Celulite Infecciosa – O Que é, Tratamento, Causas e Sintomas   

publicado em

Celulite é um mal que perturba quase que 100% da população feminina, além de outra porcentagem pequena de homens. A celulite infecciosa, diferente da celulite estética tradicional que conhecemos (que é apenas incômoda mas não tão grave), é muito mais perigosa e pode até levar à morte.

Muitas pessoas a desconhecem e não identificam a doença logo no início de sua manifestação, podendo até confundir com outra infecção e medicar-se erroneamente. Por isso e tantos outros motivos, conhecer seus sintomas, como ocorre e o tratamento é primordial, tanto para homens quanto para mulheres, visto que essa doença é severa e muito prejudicial se não tratada.

O que é

Proveniente de uma infecção bacteriana, a celulite infecciosa afeta as camadas mais profundas da pele. Pode ocorrer, também, a infecção por hemófilos, pseudômonas (que costumam atacar idosos) ou fungos, porém são situações mais raras.

A pele, maior órgão do corpo humano, é subdividida em: epiderme, derme e hipoderme. No caso da celulite infecciosa, a infecção atravessa a primeira camada, que é a derme, e se instala em tecidos subcutâneos, que são mais profundos.

Os principais agentes dessa infecção são dois tipos de bactérias: bactérias dos tipos estafilococos e estreptococo.

  Continua Depois da Publicidade  

Causas

A celulite infecciosa ocorre quando há qualquer abertura na pele, como uma ferida, picada de inseto, rachadura, ferida, unha encravada, acne, problema odontológico etc. A bactéria percussora da doença irá se infiltrar por essa porta de entrada e espalhar-se pela área, levando à infecção. O problema pode ocorre tanto nas pernas e pés, que são mais comuns em países de clima quente, como o Brasil, quanto no rosto.

Alguns outros fatores podem levar uma pessoa a ser mais suscetível a essa doença. Ter o sistema imunológico mais fraco, o que dificultaria o combate às primeiras bactérias invasoras; ter linfedema, que é o acúmulo de líquidos em regiões do corpo, que acaba provocando inchaços nas pernas e braços; e ser usuária de drogas intravenosas, como a heroína.

Outros fatores podem contribuir ou acelerar o aparecimento da celulite infecciosa. Os hormônios da puberdade, a hereditariedade, o sexo, o biótipo corporal, alimentação inadequada, sedentarismo, remédios, gravidez e estresse são alguns deles. Para evitar ou retardar o aparecimento da celulite infecciosa, alguns cuidados são essenciais: manutenção da higiene, cuidado com a pele e o uso de cremes hidratantes antibacterianos.

Sintomas

A celulite infecciosa pode manifestar-se com bolhas muito dolorosas espalhadas pela região afetada, podendo provocar a necrose do tecido caso estourem. Em casos mais raros, a infecção pode se tornar generalizada, o que representa risco de morte.

  Continua Depois da Publicidade  

Alguns outros sintomas associados à celulite infecciosa são: dores no corpo, febre, calor localizado, mancha ardente e avermelhada no local afetado, inchaço, pele levemente macia e inflamação nos gânglios linfáticos (ínguas). Caso a infecção atinja o sangue, por exemplo, é comum sentir febre, ter vômitos, respiração acelerada e desorientação/confusão.

No diagnóstico, o médico deverá exigir exames para que consiga diferenciar a celulite infecciosa de demais outras doenças de pele com sintomas semelhantes. Normalmente, o médico irá retirar uma amostra da ferida aberta na região afetada e examinar o tipo de bactéria que se encontra no local.

Tratamento

Com a ida ao médico logo no início da infecção, fica fácil tratar a celulite infecciosa com antibióticos. Em casos mais graves, é exigida a internação do paciente por alguns dias, sob o tratamento de antibióticos orais, além de aplicar curativos úmidos e elevar a perna para aliviar as dores.

Para bactérias estafilococos, os antibióticos recomendados são: dicloxacilina, oxacilina ou nafcilina.

Para bactérias estreptococos, normalmente usa-se os antibióticos: penicilina por via oral, penicilina por via endovenosa com clindamicina ou eritromicina e clindamicina.

  Continua Depois da Publicidade  

Como prevenir

O primeiro passo para prevenir a celulite infecciosa é evitar, ao máximo, abrir feridas em áreas que são suscetíveis à doença: pernas, pés e rosto. Caso ocorra algum ferimento, é importante manter o local sempre limpo e aplicar cremes antibacterianos. Manter a área enfaixada também ajuda, mudando o curativo sempre que necessário, já que se isso não for feito, pode piorar a situação.

Mantenha as mãos sempre higienizadas, sempre que necessário, principalmente quando entrar em contato com locais muito sujos ou superlotados. Para tratar de qualquer ferida da pele, esteja com as mãos limpas. Hidratar a pele do corpo todo também é importante, para que esta se torne menos suscetível a feridas e rachaduras.

Você já teve uma celulite infecciosa? Como foi passar por essa experiência e tratar a doença? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

66 comentários em “Celulite Infecciosa – O Que é, Tratamento, Causas e Sintomas   ”

  1. minha irma foi diagnosticada com essa doenca ,fica com as pernas muito inchadas ja tomou algumas medicacoe mas sem melhora nao sabemos mais o que fazer sera que existe alguma medicacao para melhorar aqualidade de vida dela?

    Responder
    • Edneia o melhor é procurar um medico ou se você já foi o mais indicado e a internação com uso de antibióticos na veia,vai o quanto antes para não se agravar.

      Responder
  2. Comigo apareceu um vermelho no nariz apertei ,comecei a ter febre ,calafrios muita dor no corpo e na cabeça ,isso no domingo.
    Segunda aumentou ,terça fui ao medico comecei tomar antibiótico via oral na quarta senti alivio nas dores menos no nariz e rosto aumentou muito ,fui internado e fiquei 2 dias tomando antibiótico e sedativo na veia,graças a Deus regrediu muito sai e estou tomando via oral.
    O segredo desse tratamento é ser diagnosticado muito rápido.

    Responder
    • Eu mim chamo Conceição no dia 21fui pra emergência e o medico mim disse logo de cara que era um celulite infecciosa so que fiz varios exames la e no final fizeram um exame nas veias e disse que era flebit e mim passaram antiflamatorio e hoje 31to aqui com o pe pior do que o que eu estava Eu vo ter que ir novamente pra emergência pra tomar antibiótico pq isso dói muito esses médicos inresponsaveis

      Responder
  3. Gostei muito do conteúdo. Estou no momento com essa infecção, a celulite era algo que antes eu nem conhecia, não sabia da existência. Até que um dia tive uma área que começou a ficar dolorida, com vermelhidão e foi se espalhando rapidamente , em apenas 3 dias estava com a infecção tomando uns 20cm da área, tive febre, e dai fui ao médico, pois sentia muita dor, nem dormir eu conseguia direito, andar se tornou bem difícil com essa dor. Agora estou tratando com antibióticos bem caros por sinal, e com repouso quase que absoluto. Sou nova, tenho 21 anos e é uma infecção bem incômoda.

    Responder
  4. Eu tive mas de 20 celulite infecciosa e vim descobrir q era isso não faz nenhum um mes, já fiz tratamento e passei um tempo sem ter e agr tive novamente fiz tratamento e qnd foi agr nasceu outro.Não sei mas o que fazer pois dói mt e fico com dificuldade a andar e incha tudo.

    Responder
    • A minha vó tem, a dela é causada por herpes zoster, segundo o médico existe uma vacina contra isso. Tentem se informem.

      Responder
  5. Meu filho de 4 anos acordou no dia 11/01/16 com dores no ombro e axila esquerda. Estava vermelho parecendo alergia. Fomos no PS e o médico disse que era uma alergia na pele. Ele tomou o antialérgico mas no dia seguinte meu filho acordava com muitas dores e surgiram bolhas.

    Corremos para o hospital descente, e na hora internaram ele com suspeitas de Herpes Zoster ou Celulite Infecciosa. De imediato na terça 12/01 aplicaram antibiótico. Ele não teve febre em nenhuma vez.

    Quarta feira 13/01 só piorou. Meu filho tomava Tramal na veia fora o antibiótico. As bolhas aumentaram e ele não conseguia levantar o braço. 48horas após o início do tratamento nada de melhoras, só piorou.

    Depois de 60 horas vimos que não piorava mais. E com 72horas iniciou a melhorar. Junto a isso era necessário limpar a ferida que estava em carne viva. Meu filho uivava de dor. Imagine uma queimadura e a pessoa passa uma gaze raspando. Ardia a alma. Dava dó. E era feito 2 a 3x ao dia.

    No 7o dia de tratamento, as feridas estavam bem melhores, a pele vermelha ainda pois a pele ainda não estava formada. O infectologista liberou meu filho pra ir pra casa, mediante o comprometimento de seguir o tratamento a risca. Os pediatras queriam deixa-lo pelo menos 10 dias.

    Estamos no 9o dia, ainda está bem vermelho, exposto e requer muito cuidado pra não voltar.

    Não desejo isso pra ninguém ! Se cuidem !

    Responder
  6. Minha filha de 9 anos ficou internada por 9 dias em 3 hospitais diferentes em manaus, com essa maldita infecção em 2014, minha filha começou a vomitar e sentir muitas dores, então à levei imediatamente no SPA do galileia zona norte de manaus, lá 3 médicos juraram que era APENDICITE e que ela precisava ser operada urgente, então fumos transferidos para um outro hospital de urgência com profissionais de verdade, joãozinho é o apelido deste hospital, eu como católico que sou tinha uma imagem de nossa senhora de fatima de 3 centímetros no meu bolso daí, chegamos no local, o maqueiro ja estava esperando minha filha para a cirurgia, quando uma medica experiente foi examina-la e pergunta dali pergunta daqui, pegunta de culá, depois de examinar minha filha, toca alí, toca aculá, que Deus abençoe aquela medica, ela então olhou para mim e disse: Pai, isso não é apendicite, eu não vou deixar a sua filha ser cortada atoa, o que ela tem é CELULITE INFECCIONA, e ela será internada imediatamente. hoje minha filha está LINDAAAAA salvável como sempre foi. de vez em quando ela diz que a perna está doendo. ESTOU ATENDO a tudo, o tempo todo. minha filha é meu motivo de viver.

    Responder
  7. Eu vivo em Londres e fui diaginosticada com essa doença não tive nenhuma picada de inseto e mem feriado já tomei antibiótico por 7 dias e continuo com muita dor parece que tem um bicho dentro da minha perna gostaria de mais informação quanto tempo demora para passar essa dor insuportável .
    Obrigado

    Responder
  8. Estou em tratamento de celulite infecciosa nas duas pernas.Levamos mais de um ano com os medicos sem saber ao certo o que eu tinha.Qdo um medsico ab ençoado e mandado por Deus antes que eu entrasse na sala do seu consultorio espantou-se com o aspecto das minhas pernas e literalmen te me salcou a vida.Seu nome SALVADOR ABDALA com seu consultorio na avenida Carolina Machado 380 -3 andar -Madureira -Zona norte -Rio de janeiro.brasil. Estou recebendo injeçoes intradermicas de benzectacil 12000 ui num intervalo de 5 em 5 dias apos mais ou menos 3 meses de tratamento no Hospital Memorial do Eng. de Dentro prevendo reaçoes colaterais que felizmente nao houve e nem dores maiores porque a injeçao e das mais doloridas que existe graças a atuaçao impecavel do Serviço de Enfermagem local que evitou tdo tempo que eu sofresse mto com o tratamento. Detalhe o tal medicamento em falta em drogarias varias de suburbio e ate em outros hospitais So encontrei e encontro ali o que e um absurdo do que a Saude brasileira nos oferece para tratamento de doenças serias como essa que pode levar a morte.>>>Sinto-me renascida ja sem febres diarias nem dores hororrosas nos locais invadidos por esses microbios, agradeço a Deus , aos que me ajudaram quer familiares que equipe de saude que encontrei pela frente nessa BATALHA DE VIDA E MORTE que tive que enfrentar aos 69anos, aposentada e com salarios vergonhosos de servidor publico.

    Responder
      • Meu pai está tratando de uma celulite infecciosa na perna, começou a sair tipo líquidos na perna dele, graças a Deus está secando os machucados, mas tem um local com uma ferida tipo amarela, o médico falou que não deve fazer curativos, MM a fico pensando será que é bom deixar essa ferida aberta para bactérias.

        Responder
  9. Minha bebe de 11 meses ,tudo começou com uma picada de mosquito que logo foi inchando parecendo um furúnculo,depois de um dia sem dormir de tanta dor levei ao medico e ela foi diagnosticada com essa celulite infecciosa.
    Logo foi internada tomando antibióticos na veia.hoje faz 11 dias que está internada,teve que drenar com três cortes na perninha pra sair a secreção.Não esta fácil,no mesmo setor de pediatria tem o menino com 60 dias,essa mesma infecção que se agravo e foi pro osso,teve que abrir a perna pra drenar também.
    Eu e minha esposa estamos exaustos,mais não me entrego.

    Responder
  10. Ja tive celulite infecciosa em 2009 e tratei em casa com antibióticos. Minha coxa esquerda ficou toda tomada! Comecou com uma picada de mosquito e foi crescendo e se espalhando muito rapidamente , logo depois a vermelhidão sumiu e ficou com aspecto de hematoma e era bem dolorido. Por fim com os antibióticos o hematoma foi evoluindo para casca de ferida, minha coxa fivou toda preta! Graças a Deus curou, porém terça-feira passada fui picada por mosquitos nas duas pernas e o quadro está idêntico à celulite infecciosas, estou com muito medo pois estou grávida e nao posso tomar antibióticos! To com medo até de ir ao médico! Me ajudem

    Responder
  11. Meu filho de 9 anos, esta com celulite infecciosa nossa com demoraram para descobrir. Levando ele p/ o hospital desde 03/04 e a dois dias que foram descobrir.
    Tomou penicilina no bumbum e esta tomando em casa cefalexina de 6/6 hs… Graças a Deus esta melhorando não tem mas febre o pé esta menos inchado…
    Melhoras para todos. Deus abençoe.

    Responder
  12. Olá, estou com essa doença e achei muito interessante este artigo, estava há dois meses com inchaços no pé e nunca era descoberto pelos médicos, nessa semana fui internada com muita dor no pé, inchaço e vermelhidão. Dê início os médicos disseram que era uma Flebite depois Erizipela e agora por fim constataram que é Celulite infecciosa. E hoje completando cinco dias de internação começo a ver melhoras, por tanto quem esta passando pelo mesmo ou algum parente, digo aqui: tenham muita paciência pq o tratamento e lento e com vários sintomas para melhora.

    Responder
  13. ola meu nome e erika tenho um bebe de 1ano e6meses ele esta com celulite infecciosa no braçinho nossa estou muito preocupada nunca tnha ouvido falar sobre isso nossa, to desesperada ele fico 2dia no pronto socorro hoje foi transferido para santa casa que Deus ajude meu filho melhora rapido….ele esta com o braçinho muito inxado e saindo muita secreção e muita febre. ele chora muito teve esta sofrendo de mais nossa to com meu coração partido…foi muito bom ter visto esse artigo

    Responder
  14. Ola, gente! Estou apavorada com essa doença. Estou com ela e to a base de antibiotico cefalexina. To com muito medo porque vejo comentario horrorosos sobre essa doença. Essa ferida coça e doi muito. Ainda nao tive febre mas sentir muito calor no local e muita dor tambem.

    Responder
    • Você sentia uma sensação de formigamento no local ta infecção?
      Pq eu fui diagnosticada com essa infecção
      E estou sentindo um formigamento no local, queria saber se isso é normal. Pois só estou tomando o antibiótico à um dia.

      Responder
      • Sim Alessandra, formigamento, como bichinhos se mexendo, calor no local, vermelhidão, inchaço e dor. Levei 3 meses para curar, vários médicos, vários antiflamatorios e antibióticos, o único que curou foi benzetacil, (injeção) 5 de 21 um dias. Especialista tem que ser infectologista. Espero ter sido útil. Boa sorte

        Responder
        • Acabei de chegar do hospital estou com celulite infecciosa …a médica me passou 7 dias de amoxilina com um um outro remédio…espero q melhor pois foi mto eu não estava nem conseguindo sentar …a minha deu na nadega…e eu tenho hemorroidas e achei q era isso …..mas na hora ela me deu remédio e já diminuiu mto a dor …agora é só fazer o tratamento ne ….espero q todos nós melhoremos

          Responder
  15. Ola meu nome é Mayara, meu filho tem 6 aninhos e está internado no hospital com diagnóstico de celulite infecciosa. Já está no antibióticos a 4 dias mas não noto resultados ele chora de dor, e achei muito interessante esse artigo ondr conseguimos obter bastante informações. Mas gostaria de saber se além dos antibióticos tem mais alguma forma que eu possa fazer para ajudar a acelerar a recuperação dele???

    Responder
    • Desejamos uma rápida recuperação para ele. Veja com o médico como você pode ajudar neste caso específico.

      Responder
    • oi meu pai fico 28 dias internado e os remedios nao fasim efeito e a perna dele cada dia mas vermelhas ete que os meficos resolverao abrir debaixo do joelho p infeccao sair e fico aberto fasendo corativo tres veses ao dia fou muito doloroso p ele p nos isso fez um ano e hoje ele esta no hospital com o mesmo problema fico com do pq ele tem 92 anos

      Responder
    • Eu fiquei internada por 5 dias com celulite infecciosa estava tomando na veia 2 tipos de antibiótico porém só piorava ai a infectologista que cuidava de mim mudou para o clavulin foi 1 dia melhores legal mas fui pra casa tomando medicamento via oral

      Responder
  16. Olá ótimo artigo .. e importante sabermos que existem doenças como está que causada por uma bactéria de dependendo dos cuidados em relação a doença tem perigo até mesmo de morte .. eu tenho celulite comum e desconhecia este tipo de celulite infecciosa .. ..

    Responder
    • Oiii descubri agora 01/05 achei que era apenas uma picada de pernilongos porém quando foi a noite táva muito vermelho e quentes aí no dia seguinte graça a Deus fui no posto local aí a enfermeira falou pode ser celulite ou furungo ai passando com a médica aí ela disse secreção de celulite e pele inflamadas aí passou pra tomar antibióticos aí pesquisando descobri o certo celulite infecciosas pelo o que eu táva sentindo porém creio que peguei pela picada do pernilongos mesmos mais graça a Deus já tô tratando

      Responder
  17. Estou em tratamento de celulite infecciosa. Alerto para, quem sofrer dessa doença, que leve o tratamento a sério. É a terceira vez que sou acometido, sendo que as duas primeiras vezes, não foi diagnosticado corretamente, sendo confundido com erisipela. Por isso, ela retornou com mais intensidade. Se cumprirmos todas as recomendações médicas, fica mais fácil nos livrarmos dela. Obrigado.

    Responder
    • Estou com celulite infecciosa e inflamatória, tratando com vários tipos de antibiótico e anti inflamatório, e não CURA, isto a mais de 2 meses. Qual o medicamento que curou você? Já estou no 5 médico, só o último que deu este diagnóstico. Agradeço e tenho consciência da gravidade da doença.

      Responder
      • Eu tmb procurei vários médicos todos passaram Antibióticos mas nenhum resolveu e graças a Deus hj estou internada e já estou quase curada mais uns dois dias tenho alta

        Responder
  18. Eu tenho Celulite que doe , mais não posso emagrecer porque isto já estar acontecendo. Por tenho Uncoartrose Servical. Foi por isto que entrei no seu site, para vê os alimento que melhoram a peça de forma muscular.
    O site de Vocês é Ótimo.
    Abraços.
    Glória Verônica

    Responder