Células-tronco para calvície? Pesquisadores estudam a possibilidade

Especialista da área:
atualizado em 11/03/2021

Conforme dados de 2018 da Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC), estima-se que 42 milhões de brasileiros sofrem com o problema da calvície. Embora não impacte a saúde, a condição gera um problema de aparência que pode impactar a saúde emocional.

  Continua Depois da Publicidade  

Existem tratamentos para a calvície, mas ainda não há uma cura definitiva que seja capaz de reverter a condição. Assim, a notícia de que pesquisadores do Japão estão estudando células-tronco como opção para tratar a calvície é animadora para quem sofre com o problema.

De acordo com os cientistas, que são do Centro RIKEN de Pesquisas em Biossistemas Dinâmicos, um tratamento efetivo de regeneração capilar que pudesse curar a calvície deve produzir um cabelo que se recicla. Ou seja, que cresce outra vez após cair naturalmente.

Assim, segundo o site BGR, o estudo usou as células-tronco para criar folículos capilares que podem voltar a crescer depois que o cabelo cai. Para isso, eles coletaram células do bigode e pelagem de ratos que cultivaram em laboratório junto com outros ingredientes.

Os cientistas utilizaram 220 combinações até encontrar um tipo de colágeno, que junto de cinco fatores chamados de NFFSE medium, levaria ao maior índice de amplificação de células-tronco no menor período de tempo.

Eles observaram o cabelo ou pelo regenerado por três semanas e notaram que o NFFSE medium permitiu que os folículos capilares passassem por pelo menos três ciclos de produção capilar normal.

Os pesquisadores também identificaram um marcador específico na superfície das células cultivadas no NFSSE medium que favoreceu o ciclo capilar.

Um dos autores do estudo, Makoto Takeo, disse em um comunicado da RIKEN que quando o tal marcador estava presente, quase 80% dos folículos alcançaram três ciclos capilares. Já quando ele estava ausente, apenas 13% completaram três ciclos.

Mas é preciso ter calma!

Calvo

Para o autor líder da pesquisa, Takashi Tsuji, o experimento da equipe vai ajudar a tornar a terapia de regeneração de folículos capilares uma realidade no futuro. No entanto, antes que ela se torne um tratamento disponível no mercado, a terapia precisa passar por mais testes clínicos.

Até agora ocorreram somente testes pré-clínicos de laboratório. Entretanto, segundo Tsuji, o Centro RIKEN está em busca de parcerias para desenvolver aplicações clínicas para o novo método de crescimento capilar.

  Continua Depois da Publicidade  

Ou seja, é preciso aguardar até que a terapia seja comprovada como eficiente e segura em seres humanos.

Além deste estudo que envolveu as células-tronco, outra pesquisa encontrou um possível tratamento para calvície em efeito colateral de um medicamento para a osteoporose.

Fique por dentro também de outro problema capilar: a alopecia, que atinge o ator Lucas Penteado, ex-BBB21.

Se você não sofre com a calvície, mas se preocupa com a saúde capilar, conheça alguns alimentos que podem ajudam a fortalecer os cabelos com o vídeo da nossa nutricionista:

Fontes e Referências Adicionais

Você tem calvície? Como trata o problema? Conte nos comentários abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário