Conheça a alopecia, problema capilar de Lucas Penteado do BBB21

Especialista da área:
atualizado em 04/02/2021

Um dos destaques dos primeiros dias do Big Brother Brasil (BBB) 21 é o ator Lucas Penteado. Mas ele chama a atenção não apenas pelas polêmicas e confusões. Afinal, o participante apresenta falhas no cabelo, que deixam partes do seu couro cabeludo à mostra.

  Continua Depois da Publicidade  

De acordo com o que o dermatologista Daniel Coimbra afirmou em conversa com a Revista Marie Claire, Lucas tem alopecia (perda de cabelo).

Mas o que é isso?

Lucas BBB
Reprodução Instagram

Trata-se de uma redução dos folículos pilosos (conjunto de estruturas responsáveis pela produção e crescimento dos pelos) no couro cabeludo ou outras partes do corpo.

Adicionalmente, Coimbra, que também é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explicou que existem diferentes tipos de alopecia, como a alopecia androgenética e a alopecia areata.

De acordo com o dermatologista, não é possível diagnosticar o problema do ator à distância. Para conhecer o quadro de alopecia de Lucas, seria necessária uma consulta presencial.

Causas da alopecia

Uma série de fatores pode provocar a alopecia ou queda de cabelo:

  • Fatores hereditários (histórico familiar): É a causa mais comum e ocorre conforme a pessoa envelhece. É a alopecia androgenética, que se dá aos poucos e em padrões. Nas mulheres há o afinamento dos cabelos ao longo da coroa do couro cabeludo. Nos homens, observa-se entradas no cabelo e áreas com calvície.
  • Mudanças hormonais: Mudanças hormonais devido à gravidez, parto, menopausa e problemas na tireoide podem causar perda capilar.
  • Problemas de saúde: Por exemplo, a alopecia areata, que tem relação com o sistema imunológico e provoca perda de cabelo desigual, infecções no couro cabeludo e tricotilomania (transtorno psicológico em que a pessoa arranca o cabelo).
  • Medicamentos e tratamentos: A perda de cabelo pode ser efeito colateral de remédios para câncer, artrite, depressão, problemas no coração, gota e pressão alta. Após a radioterapia na cabeça, o cabelo também pode não crescer como era anteriormente.
  • Estresse: É uma perda capilar temporária. No entanto, algumas pessoas experimentam um afinamento dos cabelos mesmo meses depois de um choque físico ou emocional.
  • Procedimentos no cabelo: Mexer demais nos cabelos ou fazer excessivamente penteados que puxam o cabelo muito apertado, como tranças, pode causar a alopecia de tração. Além disso, permanentes e tratamentos com óleo quente também podem fazer o cabelo cair. Se houver cicatrização, a perda de cabelo poderá ser definitiva.

Sintomas da alopecia

Queda de cabelo

O que mais se observa é o afinamento dos fios. Os cabelos ficam ralos e o couro cabeludo se torna gradativamente mais aberto. No entanto, uma alopecia também pode provocar os seguintes problemas:

  • Pontos de calvície circulares ou desiguais no couro cabeludo, barba ou sobrancelhas;
  • Perda repentina de cabelo: punhados de fio caem ao escovar ou lavar os cabelos;
  • Perda de cabelo no corpo todo;
  • Pontos de escamação ao longo do couro cabeludo – sintoma de tinha (infecção fungosa). Pode haver ainda vermelhidão, inchaço, cabelo quebradiço e, às vezes, gotejamento.

Tratamento da alopecia

Embora não haja um tratamento definitivo para a condição, há estratégias que surtem resultados quando se usa continuamente. Por exemplo, se a alopecia for fruto de alguma doença de base, será necessário tratar essa condição.

Já se a causa for um medicamento, o médico pode solicitar a interrupção do uso do remédio por um tempo. Além disso, há medicamentos que se usa para tratar a calvície hereditária. Conheça alguns dos remédios usados para queda de cabelo.

Há ainda a opção de fazer uma cirurgia de transplante capilar nos casos de perda permanente. Adicionalmente, a terapia com laser tem sido estudada como opção de tratamento para a perda hereditária de cabelos em homens e mulheres.

  Continua Depois da Publicidade  

Entretanto, se você desconfia que sofre com algum tipo de alopecia, o ideal é que procure a ajuda de um dermatologista para receber o diagnóstico correto e saber qual o melhor tratamento para o seu caso em particular.

Não perca o vídeo a seguir! A nossa nutricionista também fala das causas da queda de cabelo e ensina cuidados e como prevenir:

Fontes e Referências Adicionais

Você tem assistido ao BBB 21? Percebeu que o participante Lucas tinha este problema capilar? Então, conte para nós nos comentários!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário