Cerumin para ouvido – Como usar

Especialista da área:
atualizado em 21/05/2021

O Cerumin é um remédio que ajuda a tratar problemas no ouvido. Saiba como usar e quando é recomendado aplicar o Cerumin para ouvido.

  Continua Depois da Publicidade  

Ter cera no ouvido é normal e até protege o ouvido contra uma série de infecções. No entanto, o excesso de cera às vezes também é ruim. Se você já sentiu o ouvido tampado, sabe do que se trata.

O Cerumin é um remédio para tirar o excesso de cera do ouvido que conta com ação antifúngica e efeito desinfetante.

Além disso, o Cerumin tem a trolamina como um de seus ingredientes – que é a substância responsável por amolecer a cera e facilitar a sua saída.

Apesar de ser bastante eficaz e fácil de usar, o Cerumin não foi feito para limpar os ouvidos no dia a dia. Aliás, você sabia que o cotonete pode fazer mal? Pois é, a cera tem uma razão de existir e você não deve removê-la diariamente.

Então, saiba quando e como usar o Cerumin sem prejudicar a sua saúde.

Índice deste artigo:

Cerumin

O Cerumin age amolecendo e soltando a cera do ouvido. Ele conta com 2 princípios ativos que são: a hidroxiquinolina e a trolamina, que atuam desinfetando o local e amolecendo a cera, respectivamente.

Trata-se de uma solução otológica que só deve ser usada quando for recomendada por um otorrinolaringologista nos seguintes casos:

  • Antes de fazer um exame de ouvido específico;
  • Bloqueio do canal auditivo por excesso de cera que causa dificuldades de audição;
  • Dor de ouvido causada por acúmulo de cera.

Aliás, a cera que se acumula no canal auditivo e não consegue ser eliminada naturalmente pode aumentar o risco de infecção no ouvido.

Nesse caso, o uso do Cerumin pode ajudar a desentupir o ouvido e também a prevenir ou evitar uma infecção.

  Continua Depois da Publicidade  

Como usar o Cerumin

usando gotas para o ouvido

Antes de mais nada, lave as mãos ou peça para a pessoa que vai aplicar o Cerumin higienizar as mãos.

Depois disso, deite-se de lado com o ouvido afetado voltado para cima. Em seguida, pingue 5 gotas (ou a quantidade indicada pelo seu médico) dentro do ouvido.

É importante se manter deitado por pelo menos 5 minutos para garantir a ação do remédio para ouvido. Se necessário, vire para o outro e aplique no outro ouvido.

Na maioria dos casos, o Cerumin é aplicado até 3 vezes ao dia. Logo depois da aplicação, é esperado que escorra um líquido da sua orelha. Esse líquido é a cera amolecida sendo retirada do seu canal auditivo.

Aliás, se houver uma bactéria ou fungo no seu ouvido, o germe também deve sair junto com o líquido.

Cuidados

O Cerumin é um medicamento que pode causar coceira e incômodo durante o uso. Mas esses sintomas são temporários.

Algumas pessoas podem sentir tontura, mas para reduzir esse risco basta aquecer o recipiente do remédio nas mãos antes de usar.

Se você já teve uma reação alérgica a algum componente do Cerumin ou se tem alguma condição grave como perfuração do tímpano, o uso do remédio para ouvido não é recomendado.

  Continua Depois da Publicidade  

Por fim, evite usar o Cerumin sem indicação médica. Além disso, não tente “improvisar” usando azeite de oliva ou qualquer outro óleo com o intuito de amolecer e remover a cera do ouvido, pois isso pode causar problemas sérios à sua saúde.

Fontes e referências adicionais

Você já usou o Cerumin para tratar a dor de ouvido? Aprovou o remédio? Então, comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário