Cetona de Framboesa Emagrece? Como Funciona

Especialista:
atualizado em 13/03/2015

Ultimamente muito se fala a respeito da Cetona de Framboesa (raspberry ketone), e como ela funciona no organismo fazendo com que a pessoa perca peso. Mas a cetona de framboesa emagrece realmente? Funciona mesmo? O que são as cetonas de framboesa exatamente?

Saiba mais a respeito deste novo produto destinado as pessoas que querem emagrecer.

O que é Cetona de Framboesa?

Desde os tempos antigos, as framboesas são objeto de pesquisas na área da medicina, e com isso já foi comprovado o seu efeito antioxidante e como ela ajuda a relaxar os vasos sanguíneos. Porém, nos últimos anos passou-se a pesquisar se a cetona de framboesa emagrece.

Cetona de framboesa (raspberry ketone), cientificamente conhecida como 4-(4-hidroxifenil) butano-2-ona é um composto fenólico, ou seja, é o responsável pelo aroma presente em alguns frutos silvestres, dentre eles a framboesa, e são responsáveis por dar a cor avermelhada e o aroma das frutas.

Normalmente elas são utilizadas para dar cor, sabor ou fragrância para refrigerantes, sorvetes ou cosméticos, mas este composto está sendo vendido hoje em dia como um suplemento alimentar.

O que fez com que as cetonas de framboesa chamassem a atenção dos especialistas na área e público em geral, é que suplementos alimentares feitos a partir delas poderiam ajudar a queima a gordura corporal, ajudando assim a pessoa a emagrecer, mesmo que mantendo uma dieta rica em gordura.

Ultimamente, os suplementos feitos a partir desde composto estão sendo apontados como o próximo “milagre para a perda de peso” já que os fabricantes alegam que as cetonas de framboesa ajudam o seu corpo a quebrar a gordura rapidamente.

Então, a Cetona de Framboesa Emagrece mesmo? Como Funciona?

Estudos recentes dizem que a estrutura da cetona de framboesa (raspberry ketone) é similar à da capsaicina, que é um químico natural que devido ao seu efeito termogênico aumenta o metabolismo, ajudando a pessoa a emagrecer.

Elas também atuam com a enzima lipase, que é responsável pela quebra das moléculas de lipídios (gorduras), e no sistema digestivo ela tem a função de basicamente transformar lipídeos (gorduras) em ácidos graxos e glicerol, ajudando na perda de peso.

Atuando na inibição da lipase pancreática, que é uma enzima produzida pelo pâncreas que intervém na digestão das gorduras alimentares, elas fazem com que essa gordura não seja digerida, sendo eliminada nas fezes sem que sejam absorvidas pelo organismo.

Porém, para que isso aconteça de maneira realmente efetiva, e possa ajudar na perca de peso, é necessário que a pessoa consuma enormes doses do composto.

Alguns especialistas da área dizem que o seu composto ajuda a quebrar as células de gordura, mas ainda não foi cientificamente comprovado em humanos. Até o momento não foi realizado nenhum teste em humanos para comprovar que a cetona de framboesa emagrece, se ela realmente ajuda nosso organismo a eliminar gordura ou perder peso, porém foram realizados alguns em animais, que comprovaram o seu potencial para emagrecer.

No ano de 2005 foi publicado um estudo a respeito das cetonas de framboesa na revista semanal “Life Sciences”, em português Ciências da Vida. Neste estudo, cientistas realizaram várias experiências em que alimentavam camundongos com este composto.

Seis camundongos foram alimentados com uma dieta rica em gordura durante seis semanas, e em seguida, eles foram alimentados durante cinco semanas com a mesma dieta rica em gorduras, porém enriquecida com as cetonas de framboesas.

Os resultados obtidos através desta pesquisa foram que adicionar este composto na alimentação dos camundongos ajudou a diminuir o ganho de peso induzido pela dieta gordurosa, além do que elas protegeram o fígado contra a acumulação de gordura.

No ano de 2010 foi publicado um estudo na revista “Planta Medica” onde pesquisadores testaram os efeitos e como funcionam as cetonas de framboesas em adipócitos de cultura (in vitro), e reforçando os estudos anteriores, foi constatado que elas ajudaram a ativar a adiponectina, que é um hormônio que regula a quebra de gordura no organismo.

Por nunca ter sido testada em humanos, não está comprovado cientificamente qual a dosagem necessária para que seja realmente efetiva no processo de emagrecimento.

As quantidades de cetona de framboesa contidas nos frutos são muito baixas. Cada um kilo da fruta contém cerca de 1-4mg, e a maioria dos suplementos presentes no mercado contêm cerca de 100mg em cada cápsula. Ou seja, para obter essa quantidade diretamente da fruta, seria necessário ingerir cerca de 50kg de framboesas, e este é o motivo pelo qual as cápsulas são a maneira mais eficaz de ingerir essa dosagem.

Cetonas de framboesa causam danos a saúde?

Como até hoje nunca foi realizado pesquisas nos humanos para definir se a cetona de framboesa emagrece, não é possível afirmar se consumi-las pode causar algum dano a saúde a longo prazo.

No entanto, como as suas cápsulas foram criadas com o intuito de estimular a liberação de noradrenalina, um hormônio e neurotransmissor do sistema nervoso que é conhecido por aumentar a pressão arterial, pode ser que elas sejam prejudiciais para pessoas com problemas como pressão alta, asma e doença pulmonar obstrutiva crônica – DPOC.

Além de também ser contra indicada para grávidas e lactantes, dizem que em alguns casos, como efeito colateral, ela pode causar tremores.

Dosagem/Posologia

Segundo os fabricantes das cápsulas de centona de framboesa, deve ser ingerido 100mg (uma cápsula) no café da manhã e 100mg no almoço, durante um período mínimo de 2 meses.

Você deve usar a Cetona de Framboesa para perder peso?

Devido à falta de pesquisa a respeito dos seus efeitos e como funciona no organismo dos seres humano, elas não são cientificamente recomendadas para a perda de peso.

Se você procura perder peso, os Institutos Nacionais de Saúde recomendam que você siga uma dieta saudável, pratique regularmente exercícios físicos e durma 8 horas por noite. Caso você queira provar as cetonas de framboesa, não deixe de consultar seu médico.

Você acredita que a cetona de framboesa emagrece em humanos, mesmo sem testes científicos? Seria capaz de utilizar este suplemento? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (55 votos, média: 3,64 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

4 comentários em “Cetona de Framboesa Emagrece? Como Funciona”