia outros potenciais.

Para que serve a cáscara sagrada?

A cáscara sagrada é usada há muitos séculos como uma planta medicinal. Seu uso é feito a partir da casca seca, porque a fresca faz mal e costuma provocar náuseas e vômitos.

Ela contém vitamina B, cálcio, potássio e manganês e também produtos químicos chamados antraquinonas, que não têm atividade no estômago, mas quando chegam ao cólon têm a capacidade de provocar os movimentos intestinais para aliviar a constipação. Justamente por esse efeito, a cáscara sagrada ganhou popularidade.

Porém, vários estudos já foram realizados para evidenciar sua capacidade de combater o câncer, tratar algumas doenças do fígado, melhorar o sono e até promover um cabelo e pele mais bonitos. Então, podemos dizer que a cáscara é uma planta medicinal versátil, capaz de tratar vários problemas e beneficiar muito a saúde.

Indicação

Ainda que seja uma repetição, a indicação mais relevante da cáscara sagrada é para tratar os quadros de prisão de ventre, mas após estudar a planta outros benefícios foram percebidos e hoje ela já é aplicada também para outras condições. Veja a seguir.

1. Tratar a constipação

Se você fizer uma busca para procurar um remédio natural capaz de aliviar a prisão de ventre, facilmente encontrará no topo da lista a cáscara sagrada. Estima-se que aproximadamente 14% da população mundial sofra com o problema.

A cáscara sagrada contém resinas, taninos e lipídios, mas o principal ativo é a antraquinona, que contém glicosídeos. Quando são ingeridos, eles passam ilesos pelo estômago, seguindo para o intestino. Lá, os glicosídeos são capazes de estimular as contrações musculares, conhecido como peristaltismo, o que ajuda a movimentar as fezes pelo intestino.

Seu uso costuma ser bem tolerado e eficaz para a maioria, porém, é considerado seguro por no máximo uma semana. Após esse período ela pode fazer mal. Quando usado em altas doses ou por um período prolongado, pode causar lesão hepática, que felizmente costuma ser rapidamente contornada após descontinuar o uso, mas casos graves de insuficiência hepática aguda e desenvolvimento de ascite e hipertensão foram relatados.

Então, se você pretende utilizar a cáscara sagrada para tratar a prisão de ventre, seja consciente. Evite doses altas e não use por muito tempo.

2. Tratar hemorroidas

As hemorroidas costumam ser uma consequência de ter um intestino preso. A boa notícia é que as propriedades laxativas presentes na cáscara sagrada podem ajudar a suavizar as fezes, o que facilita a passagem pelo cólon. Dessa forma, quem sofre com o problema não precisa fazer muita força na hora de evacuar, diminuindo consideravelmente as hemorroidas.

3. Promover a saúde do fígado e cálculos biliares

A cáscara sagrada também é utilizada há muitos anos para tratar doenças do fígado, como os cálculos biliares. Isso é possível por causa de seu efeito que estimula a produção do suco gástrico para facilitar a digestão dos alimentos, e essa condição ajuda a evitar o acúmulo de pedras. Outro ponto interessante é que o fato de melhorar a digestão e as funções gastrointestinais promove a limpeza do sistema, o que mantém a saúde dos órgãos.

Um estudo realizado em 2010 com animais evidenciou que a emodina presente na planta ajudou a tratar danos no fígado. Os animais demonstraram algum grau de proteção do fígado depois de receber uma terapia com uma quantidade específica de emodina, que efetivamente reverteu a toxidade do fígado provocada por uma medicação específica.

4. Inibir a proliferação de células cancerígenas

A cáscara sagrada pode ter atividade anticancerígena. Como vimos, sua composição contém emodina, que demonstrou efeitos em células cancerígenas no fígado. Esse foi o resultado de um estudo publicado pela revista Life Sciences em 2002, que demonstrou que a emodina inibiu a proliferação de células cancerígenas e induziu a morte celular programada, conhecida como apoptose. Dessa forma, ela pode ser útil na prevenção do câncer de fígado.

O Memorial Sloan-Kettering Cancer Center relatou que ela pode auxiliar o tratamento do câncer, mostrando-se capaz de impulsionar a quimioterapia por causa de suas ações anticancerígenas. Porém, ele ressalta que esses resultados podem não ter os mesmos efeitos em humanos, dessa forma é preciso obter uma confirmação através de estudos clínicos com seres humanos. Também por esse motivo, a dosagem e forma de usar a cáscara para obter esse benefício não foram estipuladas.

5. Tratar distúrbios do sono

A insônia é uma condição que afeta milhões de pessoas, e não manter um sono regular e de qualidade pode prejudicar o desempenho e várias outras questões. A cáscara sagrada demonstrou ser eficaz para acalmar os nervos, o que ajuda a dormir bem.

6. Manter uma pele bonita e saudável

Manter a pele bonita e saudável é o desafio de muitas pessoas, e a cáscara sagrada pode ajudar. Primeiro, ela contém propriedades antienvelhecimento, que contribuem com o tratamento e até com a prevenção das rugas e manchas. Outro problema incômodo é a acne, e a cáscara se torna importante para ajudar a diminuir as erupções e também para reduzir as protuberâncias, que tornam a pele irregular.

Por fim, ela contribui com a hidratação da pele e seus benefícios podem ser experimentados com o uso de tinturas de cáscara sagrada ou chá frio feito de extratos da casca, aplicados regularmente na pele. 

7. Promover um cabelo macio e brilhante

Além da pele, o cabelo é outra preocupação de muitas pessoas, que recorrem a tratamentos, inclusive os químicos, para trazer beleza às “madeixas”. A cáscara sagrada também pode ajudar de várias maneiras.

Os benefícios começam com a limpeza que ajuda a evitar problemas como o couro cabeludo escamoso, surgimento de caspa e até piolhos. Ela também ajuda a evitar bloqueios nos poros do couro cabeludo, evitando a queda de cabelo e facilitando o crescimento saudável. Por fim, ela ajuda a trazer brilho e para esse fim deve ser adicionada ao condicionador de cabelo.

Como tomar?

A cáscara sagrada é facilmente encontrada em lojas de produtos naturais e também pela internet. Costuma ser comercializada em cápsulas, pó, extrato e também como cascas secas para o preparo de chás. Mas ela é bastante amarga, e por esse motivo algumas pessoas preferem usar em forma de cápsula.

O tempo que ela leva para fazer efeito costuma variar, mas a média varia de 6 a 12 horas.

Para o tratamento da constipação, que é o mais comum, à dosagem estudada e comprovada como eficiente é a descrita abaixo, e seu uso deve ser feito por no máximo sete dias.

  • Beba uma xícara de chá de cáscara sagrada diariamente. Esse preparo deve ser feito com 1 ou 2 gramas de casca e 160 ml de água fervente. Deixe a mistura em infusão por 5 ou 10 minutos, coe e beba.
  • Tome diariamente 20 a 30 miligramas do ingrediente ativo da cáscara que são derivados de hidroxiantraceno.
  • Faça a ingestão de 2 ou 5 mililitros de extrato líquido de cáscara, três vezes por dia.

Informações importantes:

  • Procure começar ingerindo a dosagem mais baixa, e se for necessário aumente até o limite estipulado nas recomendações acima.
  • Sempre que tomar cáscara sagrada, certifique-se de beber muita água, pois ela pode provocar desidratação e a água também ajuda no processo de amolecimento das fezes e evacuação.
  • A recomendação é que o uso da cáscara sagrada seja feito por no máximo sete dias, pois quando ingerida por mais de uma ou duas semanas pode fazer mal. Independente do resultado pare de usar após uma semana e não tome por pelo menos 30 dias, mesmo que novos episódios aconteçam nesse período.

Possíveis efeitos colaterais

A cáscara é considerada segura e geralmente bem tolerada pela maioria das pessoas quando ingerida por menos de sete dias. No entanto, a bula de suplementos com a planta indica que alguns efeitos colaterais podem ser experimentados, que incluem:

  1. Dores de estômago e cãibras;
  2. Usar regularmente por um longo período de tempo pode danificar permanentemente o trato digestivo e torná-lo dependente de laxantes para evacuações;
  3. Pode provocar desidratação, fraqueza muscular, problemas cardíacos quando é usada além do tempo recomendado;
  4. O uso prolongado de cáscara sagrada pode levar a uma deficiência de potássio, sódio, cloreto e outros “eletrólitos” no sangue. O desequilíbrio desses minerais pode fazer com que o corpo não funcione adequadamente.
  5. Cáscara sagrada pode causar diarreia, o que facilita a desidratação. Doses mais elevadas de cáscara são mais propensas a provocar o problema, e seus sintomas mais frequentes são fraqueza, visão embaçada, confusão, desmaios, danos nos rins e em casos severos a morte.
  6. Cáscaras frescas são consideradas aquelas que não foram envelhecidas por pelo menos um ano. Elas apresentam níveis mais elevados dos componentes ativos, o que pode causar diarreia severa, diarreia com sangue, vômitos e cólicas abdominais.

Contraindicação

A bula de cáscara sagrada não recomenda sua ingestão por:

  • Menores de 12 anos, pois crianças são mais propensas a desidratar e experimentar desequilíbrio eletrolítico no organismo.
  • Ela não deve ser tomada por pessoas que tenham problemas gastrointestinais, como por exemplo, obstrução intestinal, colite ulcerativa, doença de Crohn, apendicite, úlceras no estômago ou dor estomacal sem explicação.
  • Mulheres grávidas ou amamentando também devem evitar o uso. Não existe uma relação clara de como a cáscara interage com o organismo das mulheres que estão gestantes. Mulheres que estão amamentando podem passar as substâncias para o leite materno, provocando diarreia.

Interação

Medicamentos que são conhecidos por interagir com a cáscara sagrada são laxantes estimulantes, anticoagulantes, diuréticos, corticosteroides, digoxina e quaisquer medicamentos orais.

A cáscara sagrada não deve ser combinada com cavalinha, alcaçuz, ervas que contenham glicosídeos cardíacos ou ervas e suplementos que contenham cromo.

Se você sofre com prisão de ventre a cáscara sagrada, pode ser usada como um plano de tratamento para gerenciar o problema, e ela é possivelmente segura quando é ingerida da forma e pelo tempo correto. Quando for comprar, procure uma fonte confiável, que garanta a qualidade a do produto e não deixe de obter a opinião de um profissional de saúde, pois ele será capaz de guiá-lo para o tratamento adequado.

Embora a cáscara sagrada seja eficiente para o tratamento de constipação, mudanças na dieta e no estilo de vida costumam ser determinantes e podem proporcionar resultados mais longos e duradouros, contribuindo significativamente com a saúde e qualidade de vida.

Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar da cáscara sagrada e seus benefícios? Já experimentou tomar esse suplemento para algum propósito? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 3,80 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)


ARTIGOS RELACIONADOS

2 comentários

  1. onde posso adiquirir cascara sagrada?

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*